PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A questão da fome e seus fatores motivadores

2 participantes

Ir para baixo

A questão da fome e seus fatores motivadores Empty A questão da fome e seus fatores motivadores

Mensagem por Gabaew Sex 05 Jan 2018, 12:11

texto de apoio: https://aacf936f191c6837.cdn.gocache.net/temas/2017_12_08_tema_da_semana_fome.pdf

       Conforme afirmou Thomas Malthus, a produção de alimentos crescia em progressão aritmética, enquanto que a população mundial aumentava a passos largos, como uma progressão geométrica. Nesse contexto, a fome era apenas uma questão de tempo para se tornar a da morte de milhões de pessoas. Entretanto, era inesperado um crescimento tão grande em na produtividade, sendo enfim possível alimentar o mundo. Apesar disso, no século XXI, em países como o Brasil, a fome participa do dia-a-dia de milhões de pessoas, provando que Malthus acertou as consequências, mas errou os fatores motivadores. Diante disso, a persistência da fome no Brasil é provocada principalmente por fatores físicos e políticos-sociais.
       Em primeiro plano, ao observar mais a fundo a questão da fome no Brasil se torna perceptível que ela é endêmica, ou seja, apesar de ocorrer em todo o país, tem mais frequência em algumas regiões. Nesse cenário, a causa da ''regionalização'' da fome é evidentemente problemas físicos como a seca e inundações, que interferem diretamente no desenvolvimento da economia e agricultura de subsistência. Nesse sentido, o livro Justino o retirante apresenta a realidade de fome e sofrimento que muitos nordestinos passam, principalmente por causa da seca.
      Além disso, a concentração de terras e de renda, algo completamente desconsiderado por Malthus, mostra que poucos tem muitos recursos e muitos tem poucos. Nesse cenário, milhões passam fome, sem ter o que consumir ou produzir, enquanto milhares de latifúndios permanecem inutilizados. Diante disso, a população ainda tem que conviver com um serviço público precário na zona urbana e praticamente inexistente na rural. Dessa forma, percebendo todo o contexto, torna-se claro a necessidade  de uma ação mais contundente do Estado.
     Em síntese, apesar do Brasil possuir recursos suficientes para acabar com a fome, ela ainda persiste em razão de fatores físicos e políticos-sociais. Devido a isso, o Estado deve enviar mais recursos para zonas físicas sensíveis, provocando um maior equilíbrio no desenvolvimento local. Aliado a isso, necessário um investimento maior em areas mais afastadas dos centros urbanos. Como resultado é esperado um país menos e bem alimentado.
Gabaew
Gabaew
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 117
Data de inscrição : 26/06/2015
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A questão da fome e seus fatores motivadores Empty Re: A questão da fome e seus fatores motivadores

Mensagem por AlunoX Dom 07 Jan 2018, 11:27

Gabaew escreveu:

       Conforme afirmou Thomas Malthus, a produção de alimentos crescia em progressão aritmética, enquanto que a população mundial aumentava a passos largos, como uma progressão geométrica. Nesse contexto, a fome era apenas uma questão de tempo para se tornar a (causa) da morte de milhões de pessoas. Entretanto, era inesperado um crescimento tão grande em na produtividade agrícola, sendo enfim possível alimentar o mundo. Apesar disso, no século XXI, em países como o Brasil, a fome participa do dia-a-dia de milhões de pessoas, provando que Malthus acertou as consequências, mas errou os fatores motivadores. Diante disso, pois, no Brasil, a persistência da fome no Brasil é provocada principalmente por fatores físicos e políticos-sociais.
       Em primeiro plano, ao observar mais a fundo a questão da fome no Brasil no plano nacional (Obs 1) se torna perceptível que ela é endêmica, ou seja, apesar de ocorrer em todo o país, tem mais frequência em algumas regiões. Nesse cenário, a causa da ''regionalização'' da fome  é  são evidentemente problemas físicos como a seca  secas e inundações, que interferem diretamente no desenvolvimento da economia e agricultura de subsistência. Nesse sentido, o livro Justino o retirante  "Justino, o retirante" apresenta a realidade de fome e sofrimento que muitos nordestinos passam, principalmente por causa da seca.
      Além disso, a concentração de terras e de renda, algo completamente desconsiderado por Malthus, [ mostra que poucos tem têm muitos recursos e muitos tem têm poucos ] (Obs2). Nesse cenário, milhões passam fome, sem ter o que consumir ou produzir, enquanto milhares de latifúndios permanecem inutilizados. Diante disso, a população ainda tem que conviver com um serviço público precário na zona urbana e praticamente inexistente na rural. Dessa forma, percebendo todo o contexto, torna-se claro a necessidade  de uma ação mais contundente do Estado.
     Em síntese, apesar do Brasil possuir recursos suficientes para acabar com a fome, ela ainda persiste em razão de fatores físicos e políticos-sociais. Devido a isso, o Estado deve enviar mais recursos para zonas físicas sensíveis, provocando um maior equilíbrio no desenvolvimento local. Aliado a isso, é necessário um investimento maior em areas áreas mais afastadas dos centros urbanos. Como resultado é esperado um país menos (o que?) e bem alimentado.

As palavras nessa cor se referem a termos que eu acho que você esqueceu de digitar.

As palavras em verde se referem a expressões que tornariam o texto mais bem redigido e fluído.

Obs1: você está repetindo muito o termo "Brasil"; no parágrafo anterior já o tinha usado duas vezes. Isso prejudica seu texto, então tente usar sinônimos

Obs2: Essa parte entre colchetes, além de ter alguns erros de português, tem muitas repetições de palavras. Eu aconselho que você a reescreva.


As palavras em vermelho são correções do que eu considerei erros de português.

-----------------

Bom, agora, pressupondo que você está escrevendo para o Enem, no que se refere as suas ideias eu acho o seguinte:

O pensamento do texto em geral está bem concatenado, ou seja, não existem dentro dele trechos que não se relacionam a temática proposta ou que simplesmente foram jogados lá. Além disso, você relacionou Malthus e um livro à temática, o que é positivo.

Todavia, sua conclusão está muito simples. Na redação do enem é sempre bom fazer uma proposta de intervenção relativamente bem detalhada e que envolva múltiplos atores, como empresas, por exemplo, além do Estado.



Bom, acho que é isso.

 





AlunoX
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/03/2017
Idade : 25
Localização : Campinas-SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos