PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores

2 participantes

Ir para baixo

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores Empty A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores

Mensagem por jotaefi10 Dom Out 03 2021, 11:09

Modelo ENEM:

   Segundo a Lei da Inércia, de Newton, um corpo tende a permanecer em repouso quando nenhuma força é exercida sobre ele. Fora da Física, evidencia-se situação análoga no que se refere à questão da fome no Brasil. Acerca disso, deve-se pontuar que a falta de políticas públicas eficientes ao longo da história e o interesse dos grandes empresários na lucratividade advinda da indústria de alimentos afetam diretamente a população mais carente. Dessa forma, por ser totalmente dependente de terceiros, acaba por se privar de recursos básicos. Faz-se necessário, então, debater sobre como se chegou até esse ponto e os efeitos disso.
   Primordialmente, é válido ressaltar que a fome no Brasil não é uma mazela inédita do século XXI. Sob esse viés, exemplifica-se o panorama do Segundo Reinado, período no qual foi aprovada a Lei de Terras, que impedia a aquisição de lotes de terra por outro meio que não fosse a compra. Assim, é nítida a compreensão de que a concentração fundiária comporta-se como um fator que assola o fenômeno nacionalmente. Isso porque os necessitados têm, cada vez menos, acesso digno a uma alimentação regular e realmente nutritiva, visto que se apoiam totalmente na vontade da elite, que não enxerga seu papel social crucial para amenizar tal desigualdade.
   Outrossim, é igualmente necessário analisar a perspectiva econômica do fenômeno. Nesse contexto, o geógrafo Porto-Gonçalves descreve que a fome no Brasil não é um problema técnico, visto que ele não se deve à falta de alimentos propriamente, e sim a condições materiais mais implícitas. Prova disso é o cenário hodierno, no qual o interesse de empresários no âmbito alimentício, sobretudo o agronegócio, faz com que se gere altos investimentos em insumos e logística para esse setor, no intuito de atender praticamente à exportação em massa. Consequentemente, esses entes fundamentam uma hierarquia nacional e procuram manter o poder, de maneira a silenciar temas como a falta de alimentos aos mais pobres.
   Portanto, é necessário que o Governo Federal, instância máxima política da pátria, em parceria com os meios midiáticos, promova, anualmente, uma campanha denominada ''Brasil unido contra a fome''. Isso seria feito através de verbas governamentais, com o fito de estimular debates acerca de temas tanto sociais, como a concentração de renda, quanto de individuais, como o estudo psíquico acerca da ambição em monopolizar recursos vitais para atender a vontades próprias, fruto do capitalismo. Com isso sendo efetivado, pois, a população estigmatizada enfim sairá da inércia.

jotaefi10
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 26/08/2020

userWAY gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores Empty Re: A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores

Mensagem por jopagliarin Sex Out 08 2021, 00:56

Oi.
- No primeiro parágrafo, cite o nome inteiro do físico.
- acho conveniente escrever o repertório assim: "um corpo tende a permanecer em seu estado atual quando nenhuma força é exercida sobre ele.", pois dessa forma será mais compreensível 
- no trecho: "Fora da Física, evidencia-se situação análoga no que se refere à questão da fome no Brasil." é necessário que vc complemente essa informação, traçando um paralelo melhor entre o repertório e a problemática, coisa que é MUITO necessária quando vc utiliza uma informação de outra área de conhecimento ligeiramente distante do tema. Ademais, evite a concomitância de frases muito curtas com frases muito longas. 
- esse "totalmente dependente de terceiros ficou meio vago"
- evite expressões informais como "chegar nesse ponto"
- no seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, deixe claro a apresentação de sua primeira tese; use, necessariamente, um sinônimo para "políticas públicas" logo no 1o período (só para garantir que não vai perder ponto)
- vc repetiu "terras" no 2o parágrafo
- "Assim, é nítida a compreensão de que a concentração fundiária comporta-se como um fator que assola o fenômeno nacionalmente. ", aqui seria legal trazer um dado atual para mostrar como ações do passado refletem no presente
- vc mostrou claramente a relação entre falhas nas políticas públicas do passado e o resultado presente. No entanto, no trecho "Isso porque os necessitados têm, cada vez menos, acesso digno a uma alimentação regular e realmente nutritiva, visto que se apoiam totalmente na vontade da elite, que não enxerga seu papel social crucial para amenizar tal desigualdade.", não ficou claro a informação em negrito, sobretudo no "cada vez menos", isto é, o que está sendo feito que leva a, cada vez menos, os necessitados terem uma alimentação regular e realmente nutritiva? Quais falhas nas políticas públicas atuais desencadeiam a situação q vc propôs? Além do mais, vc começou a falar da elite, logo no final do parágrafo, e ficou totalmente desconexo. Toda ideia precisa ser fundamentada. Me parece que a justificativa do "cada vez menos" vc jogou nas mãos da elite... mas vc não estava falando das falhas nas políticas públicas? 
- gostei do seu segundo parágrafo de desenvolvimento, mas vc tem que falar quais são essas "condições materiais mais implícitas", talvez escrever assim: "visto que ele não se deve à falta de alimentos propriamente, e sim a condições materiais mais implícitas, como o interesse da elite do agronegócio". 
- uma forma de vc conectar os dois parágrafos de desenvolvimento (que é essencial) seria falar que a elite do agronegócio está presente em grande proporção na Câmara dos Deputados* e isso afeta diretamente o desenvolvimento de políticas públicas de combate à fome. 
* para fazer um paralelo entre poder econômico e político, é possível usar Marx 
- cabe, na sua conclusão, abordar duas propostas de intervenção; uma, logicamente, é a prática de políticas públicas efetivas e a outra é, se realizável, o combate a elite do agronegócio e às suas consequências. 
- a sua proposta de intervenção não possui efetividade pq é focada tão somente em debates e isso, em última instância, não muda os rumos de um país, ainda mais quando se trata de um problema que cabe, em maior parte, ao Estado. 
- se eu fosse propor algo acerca de políticas públicas, seria a aprovação de uma lei de destinação dos alimentos produzidos pelos presidiários nas penitenciárias agrícolas à população mais carente; isso sim funciona em termos práticos e não mexe no território de terceiros, o que seria uma situação bem radical e até inviável 
- acerca da elite do agronegócio, minha proposta seria a melhora no quadro econômico vigente, visando a valorização do real em relação ao dólar, o que desmotivaria a elite do agronegócio a exportar os alimentos, aumentando a quantidade destes em território nacional e, logo, tornando-os mais acessíveis economicamente

eu gosto de fazer propostas bem praticáveis mesmo, mas a falta de linhas pode ser um problema
jopagliarin
jopagliarin
Jedi
Jedi

Mensagens : 399
Data de inscrição : 13/10/2019
Idade : 22
Localização : Curitiba/PR \\ Joaçaba/SC

jotaefi10 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos