PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

como colocar virgulas ?

3 participantes

Ir para baixo

como colocar virgulas ? Empty como colocar virgulas ?

Mensagem por estarossaomaior Qua 19 maio 2021, 10:22

opa bom dia !!!
sou novo no fórum. 
Venho aqui apresentar uma duvida que me persegue a anos. Não sei colocar virgula(nem '':'' '';'' e nem ponto final) em frases já vi algumas aulas na internet ,mas não entendi muito bem acho que minha base(assuntos mais fundamentais) está ruim. Alguém sabe  o que fazer para ceifar essa duvida mais rápido ?
estudo em escola publica de uma cidade do interior o que significa dizer que não estudo  Smile 
Mad  (tenho 15 anos )

estarossaomaior
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/05/2021

Ir para o topo Ir para baixo

como colocar virgulas ? Empty Re: como colocar virgulas ?

Mensagem por BatataLaranja345 Qua 19 maio 2021, 11:21

Opa meu consagrado(a)
Bem vindo(a) ao fórum!
E bom dia para vc!! Wink

Antes de mais nada, bem vindo. Aqui, não importa se vc é da escola pública ou particular, vc pode postar o que quiser que sempre te responderão! Não esqueça de ler as regras do fórum, ok?! São importantíssimas!!

Bom, vamos para a sua dúvida!
O uso de pontuação pode confundir às vezes, e nem sempre os meios de como usa-los são bem explicados!
Então, assim, vou passar o que eu sei sobre essas pontuações que vc me disse que não sabe usar. Vamo que vamo!
 - Vírgulas:
 Usamos vírgulas para separar as palavras em um texto.
 É um recurso que usamos para enumerar coisas; explicar coisas e etc
 Ex.: O Fórum PiR2, criado por Euclides, é um ótimo espaço de estudos online.
 Perceba que, nessa frase, eu fiz o uso das vírgulas para explicar quem criou o fórum(entre vírgulas tem um aposto, mas vc não precise se preocupar com isso, não por agr! Wink ).
 Ex.: Atualmente, estamos no período de outono no Brasil.
 Outro exemplo, aqui eu separei um advérbio do resto da frase. No caso, se vc ler esta frase em voz alta, perceberá que, mesmo sem a vírgula, vc terá uma pausa da sua fala. E isso nos ajuda bastante, pois, quando temos esse tipo de pausa quando falamos algo, significa que temos uma vírgula ai, ou então algum outro ponto.
 A ideia da vírgula chega a ser meio difícil de explicar, pois não é algo que seja uma dúvida de todos. São poucos que apresentam essa dúvida, talvez seja por isso que oq vc achou na net não deve ter te ajudado mt. Porém, é bom vc ter tido essas dúvidas, pois assim vc vê que vc precisa de uma boa base em português!! Wink

 - Dois pontos:
 - Nesse tipo de pontuação, usamos esse carinha ai para quando queremos enumerar coisas, ou dizer coisas, como por exemplo.
 Ex.: Fui no mercado, e comprei: banana, maçã, pera, uva e limão
 Aqui, eu enumerei as coisas que eu comprei.
 Podemos também usar quando queremos introduzir falas:
 Ex.: Joãozinho, ao encontrar com Maria, disse: Olá Maria, a quanto tempo!!!
 - Consegue ver esse uso? Espero que sim! Wink

 - Ponto e vírgula:
 - Esse cara aqui pode confundir muita gente. Usamos o ponto e vírgula quando queremos separar coisas diferentes. Veja que é diferente da vírgula, pois quando usamos a vírgula, estamos separando coisas que são iguais, já com o ponto e vírgula, separamos coisas diferentes!!

 - Ex.: Fui no mercado, e comprei: banana, pera, maçã; bife de vaca, peito de frango; leite e queijo
 - Veja que, quando eu escrevi "banana, pera, maçã", isso aqui são frutas. Mas depois, nós temos as carnes, que são tipos de comidas diferentes, logo, usamos o ponto e vírgula. Veja que, depois do "bife de vaca, peito de frango" eu usei o ponto e vírgula de novo e falei dos laticíneos.
 - Logo, usamos esse carinha para separar esse tipo de coisa. Ou então quando temos ideias diferentes na mesma frase, ai usamos ele tbm!!!



Bom, espero ter te ajudado ai!
Grande abraço! Qualquer dúvida, não deixe de dizer!! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

MarioCastro, Fibonacci13 e estarossaomaior gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

como colocar virgulas ? Empty Re: como colocar virgulas ?

Mensagem por estarossaomaior Qua 19 maio 2021, 11:38

Caramba irmão que velocidade para responder.  Shocked Shocked
agradeço pela resposta Smile (de coração[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] )
O que eu poderia fazer para ficar muito ''firme'' nesse assunto? (videoaula exercícios e leitura ajudariam?)

estarossaomaior
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/05/2021

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

como colocar virgulas ? Empty Re: como colocar virgulas ?

Mensagem por BatataLaranja345 Qua 19 maio 2021, 11:47

De nada!
Sobre sua pergunta: Ajuda sim. Vc fixar esse conteúdo na sua cabeça é mt importante, principalmente pq é um conteúdo que, a maioria no caso, sabe. Logo, se vc fosse fazer, por exemplo, o ENEM, vc já ficaria bem atrás por, simplesmente, não saber a diferença entre vírgula e ponto e vírgula.
Logo, eu recomendo que vc:
 1. Leia bastante, pois isso ajuda a vc ver como a frase foi construída. Vc passará a ter uma visão mais falada, pois vc irá lendo e irá vendo tbm que existe a pausa na fala, conforme o uso das pontuações. Logo, isso é mt bom!!
 2. Fazer bastante exercício tbm ajuda. Pois fixa melhor. E tenta também ver video-aulas, como vc disse. Tem esse canal aqui oh: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
 Ele é um bom professor de português, talvez ele fale até mais do que eu te disse kkkkk.

Mas, assim, esse tipo de coisa, é bastante treino mesmo que só assim vc vai fixar tudo que é necessário. Esse canal também tem outras coisas de português que podem te ajudar bastante!!
Grande abraço! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

estarossaomaior gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

como colocar virgulas ? Empty Re: como colocar virgulas ?

Mensagem por Carolzita Lisboa Qua 21 Jul 2021, 08:15

Olá! Sou professora de Português. Vírgulas são pausas, pontos finais são pausas maiores. ponto final é para encerrar a frase. Espero ter ajudado. Fiz Ensino Médio na escola pública e estudei feito uma doida. Bons estudos.

Carolzita Lisboa
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/05/2020

Ir para o topo Ir para baixo

como colocar virgulas ? Empty Re: como colocar virgulas ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos