PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

regra do octeto

+2
Matheus Fillipe
88sude
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

regra do octeto Empty regra do octeto

Mensagem por 88sude Qua 10 Jul 2013, 14:12

(Cesgranrio-RJ) Das espécies quimicas abaixo, indique aquela que não obedece a regra do octeto.
a)MgBr2
b)AlCl3
c)CO2
d)NaCl
e)SO2
gab. : b

Ao analisar as alternativas tive como primeiro palpite que a correta era a opção "e", mas pesquisando vi que o enxofre realiza uma ligação dativa com 1 dos oxigênios e outra dupla com o outro. Quando vi que o gabarito era "b" fiquei confuso, já que para mim o aluminio, cátion de carga 3+, se junta ao cloro, ânion de carga -, por uma simples ligação iônica, completando o o octeto de valência, mas porquê eu estou errado?:scratch: 
obrigado desde já !Wink
88sude
88sude
Jedi
Jedi

Mensagens : 301
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Andre, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

regra do octeto Empty Re: regra do octeto

Mensagem por Matheus Fillipe Sáb 13 Jul 2013, 18:00

Você cometeu um pequeno erro. esqueceu de olhar por outro lado:

O alumínio tem 3 elétrons na camada de valência e compartilha esses 3 com mais 3 dos átomos de cloro, um de cada átomo Cl (o cloro tem 7 elétrons na camada de valência). Então o átomo Al fica com 6 elétrons. Se você olhar na tabela periódica, vai ver que nos outros exemplos os átomos fazem a ligação terminando com 8 elétrons.regra do octeto Tur-portoseguro

2O A, apresenta hibridização sp2, semelhante à do boro, na formação da molécula A,C,3
.
3
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 26
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

regra do octeto Empty Re: regra do octeto

Mensagem por 88sude Dom 14 Jul 2013, 10:41

Matheus Fillipe escreveu:Você cometeu um pequeno erro. esqueceu de olhar por outro lado:

O alumínio tem 3 elétrons na camada de valência e compartilha esses 3 com mais 3 dos átomos de cloro, um de cada átomo Cl (o cloro tem 7 elétrons na camada de valência). Então o átomo Al fica com 6 elétrons. Se você olhar na tabela periódica, vai ver que nos outros exemplos os átomos fazem a ligação terminando com 8 elétrons.regra do octeto Tur-portoseguro

2O A, apresenta hibridização sp2, semelhante à do boro, na formação da molécula A,C,3
.
3

 Muito obrigado fillipe !
88sude
88sude
Jedi
Jedi

Mensagens : 301
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Andre, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

regra do octeto Empty Re: regra do octeto

Mensagem por Lucasdeltafisica Dom 07 Out 2018, 15:28

O aluminio sendo um metal, e o Cloro ametal, a ligação não deveria ser íonica??
Lucasdeltafisica
Lucasdeltafisica
Jedi
Jedi

Mensagens : 484
Data de inscrição : 02/09/2017
Idade : 21
Localização : SSPSPSPSP

Ir para o topo Ir para baixo

regra do octeto Empty Re: regra do octeto

Mensagem por Emanuel Dias Qui 25 Abr 2019, 14:08

Lucasdeltafisica escreveu:O aluminio sendo um metal, e o Cloro ametal, a ligação não deveria ser íonica??


Estou com a mesma dúvida.

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

regra do octeto Empty Re: regra do octeto

Mensagem por Eduardo Rabelo Sex 21 Ago 2020, 10:44

Alguém pode explicar? Fiquei entre a B e a E.
Eduardo Rabelo
Eduardo Rabelo
Fera
Fera

Mensagens : 638
Data de inscrição : 23/06/2020
Idade : 19
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

regra do octeto Empty Re: regra do octeto

Mensagem por Emanuel Dias Sex 21 Ago 2020, 11:39

Montei os 3 híbridos de ressonância.

Note que, o que possui menor carga formal é o que não segue a regra do octeto, então, é o mais estável. Mas os outros também podem ocorrer, a molécula em si é mais complicada do que apenas uma delas, ela pode variar entre os 3. Acredito que por esse motivo, a questão tenha considerado como seguindo a regra do octeto. Sinceramente, achei a questão mal formulada.




regra do octeto Scree310

Se fizer o mesmo esquema para B, a melhor estrutura também não segue a regra do octeto...

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

regra do octeto Empty Re: regra do octeto

Mensagem por Eduardo Rabelo Sex 21 Ago 2020, 11:48

Valeu Emanuel! Você acha que quando eu estudar orgânica vai ser mais fácil de entender este tipo de questão ou acha será que é falta de entendimento do assunto? Esse assunto de híbridos de ressonância é de química ôrganica, não?
Eduardo Rabelo
Eduardo Rabelo
Fera
Fera

Mensagens : 638
Data de inscrição : 23/06/2020
Idade : 19
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

regra do octeto Empty Re: regra do octeto

Mensagem por Emanuel Dias Sex 21 Ago 2020, 12:17

Eduardo RabeloITA escreveu:Valeu Emanuel! Você acha que quando eu estudar orgânica vai ser mais fácil de entender este tipo de questão ou acha será que é falta de entendimento do assunto? Esse assunto de híbridos de ressonância é de química ôrganica, não?


No ensino médio sim só é visto em orgânica, no ensino superior é visto em ambos. Você quer ITA acredito que conheça esses livros:

no  Feltre por exemplo, o capítulo de ligações intermoleculares ele aborda a regra do octeto, fala de alguns exemplos  e fala bem pouco da geometria molecular. No ensino superior, aparecem as teorias para explicar tanto o comportamento da quebra da regra do octeto, quanto das geometrias moleculares. A ligação química deixa de ser interpretada como compartilhamento de elétrons e passa a ser vista como sobreposição de orbitais. Quando dois átomos de Fluor estão suficientemente próximos ocorre a hibridação de orbitais, essa parte já introduz a ressonância e mostra que a molécula oscila entre seus híbridos de ressonância (tem uma única forma, não muda a todo instante, mas é uma forma misturada de todos, que não conseguimos representar no papel, só sabemos que é assim).

Nessa questão, se levar em conta o que é ensinado no ensino médio, teoria de Lewis (regra do octeto), eu marcaria a B, mas se for considerar a teoria moderna (Teoria do orbital molecular e Teoria da Ligação de valência) cabe recurso para ser anulada, acredito eu.

Eu acho, não tenho certeza, que teorias mais modernas que a teoria do Lewis cai na prova do ITA, ai é interessante ver também fora da química orgânica.


____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

regra do octeto Empty Re: regra do octeto

Mensagem por felipeomestre123 Sáb 16 Out 2021, 10:47

Aqui está um tópico do Quora:

https://www.quora.com/Is-AlCl3-a-covalent-or-ionic-compound

Ele discute exatamente sobre isso.
felipeomestre123
felipeomestre123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 636
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 21
Localização : Foz do iguaçu-PR

Ir para o topo Ir para baixo

regra do octeto Empty Re: regra do octeto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos