PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mercosul

2 participantes

Ir para baixo

Mercosul Empty Mercosul

Mensagem por Fabinho snow Ter 13 Jul 2021, 09:35

Mercosul UERJ-2007.2-obj.-q.52





   
O mapa acima registra o ingresso da Venezuela como membro permanente do Mercosul. A criação desse bloco é uma das consequências mais significativas do processo de globalização da América do Sul.

Uma das razões para a formação do Mercosul está em: 

a) Reforçar a posição do empresariado regional diante da exigência internacional de liberdade de mercado
b) Consolidar o poder das elites brasileiras e argentinas frente às imposições econômicas da União Europeia
c) Restabelecer a hegemonia dos países do atlânticos da América do Sul em oposição à expansão dos países da vertente do pacífico
d) Assegurar a hegemonia brasileira no continente em face das pressões combinadas de interesses argentinos e norte-americanos.

gaba:

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Mercosul Empty Re: Mercosul

Mensagem por Pedro Celso Silva Ter 13 Jul 2021, 13:11

Por que é letra A?
Porque,a partir de 1991,ficou mais que provado,entre os países "Que juntos somos mais fortes!". Imagine os países como pessoas,e blocos econômicos como trabalhos em grupo. Sempre têm os mais inteligentes,e aqueles que só colocam o nome no trabalho, já feito pelos mais espertos. Vamos falar sobre a União Européia. Ela nasceu numa união entre Bélgica,Holanda e Luxemburgo. Todo país tem uma alfândega que é como se fosse o guichê do aeroporto do país,mas ao invés de você pagar a passagem aérea,você paga uma taxa para entrar no país.
Essa taxa é intencionalmente aplicada para o produto estrangeiro ficar mais caro e (se houver) produtos nacionais competindo,a população consumidora local preferir o produto nacional justamente por ser mais barato. Entre Bélgica Holanda e Luxemburgo,não havia essa tarifa alfandegária e isso aumentou as compras deles. Principalmente,porque Bélgica produzia armas (FN),a Holanda produz petróleo (Shell é holandesa) e eletrônicos Phillips é holandesa. Já Luxemburgo é especialista em produzir instrumentos de precisão marítimos,logo eles não concorriam entre si.
E um comprando do outro,dinheiro chama dinheiro e eles se fortaleceram. A ideia foi tão boa,que a União Europeia foi ganhando mais países dali (1944) para (1957 Alemanha,França e Itália) até agora (27 países até 2013). Esses 27 países compõem o bloco europeu e assim,essa tarifa alfandegária passou a ser de 15% o valor do produto. Todo produto oriundo de fora do bloco paga esses 15% de taxa e fica mais caro,o que diminui a competitividade dos países estrangeiros e a preferência dos europeus será deles mesmos.
Por isso que a questão do Brexit foi tão problemática. A Inglaterra entrou com o pedido em 2016 e os trâmites continuam até agora,2021. A Inglaterra produz carros ,produz tecidos,produz vinhos,produz whisley no seu território. Mas ao vendê-los para a União Européia,eles ficarão 15% mais caros e os europeus poderão preferir carros franceses,alemães ou italianos,vinhos franceses ou italianos e essa concorrência atrapalhará a economia inglesa. Fora que o fato de querer independência do bloco pode estimular movimentos de independência no seu próprio território,como é o caso da Escócia.
Vendo que essa ideia deu certo,Brasil,Argentina e Uruguai gostaram da ideia e passaram a imitá-los. O nome passou a ser Mercosul (Mercado Comum do Sul) e ao invés de ser com tudo que é produto,passou a ser mais com carne,leite,soja,trigo e pão.
A B está errada porque a Europa é eurocêntrica desde as Grandes Navegações. Se lembra quando a França brigou com o Brasil em 2019,falando que os brasileiros usam muito agrotóxico na agricultura? Aquilo ali foi uma tentativa de destruir a concorrência brasileira . A França despeja milhões de euros no campo,para manter a população lá e fazer com que eles vencam a concorrência mundial com subsídios (ajuda de custo). O Brasil é uma potência agrícola. O Brasil pode alimentar o mundo inteiro sozinho,mesmo produzindo em menos de 20% dos seus solos. . Sabendo disso,o mundo inteiro vai falar que o Brasil é podre pra tentar tirá-lo da jogada.
E mal Macron sabe,mas os produtos agropecuários brasileiros com agrotóxicos são destinados para o mercado interno . Tudo,o que é de ótima qualidade é exportado. . Produzimos frutificultura irrigada no meio do Sertão Nordestino,nas cidades de Petrolina e Juazeiro. Exportamos vinho dali,maçã dali e outras frutas dali. Produtos agropecuários brasileiros destinados à exportação não possuem agrotóxico algum. A Europa pouco se importa pra qualquer povo fora do continente. E para ser honesto,até mesmo dentro da Europa,europeus do norte,acham europeus do Leste Europeu e do sul da Europa sub-humanos. Eles pouco se importam com elites latino americanas.
A c está errada,porque os países da América do Sul banhados pelo Pacífico são muito fracos economicamente,com duas exceções. O Chile não tem indústria alguma nele ,eles praticamente importam tudo. A economia chilena é exportar cobre,exportar minério de ferro, pesca, importar e turismo. Empresas nacionais se for a LAN (Companhia aérea) é muito. O Chile só tem economia relevante e estável no continente,porque é um país grande. A outra exceção é a Colômbia,porque eles têm uma população grande,o que lhes dá grande mercado consumidor.
O resto? Peru,Equador são muito fracos economicamente. Nem precisa criar blocos econômicos para comprovar o domínio brasileiro no continente. O Brasil é o único país do continente que já foi a 6 maior economia do mundo,ultrapassando a Inglaterra em 2011. Atualmente,somos os nonos. O Brasil é o único país do continente que tem a terceira maior empresa aeronáutica do mundo. O Brasil é dominante na América Latina, quase sempre fica em 3 ou 2 lugar no continente americano quando o assunto é economia,e sempre segundo em influência,um dos maiores no Hemisfério Sul e um dos 10,15 mais do mundo.
A Argentina tem fábricas da Chevrolet,Toyota e Volkswagen no seu território. Para o continente,eles são grandes,mas eles têm a mesma população que o estado de São Paulo e o estado de São Paulo sozinho é mais rico que a Argentina.
E não pode ser letra D porque o Brasil é completamente dominante na América Latina.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Fabinho snow gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mercosul Empty Re: Mercosul

Mensagem por Fabinho snow Qua 14 Jul 2021, 10:32

Excelente explicação, parabéns pelo domínio e pela didática.

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Mercosul Empty Re: Mercosul

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos