PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Experiência de Milikan (Eletrostática)

3 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Experiência de Milikan (Eletrostática) - Página 2 Empty Experiência de Milikan (Eletrostática)

Mensagem por hygorvv Qua 09 Nov 2011, 18:23

Relembrando a primeira mensagem :

Na experiência de Millikan, uma gota de óleo microscópica, de 2μm de raio, é introduzida entre as placas de um capacitor plano, cujo espaçamento é de 5 cm. A densidade do óleo é de 0,78 g/cm³. Com as placas inicialmente descarregadas, observa-se que a gota cai, atingindo, devido á resistência do ar, uma velocidade terminal constante v. Quando se aplica entre as placas uma diferença de potencial de 40kV, com o campo elétrico orientado para cima, verifica-se que a velocidade de queda duplica. Qual é o valor da carga, em unidades de carga do elétron?

Spoiler:

Encontrei esta questão na internet, só consigo encontrar 6e.

Quem puder ajudar, agradeço desde já. Smile

hygorvv
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 1721
Data de inscrição : 15/03/2010
Idade : 35
Localização : Vila Velha

Ir para o topo Ir para baixo


Experiência de Milikan (Eletrostática) - Página 2 Empty Re: Experiência de Milikan (Eletrostática)

Mensagem por Euclides Sex 11 Nov 2011, 01:10

Isso foi matematicamente bonito, rihan. Mas o que Stokes queria era conhecer essa constante. Foi o que ele fez.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência de Milikan (Eletrostática) - Página 2 Empty Re: Experiência de Milikan (Eletrostática)

Mensagem por rihan Sex 11 Nov 2011, 01:29

Exatamente Mestre Euclides !!! Very Happy
Quem mandou ele fazer as insolúveis equações de Navier-Stokes affraid?

O grande físico-matemático G.G. Stokes jogou pesado e, graças ao seus teoremas e leis subseqüentes, principalmente a "Lei de Stokes" a que você se refere, 3 prêmios Nobel foram obtidos por outros que a usaram, um deles o próprio Robert Millikan...

Devo a ele muitas noites em claro nas tentativas de solucionar numericamente seus sistemas de equações diferenciais parciais nos meus problemas com mecânica dos flúidos, quando eu ainda era engenheiro...

Bons tempos...

Meu "computador pessoal" era um gigantesco mainframe, IBM 145-370 e a ferramenta era Fortran ou em certos casos PL-I...

Bons tempos...

Saudações saudosas cheers !

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência de Milikan (Eletrostática) - Página 2 Empty Re: Experiência de Milikan (Eletrostática)

Mensagem por rihan Sex 11 Nov 2011, 01:32

Mas o que eu quis dizer para o higorvv era que, independentemente de Stokes, poderíamos chegar lá usando o separador de orelhas...

E Vamos Lá !

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência de Milikan (Eletrostática) - Página 2 Empty Re: Experiência de Milikan (Eletrostática)

Mensagem por Euclides Sex 11 Nov 2011, 01:49

Foi mesmo muito bom, rhian. A matemática tem o dom da beleza e da elegância. Foi muito bonita a sua exposição.

Aqueles IBM's, caixotões abanados permanentemente a ar condicionado, e o FORTRAN-IV, não valiam um note book dos nossos hoje.

Foi uma proeza levar uma nave à Lua e trazê-la de volta com tão pouca capacidade de processamento.

abraço,

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência de Milikan (Eletrostática) - Página 2 Empty Re: Experiência de Milikan (Eletrostática)

Mensagem por rihan Sex 11 Nov 2011, 02:52

E com circuitos lógicos só NXOR !!!

Era aniversário de minha Vó.

Todo mundo, a família grande reunida, parada e assistindo à TV!

Fantástico ! Inesquecível pra mim !

Dia 20 de julho de 1969, 14 anos e uma vontade enorme de ser cientista Very Happy !

Bons tempos também... :bounce:

Saudações cósmicas !

E Vamos Lá !

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência de Milikan (Eletrostática) - Página 2 Empty Re: Experiência de Milikan (Eletrostática)

Mensagem por rihan Sex 11 Nov 2011, 15:21

Mais uma reflexão...

Enquanto Maxwell pegou todo o conhecimento da época de Eletricidade e Magnetismo, analisou, sintetizou e, aplicando a então nova ferramenta matemática, a Álgebra Vetorial, aliada às Leis de Newton, fundiu de vez as "duas Ciênbcias" em uma só, o Eletromagnetismo.

Stokes fez algo semelhante para a Mecânica dos Flúidos. Pegou todo o conhecimento teórico, empírico e técnico da época, usou o avanço natural da Álgebra Vetorial, a Tensorial, e, fundamentado também em Newton, sintetizou tudo.

Já Einstein fez algo a mais...

Pensou em tudo que havia e criticou tudo o que havia.

Fez o que todos os gigantes anteriores tinham feito ao se "desviarem" do estabelecido, das idéias pré-concebidas e aceitas como "verdade absoluta".

Usando, mesmo com dificuldade, tudo de novo da Matemática e até áreas que haviam sido desenvolvidas bem anteriormente e nunca bem entendidas e usadas, abriu um novo e magnífico horizonte, fundindo de uma vez por todas o Espaço e o Tempo na malha intrigante do espaçotempo, não distinguindo Matéria e Energia e, definitivamente, mostrando que o Universo é somente Movimento.

O maior engano de Einstein, ao meu ver, foi a crítica feroz ao "Aether" e suas variações.

O fez caminhar em direções conflitantes e muitas vezes opostas aos seu objetivos.

Quando ele fez uma auto-crítica, e, em público já falava na possibilidade do "Aether", ao perceber que sua malha espaçotemporal, nada mais era do que uma modelação de alguma coisa, e por ser alguma coisa, não poderia ser "espaço vazio", já era tarde...

O seu "espaçotempo" já se afastava do seu horizonte de eventos...

Saudações filosóficas,

E Vamos Lá

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência de Milikan (Eletrostática) - Página 2 Empty Re: Experiência de Milikan (Eletrostática)

Mensagem por hygorvv Ter 29 Nov 2011, 14:44

Fantástico rhian, essa sua segunda proposição.
Agradeço aos dois. Compreendi perfeitamente o raciocínio.
Abraços.

hygorvv
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 1721
Data de inscrição : 15/03/2010
Idade : 35
Localização : Vila Velha

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência de Milikan (Eletrostática) - Página 2 Empty Re: Experiência de Milikan (Eletrostática)

Mensagem por rihan Ter 29 Nov 2011, 15:17

cheers

E Vamos Lá !!!

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência de Milikan (Eletrostática) - Página 2 Empty Re: Experiência de Milikan (Eletrostática)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos