PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

iniciação - limites

2 participantes

Ir para baixo

iniciação - limites Empty iniciação - limites

Mensagem por Júliawww_520 Qua 27 Abr 2022, 18:32

Calcule o [latex]\lim_{x-p}\frac{\sqrt[3]{x}-\sqrt[3]{p}}{x-p}[/latex]

Resposta: [latex]\frac{1}{3\sqrt[3]{p^{2}}}[/latex]

Minha resolução:
[latex]\lim_{x-p}\frac{\sqrt[3]{x}+\sqrt[3]{p}}{x+p}[/latex] multipliquei por -1 a fração para trocar o sinal.
[latex]\frac{\sqrt[3]{p}+\sqrt[3]{p}}{2p}[/latex] substituí o x por p.
 
[latex]\frac{2\sqrt[3]{p}}{2p}[/latex] simplificando [latex]\frac{\sqrt[3]{p}}{p}[/latex]



Abrindo a raiz e diminuindo com o expoente do [latex]p^{1}[/latex]  eu acho um [latex]p^{\frac{2}{3}}[/latex]  mas e depois? o que eu faço No que eu estou errando?
Júliawww_520
Júliawww_520
Jedi
Jedi

Mensagens : 325
Data de inscrição : 08/02/2022
Idade : 20
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

iniciação - limites Empty Re: iniciação - limites

Mensagem por al171 Qua 27 Abr 2022, 18:41

Fatore o denominador:

[latex]x-p = (\sqrt[3]{x}-\sqrt[3]{p})(\sqrt[3]{x^2} + \sqrt[3]{x \cdot p} + \sqrt[3]{p^2})[/latex]

Seu erro reside na multiplicação por -1. Além disso, multiplicar o numerador e denominador por -1 não ajuda em nada, mesmo se fosse feito da forma correta.
al171
al171
Fera
Fera

Mensagens : 459
Data de inscrição : 14/03/2017
Idade : 22
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

iniciação - limites Empty Re: iniciação - limites

Mensagem por Júliawww_520 Qua 27 Abr 2022, 19:18

al171 escreveu:Fatore o denominador:

[latex]x-p = (\sqrt[3]{x}-\sqrt[3]{p})(\sqrt[3]{x^2} + \sqrt[3]{x \cdot p} + \sqrt[3]{p^2})[/latex]

Seu erro reside na multiplicação por -1. Além disso, multiplicar o numerador e denominador por -1 não ajuda em nada, mesmo se fosse feito da forma correta.
é pq na hora que eu substituia o x pelo p o denominador zerava, ai eu achei que mudando o sinal resolveria. mas obg vou tentar depois desse jeito
Júliawww_520
Júliawww_520
Jedi
Jedi

Mensagens : 325
Data de inscrição : 08/02/2022
Idade : 20
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

iniciação - limites Empty Re: iniciação - limites

Mensagem por al171 Qua 27 Abr 2022, 19:36

Júliawww_520 escreveu:
al171 escreveu:Fatore o denominador:

[latex]x-p = (\sqrt[3]{x}-\sqrt[3]{p})(\sqrt[3]{x^2} + \sqrt[3]{x \cdot p} + \sqrt[3]{p^2})[/latex]

Seu erro reside na multiplicação por -1. Além disso, multiplicar o numerador e denominador por -1 não ajuda em nada, mesmo se fosse feito da forma correta.
é pq na hora que eu substituia o x pelo p o denominador zerava, ai eu achei que mudando o sinal resolveria. mas obg vou tentar depois desse jeito

Grande parte dos problemas de limite do cálculo 01 serão resolvidos com fatoração. Justamente para contornar expressões do tipo [latex]\frac{0}{0}[/latex] ou [latex]\frac{\infty}{\infty}[/latex].
al171
al171
Fera
Fera

Mensagens : 459
Data de inscrição : 14/03/2017
Idade : 22
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

iniciação - limites Empty Re: iniciação - limites

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos