PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alca vs. Mercosul

2 participantes

Ir para baixo

Alca vs. Mercosul Empty Alca vs. Mercosul

Mensagem por GranTorino Sex 27 Jul 2018, 23:49

Em relação às negociações de implementação da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), são feitas as seguintes afirmações. 

I. O Brasil é contrário à criação da ALCA, entre outras razões, porque ela prevê a proibição do estabelecimento de acordos bilaterais e sub-regionais entre as nações signatárias, o que acarretaria a abolição e a revogação do MERCOSUL e de outros acordos.
II. O Chile é o país sul-americano mais reticente em relação aos possíveis benefícios da ALCA, já que enfrentaria sérias dificuldades em competir com os produtos agrícolas norte-americanos, altamente subsidiados.
III. O governo brasileiro alega que a entrada de seus produtos no mercado norte-americano é prejudicada pelas barreiras não-tarifárias, como o antidumping e os direitos compensatórios, que favorecem os interesses comerciais dos Estados Unidos. Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) Apenas II e III.

RESPOSTA: C

Olá! Essa questão eu sinceramente não entendi ;-; Não marquei a letra C por ela falar justamente em ¨barreiras não-tarifárias¨ - se essas barreiras não possuem tarifa, então elas não poderiam ser usadas como motivo para o Brasil ser contra à ALCA, não é? E por que não poderia ser o item I? O item I não poderia ser correto, pois, com um bloco econômico de livre circulação de mercadorias, não haveria mais a necessidade de se ter blocos dentro de blocos.
No que erro, por favor?

Obs: Faço esses comentários justamente para expôr o meu pensamento ignorante em vários aspectos e, com a ajuda do pessoal do Fórum, corrigi-los. 

Obrigado pela LUZ!
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Alca vs. Mercosul Empty Re: Alca vs. Mercosul

Mensagem por Pedro Celso Silva Dom 29 Jul 2018, 20:23

Errado.
Sem tarifas,o preço de mercadorias estrangeiras no Brasil seria igual ao de nacionais, baratos, porque seriam menos impostos a pagar. Produtos nacionais não pagam tarifas alfandegárias,e nesse cenário hipotético, os estrangeiros também não pagariam.
Os produtos americanos por exemplo,são quase sempre, mais tecnológicos, de melhor qualidade e mais bem feitos que os brasileiros. O Capitalismo nos EUA é muito competitivo,muito aberto e os americanos são críticos e rígidos na hora da compra. Naturalmente,muitos produtos serão melhores.
Quando os produtos chegassem aqui,muitos brasileiros já iriam comprar produtos americanos porque tem síndrome de vira lata. Depois porque é apatriota e anti nacionalista. E também porque em alguns casos,há melhor qualidade e mais tecnologia. Pelo mesmo preço,compraria o produto yankee.
E por isso,muitos fariam o mesmo. Pouca gente compraria os produtos nacionais e as empresas iriam (e vão) à falência por isso.
Um exemplo é a Troller e a Ford.
A Troller é uma marca de jipes cearense. Nacional. A Ford é uma multinacional americana de carros. Devido ao fato do governo brasileiro ser preguiçoso, não estimular a criação de empresas nacionais,não investir em qualificação profissional, não investir em pesquisa e tecnologia, cobrar muitos impostos nos produtos,não investir em educação,cobrar muito dinheiro para empresas ficarem legalizadas,a Troller não sabe fazer motor próprio e muitas de suas peças são compradas de carros nacionais da 4 Grandes e instaladas nele.
A Ford é totalmente ao contrário. Tanto que existe no mundo todo,e a Troller apenas aqui. A Ford produz projetos brasileiros (Ka,EcoSport) que usam ou tecnologias antigas ou projetos de baixo custo para aumentar a margem de lucro. Os produtos têm sua qualidade diminuída(ver nota de crash test). O grande volume de vendas faz você ver carros da marca em todo canto. E o lucro deles é enorme.
Sem condições de competir,em 2008 a Troller é comprada pela Ford.
O item 1 não está correto porque o bloco não faria bem ao Brasil. Apenas os Estados Unidos venderia produtos para o estrangeiro e lucraria com isso. Como quase todos os países da América Latina não conseguem produzir tecnologia,ou ela não é comparável aos EUA,perderiam muito dinheiro e mercado porque seus cidadãos iriam preferir produtos americanos: melhores e pelo mesmo preço. Como é um povo pouco patriota,eles não insistiriam em comprar produtos nacionais.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos