PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ENEM 2019 - climatologia

2 participantes

Ir para baixo

ENEM 2019 - climatologia Empty ENEM 2019 - climatologia

Mensagem por Fabinho snow 29/12/2020, 12:30 pm

ENEM 2019 - climatologia Def3206da51a78336118848866
No Hemisfério Sul, a sequência latitudinal dos desertos representada na imagem sofre uma interrupção no Brasil devido à seguinte razão:

    A) Existência de superfícies de intensa refletividade.


    B) Preponderância de altas pressões atmosféricas.


    C) Influência de umidade das áreas florestais.


    D) Predomínio de correntes marinhas frias.


    E) Ausência de massas de ar continentais.





O gabarito é c, mas as massas de ar formadas lá na amazônia tem mais influência, na região sudeste, do que as formadas no sul? A MPa ? No centro-oeste, que é muito mais perto da amazônia, sofre com as secas no inverno, como que a mEa vai ser responsável por não haver desertos no sudeste? Além do que as temperaturas no sudestes são bem mais amenas que na região norte, mostrando a influência da mPa como corrente fria e úmida.

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2019 - climatologia Empty Re: ENEM 2019 - climatologia

Mensagem por DepGuga 29/12/2020, 12:35 pm

Fabinho, creio que sua dúvida pode ser respondida ao se entender que as massas de ar não são algo estático! Por exemplo, tem hora que a mPa tem influência maior que a mEc (úmida), assim, é o balanço entre a interação delas que permite a demarcação de climas !
Tipo, hora uma massa seca tem maior influência que outras sob determinado território hora uma úmida prevalece...

Acho que é issoo!! Espero ter ajudado! Qualquer contestação a minha resposta, pode mandar!

DepGuga
Iniciante

Mensagens : 19
Data de inscrição : 20/12/2020

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2019 - climatologia Empty Re: ENEM 2019 - climatologia

Mensagem por Fabinho snow 29/12/2020, 12:37 pm

DepGuga escreveu:Fabinho, creio que sua dúvida pode ser respondida ao se entender que as massas de ar não são algo estático! Por exemplo, tem hora que a mPa tem influência maior que a mEc (úmida), assim, é o balanço entre a interação delas que permite a demarcação de climas !
Tipo, hora uma massa seca tem maior influência que outras sob determinado território hora uma úmida prevalece...

Acho que é issoo!! Espero ter ajudado! Qualquer contestação a minha resposta, pode mandar!


Talvez ali no português tenha invalidado a mPa, pois nesta a alternativa fala sobre predomínio, enquanto para a mEa fala apenas sobre influência, que pode ser em qualquer grau...

Mas obrigado  Very Happy Very Happy

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2019 - climatologia Empty Re: ENEM 2019 - climatologia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos