PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise Combinatoria - Princípio Fundamental da Contage

4 participantes

Ir para baixo

Análise Combinatoria - Princípio Fundamental da Contage Empty Análise Combinatoria - Princípio Fundamental da Contage

Mensagem por "João Pedro BR" Dom 29 Ago 2021, 17:25

Enunciado: De quantos modos podemos arrumar 8 torres iguais em um tabuleiro de xadrez (8x8) de modo que não haja duas torres na mesma linha nem na mesma coluna?

Gabarito: 40320

Minha dúvida é por que é errado pensar que há: 64 formas de se escolher o lugar da primeira torre, 49 da segunda, (n - 2)² ... 1?
Análise Combinatoria - Princípio Fundamental da Contage 240630-83
"João Pedro BR"
Jedi
Jedi

Mensagens : 204
Data de inscrição : 12/10/2018
Idade : 20
Localização : Brasil

Hetan Atlon gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Análise Combinatoria - Princípio Fundamental da Contage Empty Re: Análise Combinatoria - Princípio Fundamental da Contage

Mensagem por Elcioschin Dom 29 Ago 2021, 18:34

Para a 1ª linha do tabuleiro ---> 8 possibilidades
Para a 2ª linha do tabuleiro ---> 7 possibilidades
Para a 3ª linha do tabuleiro ---> 6 possibilidades
....................................................................
Para a 8ª linha do tabuleiro ---> 1 possibilidade

n = 8.7.6. ..... .1 ---> n = 8! ---> N = 40 320
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71781
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

"João Pedro BR" e Hetan Atlon gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Análise Combinatoria - Princípio Fundamental da Contage Empty Re: Análise Combinatoria - Princípio Fundamental da Contage

Mensagem por tales amaral Dom 29 Ago 2021, 19:03

carbonodourado12 escreveu:Enunciado: De quantos modos podemos arrumar 8 torres iguais em um tabuleiro de xadrez (8x8) de modo que não haja duas torres na mesma linha nem na mesma coluna?

Gabarito: 40320

Minha dúvida é por que é errado pensar que há: 64 formas de se escolher o lugar da primeira torre, 49 da segunda, (n - 2)² ... 1?
Vamos supor que eu escolha a casa de e4 para a primeira torre e de f3 para a segunda. Se em outra configuração eu escolher a casa de f3 para a primeira e de e4 para a segunda, vai fazer diferença? Essa configuração seria diferente da primeira?
tales amaral
tales amaral
Monitor
Monitor

Mensagens : 516
Data de inscrição : 02/05/2020
Idade : 20
Localização : Serra, ES

https://talesamaral.github.io/

"João Pedro BR" e Hetan Atlon gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Análise Combinatoria - Princípio Fundamental da Contage Empty Re: Análise Combinatoria - Princípio Fundamental da Contage

Mensagem por "João Pedro BR" Seg 30 Ago 2021, 00:07

tales amaral escreveu:
carbonodourado12 escreveu:Enunciado: De quantos modos podemos arrumar 8 torres iguais em um tabuleiro de xadrez (8x8) de modo que não haja duas torres na mesma linha nem na mesma coluna?

Gabarito: 40320

Minha dúvida é por que é errado pensar que há: 64 formas de se escolher o lugar da primeira torre, 49 da segunda, (n - 2)² ... 1?
Vamos supor que eu escolha a casa de e4 para a primeira torre e de f3 para a segunda. Se em outra configuração eu escolher a casa de f3 para a primeira e de e4 para a segunda, vai fazer diferença? Essa configuração seria diferente da primeira?
De fato, não faria diferença, haja vista que, conforme o supramencionado enunciado, as torres são iguais. Excelente ponto. Imagino que a isso se dê o nome de "relação inexistente de distinção". Muito obrigado, amigo.
Análise Combinatoria - Princípio Fundamental da Contage 240630-83
"João Pedro BR"
Jedi
Jedi

Mensagens : 204
Data de inscrição : 12/10/2018
Idade : 20
Localização : Brasil

Hetan Atlon gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Análise Combinatoria - Princípio Fundamental da Contage Empty Re: Análise Combinatoria - Princípio Fundamental da Contage

Mensagem por Hetan Atlon Ter 12 Mar 2024, 11:20

[ltr]Crédito Professor Morgado, Exercício 11, Pag. 23 - Combinações e Permutações [/ltr]
[ltr]Estas torres devem permutar de T1 até T8 em 8 colunas, cada torre assumindo posição coluna distintas, então teremos Posição/coluna / Torre / Permutas, onde Permutas = Total de Colunas (Cool - Colunas disponíveis. 
[/ltr]

[ltr](1/1/T1/Cool - (2/2/T2/(8-1) - (3/3/T3/(8-2) ... -> 8-7-6-5-4-3-2-1 [/ltr]
[ltr]8*7*6*5*4*3*2*1 = 8p8 = 8! = 40320  [/ltr]

Hetan Atlon
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 26/02/2024

Ir para o topo Ir para baixo

Análise Combinatoria - Princípio Fundamental da Contage Empty Re: Análise Combinatoria - Princípio Fundamental da Contage

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos