PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PUC PR - Regra do octeto

Ir para baixo

PUC PR - Regra do octeto Empty PUC PR - Regra do octeto

Mensagem por samuelbelembr@gmail.com Ter 01 Mar 2022, 15:31

O ácido sulfúrico é uma das substâncias mais conhecidas da Química, suas aplicações são diversas, pois este ácido é o mais utilizado na indústria e devido a isso ele serve como um medidor de índice industrial de um país, pois quanto mais há consumo desta substância, mais desenvolvida é a indústria local. O fator negativo dessa grande utilização é o agravamento dos processos de chuva ácida devido a uma maior liberação de compostos de enxofre. A seguir, estão listadas algumas das suas aplicações.

• Produção de ácido fosfórico.

• Refinaria de petróleo.

• Baterias automotivas.

• Fabricação de fertilizantes transformando alguns componentes insolúveis em solúveis.

• Fabricação de explosivos.

• Fabricação de tintas e papel.

Fonte:


Em relação a essa substância, suas características químicas e reações, nota-se que
Alternativas
A)por ser uma substância extremamente solúvel em água, é um composto iônico.

B)quando o ácido sulfúrico reage com o hidróxido de sódio, há a formação de sulfato de sódio, um sal insolúvel em água e utilizado como contraste em exames do sistema digestório.

C)sua ionização em meio aquoso, assim como a do ácido fosfórico, ocorre de forma bastante apreciável chegando a ser muito próxima, para ambos os ácidos, aos 100 % de moléculas ionizadas.

D)a chuva ácida com ácido sulfúrico ocorre a partir da reação do trióxido de enxofre com a água atmosférica, sendo que esse óxido é altamente polar, assim como as moléculas de água.

E)é uma substância de geometria tetraédrica em que o enxofre, devido às ligações químicas realizadas, extrapola a regra do octeto.

Resposta: E
Spoiler:

Minhas dúvidas :


Na molécula de ácido sulfúrico o enxofre faz duas ligações simples com OH, obtendo a estabilidade. Daí, ele faz duas ligações dativas com os oxigênios restantes.



PUC PR - Regra do octeto Acido10


A alternativa correta afirma que ele ultrapassa a regra do octeto. Mas, antes dele fazer as ligações dativas ele obedecia a regra. E mesmo depois de fazer as ligações dativas, ele não fica com mais de 8 elétrons compartilhados, já que na ligação dativa ele doa os elétrons.
Por que então a alternativa correta diz que ele ultrapassa a regra do octeto?

samuelbelembr@gmail.com
Jedi
Jedi

Mensagens : 205
Data de inscrição : 04/10/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos