Olá companheiro de fórum!

- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.

- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.

- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

regra do octeto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

regra do octeto

Mensagem por 88sude em Qua Jul 10 2013, 14:12

(Cesgranrio-RJ) Das espécies quimicas abaixo, indique aquela que não obedece a regra do octeto.
a)MgBr2
b)AlCl3
c)CO2
d)NaCl
e)SO2
gab. : b

Ao analisar as alternativas tive como primeiro palpite que a correta era a opção "e", mas pesquisando vi que o enxofre realiza uma ligação dativa com 1 dos oxigênios e outra dupla com o outro. Quando vi que o gabarito era "b" fiquei confuso, já que para mim o aluminio, cátion de carga 3+, se junta ao cloro, ânion de carga -, por uma simples ligação iônica, completando o o octeto de valência, mas porquê eu estou errado?scratch 
obrigado desde já !Wink

88sude
Jedi
Jedi

Re: regra do octeto

Mensagem por Matheus Fillipe em Sab Jul 13 2013, 18:00

Você cometeu um pequeno erro. esqueceu de olhar por outro lado:

O alumínio tem 3 elétrons na camada de valência e compartilha esses 3 com mais 3 dos átomos de cloro, um de cada átomo Cl (o cloro tem 7 elétrons na camada de valência). Então o átomo Al fica com 6 elétrons. Se você olhar na tabela periódica, vai ver que nos outros exemplos os átomos fazem a ligação terminando com 8 elétrons.

2O A, apresenta hibridização sp2, semelhante à do boro, na formação da molécula A,C,3
.
3

Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Re: regra do octeto

Mensagem por 88sude em Dom Jul 14 2013, 10:41

Matheus Fillipe escreveu:Você cometeu um pequeno erro. esqueceu de olhar por outro lado:

O alumínio tem 3 elétrons na camada de valência e compartilha esses 3 com mais 3 dos átomos de cloro, um de cada átomo Cl (o cloro tem 7 elétrons na camada de valência). Então o átomo Al fica com 6 elétrons. Se você olhar na tabela periódica, vai ver que nos outros exemplos os átomos fazem a ligação terminando com 8 elétrons.

2O A, apresenta hibridização sp2, semelhante à do boro, na formação da molécula A,C,3
.
3

Muito obrigado fillipe !

88sude
Jedi
Jedi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: