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A questão do analfabetismo digital no Brasil

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A questão do analfabetismo digital no Brasil Empty A questão do analfabetismo digital no Brasil

Mensagem por Roberto267 1/6/2021, 5:27 pm

Tema: A questão do analfabetismo digital no Brasil (Redação modelo Enem)

 O empresário Steve Jobs, criador da empresa Apple, afirmou que a tecnologia tem grande influência no mundo contemporâneo. Contudo, isso não está presente no cenário brasileiro, uma vez que o analfabetismo digital é um impasse frequente. Esse cenário antagônico é fruto tanto da desigualdade social quanto da negligência estatal. Nesse contexto, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
 
 Primeiramente, de acordo com o índice de Gini, medida que classifica o grau de desigualdade em um país, o Brasil está entre as 10 nações mais desiguais do mundo. Nessa lógica, essa disparidade faz com que uma parcela da população não tenha condições financeiras de comprar aparelhos digitais – como computadores e celulares – o que, por conseguinte, leva a impossibilidade de se adaptar ao espaço cibernético, devido ao poco contato com ele. Desse modo, acontece a exclusão digital de parte do povo brasileiro, em razão à sua renda, o que evidencia a segregação social.

 Outrossim, é válido ressaltar que a displicência estatal colabora coma problemática. Nesse sentido, o artigo 6º da Constituição Brasileira prevê a educação como um direito social. Contudo, ao observar o analfabetismo digital no Brasil, percebe-se que a educação não é um direito para todos, uma vez que parte da população não teve acesso a instrução sobre o meio digital. Dessa forma, enquanto o ambiente escolar não preparar os discentes corretamente, o analfabetismo no campo digital perdurará sobre o país.

 Desprende-se, portanto, a necessidade de ações interventivas para mitigar o analfabetismo digital. Logo, cabe ao Ministério da Educação - instância máxima responsável por ações educacionais – aumentar o contato das pessoas com o meio digital, por meio da criação de espaços públicos gratuitos com computadores e profissionais capacitados para instruir as pessoas de todas as idades sobre o uso de aparelhos digitais, a fim de familiarizar a população com o meio cibernético. Dessa maneira, os direitos previstos na Constituição Brasileira estarão mais próximos da realidade.

Roberto267
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A questão do analfabetismo digital no Brasil Empty Re: A questão do analfabetismo digital no Brasil

Mensagem por gustavodiniz 1/6/2021, 6:56 pm

Muito boa a redação! Olha, não conheço muito bem o modelo ENEM, e também não manjo muto de gramática  A questão do analfabetismo digital no Brasil 1f605  mas vai aqui uma sugestão minha:

   no D1 acredito que você deveria usar o índice do Gini após o tópico frasal, pq desse jeito o espaço do TF ficaria destinado a uma opinião autoral sua, e esse dado externo viria, depois, para defender essa sua opinião/argumento
    mudei a ordem rapidinho pra vc ter uma ideia do que eu queria dizer:


 Em primeira análise, a disparidade econômica faz com que uma parcela da população não tenha condições financeiras de comprar aparelhos digitais. De acordo com o índice de Gini, medida que classifica o grau de desigualdade em um país, o Brasil está entre as 10 nações mais desiguais do mundo. Sendo assim, aparelhos como computadores e celulares possuem pouco contato com a população mais vulnerável, por conseguinte,  impossibilitando a adaptação desses indivíduos ao espaço cibernético. Desse modo, acontece a exclusão digital de parte do povo brasileiro, (em razão da/devido à) sua renda, o que evidencia a segregação social.
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A questão do analfabetismo digital no Brasil Empty Re: A questão do analfabetismo digital no Brasil

Mensagem por nahgsx 2/6/2021, 12:42 pm

Ooi! Eu tbm acho que escrever os parágrafos argumentativos dessa forma é bem melhor. Sua argumentação fica mais organizada e você não se perde. Comigo dá certo 

Eu sempre escrevo seguindo o modelo:
1. Tópico Frasal (síntese do que vai ser problematizado no parágrafo);
2. Dados e exemplos;
3. Parte conclusiva (seu ponto de vista/opinião).


    O empresário Steve Jobs, criador da empresa Apple, afirmou que a tecnologia tem grande influência no mundo contemporâneo. Contudo, essa influência não se faz plenamente presente na realidade brasileira, uma vez que o analfabetismo digital é um impasse frequente, fruto da desigualdade social e da negligência estatal. Nesse contexto, torna-se fundamental a discussão dessa problemática, a fim de alcançar o pleno funcionamento da sociedade.
    É indubitável que a grande disparidade econômica brasileira faz com que uma parcela da população não tenha condições financeiras para comprar aparelhos digitais. De fato (conectivo), de acordo com o índice de Gini, medida que classifica o grau de desigualdade em um país, o Brasil está entre as 10 nações mais desiguais do mundo. Sendo assim (conectivo), a população mais vulnerável possui menor contato com a aparelhos digitais - como computadores e celulares - impossibilitando, por conseguinte, a adaptação desses indivíduos ao espaço cibernético. Desse modo, parte do povo brasileiro fica excluído digitalmente em razão de sua renda, o que evidencia a segregação social.
    Além disso, é válido ressaltar que a displicência estatal colabora com a problemática. Nesse sentido (conectivo), o artigo 6º da Constituição Brasileira define que a educação é um direito social. Contudo (vc já usou, melhor usar outros) Entretanto, ao observar o analfabetismo digital no Brasil, percebe-se que o acesso à educação é, muitas vezes, limitado, dado que inúmeros indivíduos não foram devidamente instruídos sobre o meio digital. Dessa forma, enquanto o ambiente escolar não preparar os discentes corretamente, o analfabetismo no campo digital perdurará sobre o país.
    Portanto, cabe ao Ministério da Educação - instância máxima responsável por ações educacionais – aumentar o contato das pessoas com o meio digital, por meio da criação de espaços públicos gratuitos com computadores e profissionais capacitados para instruir as pessoas de todas as idades sobre o uso de aparelhos digitais, a fim de familiarizar a população com o meio cibernético. Dessa maneira, os direitos previstos na Constituição Brasileira estarão mais próximos da realidade.

Achei sua conclusão simples e ótima: indicou o agente e o detalhou, também indicou a ação, o meio e o efeito. 
Esses tempos atrás eu estava lendo a cartilha de redação do ENEM e, pra tirar 200 no parágrafo conclusivo, vc tem que detalhar pelo menos uma coisa (agente, ação, meio ou efeito).
Erros gramaticais que percebi:
"parte da população não teve acesso à instrução" (vc esqueceu a crase);
"leva à impossibilidade de se adaptar" (vc esqueceu a crase);
"em razão à sua renda" (ficou estranho, seria melhor "em razão de sua renda").

Eu não sei muita coisa sobre redação, mas tentei ajudar. Se eu falei algo errado, avise-me! Smile
Bons estudos e tudo de bom!

nahgsx
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A questão do analfabetismo digital no Brasil Empty Re: A questão do analfabetismo digital no Brasil

Mensagem por BatataLaranja345 2/6/2021, 1:48 pm

Boa tarde amigos!!
Acho que não vou precisar corrigir essa dai então kkkkkk!
Gostei dos pontos que vcs fizeram! Isso mostra que, menos não tendo muita participação na parte das redações, como a nahgsx, vcs sabem escrever! Cool 

Vou apenas dar uns pontos sobre a redação!
Vamos lá, como sempre, de parágrafo por parágrafo:

I) Introdução:

-> Apoio o ponto feito pela nahgsx sobre a sua introdução Roberto!
Creio que o modo que ela escreveu ficou melhor, tanto na parte na escrita - com estética e etc - como tbm na fala. Lembra que eu sempre te falo sobre estética e estilística: imagine que seu texto será lido por diversas pessoas, de diversos graus de escolaridade; logo, é muito importante que ele seja claro, preciso, e ao mesmo tendo com uma linguagem intendível para todos!!
Dessa maneira, todos entendem! Wink

-> Apenas quero pontuar a vc tbm, sobre o uso da estilística sobre as frases.
Não adianta ter diversas frases, apenas para completar aquela ideia de 3 - 4 frases na introdução; mas sim, vc deve construir o parágrafo, pensando em como ele ficará.
Logo, vc pode usar diversas frases, porém, usando a devida pontuação, os conectivos que já te falei tbm!
Ou então, apenas faça o mínimo nº delas, no caso, 3 frases, mas usando melhor ainda a pontuação!



II) 1º Parágrafo de Introdução:
-> Eu não concordo com o uso do "Em primeira análise" e nem do "Primeiramente".
Pois, estamos falando do nosso primeiro parágrafo que terá uma argumentação de fato, logo, é desnecessário o uso de ambas as palavras.
Creio que o uso da palavra proposta pela nossa amiga está melhor, até mesmo devido a formalidade!



-> " de acordo com o índice de Gini, medida que classifica o grau de desigualdade em um país, "
Aqui, vc podia usar os travessões.
O uso de outras pontuações ajuda na estética textual. Além de atribuir a vc uma ideia positiva, de que tipo: olha, aquele candidato sabe usar a pontuação!
Então, eu faria da seguinte maneira:
de acordo com o índice de Gini - medida que classifica o grau de desigualdade em um país -



-> Sobre a ideia trazida pelos colegas, sobre o tópico frasal, acabo que concordo tbm!
Creio que ficará melhor com a reescritura da nahgsx.
Apenas gostaria de pontuar esse trecho aqui: De fato (conectivo), de acordo com o índice de Gini,
Eu creio a parte do "de fato", junto com o "de acordo", não ficou como um trecho bom de falar.
Eu gosto sempre de pensar que o meu texto pode ser dito para uma plateia; então, fica ruim quando vc fala esse trecho... e isso cai(se eu não me engano) em um vício de linguagem que fala sobre a precarização da fala...



-> Porém, Roberto, o seu parágrafo não está ruim.
Ele apenas deve ser remodelado, até pq, a sua argumentação não está ruim! Mas, a estruturação dele ficou ruim...
Mas, pelo menos eu, acho que a sua argumentação está boa! Apenas alguns errinhos, mas todos consertados! Wink

III) 2º Parágrafo de Introdução:
-> "coma"
Já falamos sobre a digitação! Cuidado ao redigir o seu texto no fórum!

-> "percebe-se que o acesso à educação é, muitas vezes, limitado, dado que inúmeros"
Aqui, amiga nahgsx, apenas pontuando que esse trecho ficou com vírgulas desnecessárias. Vc podia ter escrito assim:
 percebe-se que o acesso à educação é limitado, muitas vezes, pois inúmeros
                                                      é limitado, em geral, em razão de

                                                     
Pensei nessas substituições, mas vc que sabe se quiser mudar ou não! Wink

IV) Conclusão:
-> Além dos pontos citados pela nossa colega, devo dizer aqui que sua conclusão está boa, porém, temos uma frase extremamente longa ali.
Creio que podemos reduzi-la a duas outras.
Frases longas => Mais pontuação => Precarização da estética textual.



Não tenho mais nada a pontuar
Creio que todos aqui tiveram bons pontos a ser discutidos.
Porém, sobre as correções, é sempre difícil dizer qual está certa né... pq cada um enxerga de um jeito. Por isso que resolvi postar, mesmo já com ajudas feitas; pois isso leva ao debate! E assim, cada um mostra o seu jeito de ver o texto!!

Grande abraço! 👋≧◉ᴥ◉≦
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A questão do analfabetismo digital no Brasil Empty Re: A questão do analfabetismo digital no Brasil

Mensagem por Roberto267 3/6/2021, 12:06 pm

Obrigado pelas análises detalhadas! 
Vou tentar seguir a estrutura de desenvolvimento do nahgsx, realmente deixa o texto mais organizado.

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A questão do analfabetismo digital no Brasil Empty Re: A questão do analfabetismo digital no Brasil

Mensagem por jopagliarin 17/6/2021, 2:40 am

Olá.

"O empresário Steve Jobs, criador da empresa Apple, afirmou que a tecnologia tem grande influência no mundo contemporâneo. Contudo, isso não está presente no cenário brasileiro, uma vez que o analfabetismo digital é um impasse frequente. ". Ora, mas isso é contraditório, pois se o analfabetismo digital é um impasse frequente, então a tecnologia tem grande influência no mundo contemporâneo, logo, essa situação está presente no cenário brasileiro; a diferença é que essa influência não é boa. Reformule a frase.

Não tenho mais o que falar, apenas tente diversificar o repertório, todo mundo usa índice de Gini e constituição.
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A questão do analfabetismo digital no Brasil Empty Re: A questão do analfabetismo digital no Brasil

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