PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ENEM- Roma

3 participantes

Ir para baixo

ENEM- Roma Empty ENEM- Roma

Mensagem por Ceruko 18/10/2020, 11:06 am

Pois quem seria tão inútil ou indolente a ponto de não desejar saber como e sob que espécie de constituição os romanos conseguiram em menos de cinquenta e três anos submeter quase todo o mundo habitado ao seu governo exclusivo — fato nunca antes ocorrido? Ou, em outras palavras, quem seria tão apaixonadamente devotado a outros espetáculos ou estudos a ponto de considerar qualquer outro objetivo mais importante que a aquisição desse conhecimento? POLÍBIO, História. Brasília: Editora UnB, 1985. A experiência a que se refere o historiador Políbio, nesse texto escrito no século II a.C., é a 


a) ampliação do contingente de camponeses livres. 
b) consolidação do poder das falanges hoplitas. 
c) concretização do desígnio imperialista. 
d) adoção do monoteísmo cristão. 
e) libertação do domínio etrusco.

Gabarito letra C. Não entendi muito essa questão. Como entendê-la e matá-la?
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM- Roma Empty Re: ENEM- Roma

Mensagem por Giuliana Prado 18/10/2020, 12:39 pm

Quando o Políbio diz que os romanos conseguiram submeter todo mundo ao seu governo, isso se refere à expansão imperialista, conquista territorial. Achei esse termo "imperialista" meio fora de lugar, geralmente a gente fala disso em outras épocas, né? Mas creio que seja por isso.

Giuliana Prado
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/08/2020
Idade : 21

Ceruko e BatataLaranja345 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM- Roma Empty Re: ENEM- Roma

Mensagem por BatataLaranja345 18/10/2020, 12:51 pm

Olá gente! Bom dia! Perdão me intrometer no tópico!

Mas diria que a Giuliana está certa, pois de uma certa maneira: se eu aumento meu império, naquela área que eu possuia antes agr se expandiu, ele irá prosperar; e com isso, irá atrair muitos imigrantes, pois eu iria querer morar numa cidade onde há tudo para mim! O termo imperialista... é sim usado em outras épocas de fato, porém, eu diria que esse termo é mais devido a sua expansão do que, propriamente dito um governo imperialista... pois lá era instituida uma república, que foi divida em três poderes aos governos de Pompeu, Crássio e Júlio Cesar.

O império deles conseguiu influênciar uma área bem abrangente, que seria hj em dia pegando desde Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Montenegro, Macedônia, Albânia, Bulgaria, Turquia, Egito, Síria, Líbano, Israel, o norte do Marrocos e Algéria Tunísia e o norte da Líbia

Logo, se vcs quiserem dps pesquisar no google maps esses países, vejam o quanto ele era influenciador! Espero ter ajudado vcs! Vlw! Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ceruko e PedroFagundes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM- Roma Empty Re: ENEM- Roma

Mensagem por Ceruko 18/10/2020, 1:08 pm

Exatamente, fiquei confuso em relação à palavra "imperialista", pois pensei que o império só fosse surgir lá por 20 a.C, e como no texto datava no século 2 a.C fiquei aflito de marcar a "C", mas mesmo assim a marquei porque as outras eu não tinha entendido nada kkkkkkkkk.

Agora entendo que esse desígnio  "imperalista" estava em processo de formação, e não um império propriamente dito!

Obrigado, galera! Foi de grande ajuda!
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM- Roma Empty Re: ENEM- Roma

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos