PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mercosul

2 participantes

Ir para baixo

Mercosul Empty Mercosul

Mensagem por Convidado Sáb 19 Jul 2014, 20:00

"Quem sabe, então, se não seria mais conveniente, do ponto de vista do interesse nacional, direcionar nossos esforços para a consolidação do Mercosul, como forma de resgatar o velho sonho de integração econômica latino-americana, concebida originariamente – e com surpreendente atualidade nos dias de hoje – em oposição aos mesmos que agora tratam de nos impingir a Alca."
(TAVARES, Maria da Conceição. Folha de São Paulo, 29/03/98.)

A crítica de economistas brasileiros sobre a formação da Alca, ao mesmo tempo em que defendem a consolidação do Mercosul, justifica-se principalmente porque: 
a)o pequeno porte das empresas do setor de serviços nos conduziria a uma situação vantajosa no mercado externo 
b)o fim das barreiras comerciais no continente nos colocaria numa situação de falência do setor industrial de capital estrangeiro 
c)a estrutura industrial e agrária subordinada aos países centrais nos levaria ao confronto com outras organizações supranacionais 
d)a abertura indiscriminada às exportações norte-americanas nos reduziria à condição de produtores de bens primários e de "commodities" 

Não tenho gabarito, mas marquei letra b e quero saber se está certo ou errado.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mercosul Empty Re: Mercosul

Mensagem por victornery29 Qui 06 Nov 2014, 14:27

Letra D é a correta.

Observe: reduziria à condição de produtores de bens primários.

Espero ter ajudado! Very Happy
victornery29
victornery29
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 640
Data de inscrição : 24/04/2012
Idade : 31
Localização : Brasil, Rio de Janeiro.

Ir para o topo Ir para baixo

Mercosul Empty Re: Mercosul

Mensagem por Convidado Dom 08 Fev 2015, 13:19

Victor, poderia me explicar melhor?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mercosul Empty Re: Mercosul

Mensagem por Convidado Dom 08 Fev 2015, 13:26

victornery29 escreveu:Letra D é a correta.

Observe: reduziria à condição de produtores de bens primários.

Espero ter ajudado! Very Happy
Poderia me explicar esta abertura indiscriminada no texto?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mercosul Empty Re: Mercosul

Mensagem por magcamile Dom 08 Fev 2015, 13:38

José, eu ainda vou estudar Blocos Econômicos mais a fundo, mas vou tentar ajudar...

Primeiro ALCA, foi criação dos EUA com a finalidade de estabelecer uma política de livre comércio na América Latina= lê-se reduzir as barreiras econômicas...

Os economistas criticam com a justificativa do EUA querer controlar a economia latino-americana, deixando estes dependentes economicamente.


b)o fim das barreiras comerciais no continente nos colocaria numa situação de falência do setor industrial de capital estrangeiro

Eu entendo que nos colocaria sim em uma falência do setor industrial, mas à nível nacional, já que com a redução de barreiras econômicas várias multinacionais , indústrias estrangeiras vão entrar no país e "quebrar" as nossas". Por isso Falsa.

d)a abertura indiscriminada às exportações norte-americanas nos reduziria à condição de produtores de bens primários e de "commodities"

A medida que EUA tem alta tecnologia e nós ainda estamos em desenvolvimento, nós importaríamos produtos caros, manufaturados e industrializados e exportaríamos primários (lembrando-se da DIT)

[Lembrando que ainda vou estudar o assunto "direito" como eu disse, qualquer coisa, me corrijam hehe]

magcamile
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 612
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 27
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Mercosul Empty Re: Mercosul

Mensagem por Convidado Dom 08 Fev 2015, 13:44

Muito obrigado Mag!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mercosul Empty Re: Mercosul

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos