PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre a segunda lei da termodinâmica

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre a segunda lei da termodinâmica Empty Dúvida sobre a segunda lei da termodinâmica

Mensagem por VitinhoDovakhin Qua 30 Mar 2022, 11:14

Se dá primeira lei temos [size=32][latex]Q=\delta + \Delta U[/latex][/size] uma transformação isotérmica não converteria integralmente todo o calor recebido em trabalho( contrariando a segunda lei da termodinâmica) ?
Obs: Eu sei que a segunda lei trata sobre ciclos mas não entendo como esse fato anula a incongruência
VitinhoDovakhin
VitinhoDovakhin
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 30/04/2021
Idade : 22

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a segunda lei da termodinâmica Empty Re: Dúvida sobre a segunda lei da termodinâmica

Mensagem por Ian Pons Sáb 02 Abr 2022, 17:26

Nenhuma lei está sendo quebrada ai, como você mesmo afirmou, isso só seria um absurdo caso estivessemos tratando de uma máquina que opere de forma cíclica, pois teríamos um rendimento de 100%. Não há incongruência, afinal, em toda transformação isotérmica vale a relação Q = W.
Ian Pons
Ian Pons
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 05/09/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a segunda lei da termodinâmica Empty Re: Dúvida sobre a segunda lei da termodinâmica

Mensagem por Lucas_DN684 Sáb 22 Jul 2023, 10:26

"É impossível realizar um processo cujo único efeito seja remover calor de um reservatório térmico e produzir uma quantidade equivalente de trabalho." - Kelvin


Quando Kelvin disse único efeito, significa que o sistema tem que voltar ao estado inicial, ou seja, que o processo é reversível (cíclico).Acredito que isso pode ficar mais claro se analisado do ponto de vista matemático.

No caso de uma transformação isotérmica, vemos que o calor é convertido inteiramente em trabalho:

[latex]\Delta U=Q-W=0\Leftrightarrow Q=W[/latex]

Já num ciclo termodinâmico, quando, por hipótese, assumimos que o calor é inteiramente transformado em trabalho, temos então um motor perpétuo, isto é, uma classe de máquina hipotética a qual reutilizaria indefinidamente a energia gerada por seu próprio movimento; no caso da máquina térmica, o processo ocorreria "adiabaticamente". Então teríamos:

[latex](\Delta U=Q-W)\Leftrightarrow (0=0-W\, \, \, \wedge \, \, \, W> 0)\, \, \, \, \, (Absurdo!)[/latex]

Na primeira vez que meu professor disse isso eu não tive a perspicácia para compreender essa diferença sutil, mas depois que aferi os cálculos isso foi imediato para mim; espero que isso esclareça a dúvida daqueles que nos presentearem com sua atenção!
Lucas_DN684
Lucas_DN684
Fera
Fera

Mensagens : 97
Data de inscrição : 26/07/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a segunda lei da termodinâmica Empty Re: Dúvida sobre a segunda lei da termodinâmica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos