PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Indicação livros...explicação na mensagem

5 participantes

Ir para baixo

Indicação livros...explicação na mensagem Empty Indicação livros...explicação na mensagem

Mensagem por Anderson030686 Qua 26 Ago 2020, 17:56

Olá. Obrigado a quem ler é minha primeira publicação e me desculpem se eu fazer algo errado. Bom, é um assunto batido, indicação de livros, mas quero falar minha situação. Na pandemia eu perdi meu emprego, assim combinei com a esposa de estudar full time por 6 meses, ou seja, até Março. Dedicação total aos estudos e depois voltarei a trabalhar. Minha intenção é Medicina via Enem e vestibular da UFRGS.

Eu penso em usar o material do cursinho bernoulli e mais um livro didatico ou três de for a começa o seriada.

Biologia: Amabis ou sonia

Física: tópicos ou fisica classica

Química: feltre ou usberco

Matemática: Iezzi ou paiva

Aceito sugestoes. Se alguém querer dar alguma fica eu fico agradecido. Serão 6 meses onde farei teoria pela manhã e somente exercícios a tarde. A tarde toda. Depois que eu voltar a trabalhar terei aproximadamente 7-8 meses apenas para revisoes e exercícios visando UFRGS e ENEM. Sers que o volume único + apostila bernoulli deixara muitos furos? Ou parto somente para a versão seriada? Obrigado a todos e desculpe por uma mensagem sobre um assunto bem batido no fórum. Mas qurroa contar minha situação. Talvez alguém tenha alguma ideia que eu possa aproveitar.

Anderson030686
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 26/08/2020

Emanuel Dias gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Indicação livros...explicação na mensagem Empty Re: Indicação livros...explicação na mensagem

Mensagem por Emanuel Dias Qua 26 Ago 2020, 18:47

Olá Anderson

Eu não conheço muitos materiais voltado a medicina e ENEM mas acredito que o tópicos de física seja um pouco demais, por exemplo, os exercícios nível 3 para ENEM é muito desfocado, não vale a pena como quer aprovação o mais rápido possível, entre os dois eu aconselharia o Física Clássica, os exercícios são mais focados, mas ainda sim tem muita teoria, se não me engano são 5 livros, acho melhor pegar um volume único com tudo e fazer bastante exercício do ENEM de Física, o Bonjorno por exemplo, é bem condensado. O fato de ser mais condensado não é algo negativo como quer medicina, acredito que se for pegar um livro como o tópicos, terá que ver a teoria com muita pressa e não será tão bom quanto um volume único. Você encontra facilmente esse livro em pdf.

Quanto as outras matérias, não acredito que eu possa dar boas dicas, espero que algum outro colega do fórum possa te ajudar.

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Indicação livros...explicação na mensagem Empty Re: Indicação livros...explicação na mensagem

Mensagem por pedropand Qua 26 Ago 2020, 20:24

Boa noite Anderson!

Sobre matemática, acredito que o "Matemática: Ciência e Aplicações" seja mais eficiente no seu caso, dá uma base muito boa e tem muitos exercícios para fixar. O Iezzi é excelente, mas demora um tempo mais longo para completar e tem tópicos desnecessários pro ENEM.

Espero que ajude, bons estudos!

pedropand
Padawan
Padawan

Mensagens : 51
Data de inscrição : 09/06/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Indicação livros...explicação na mensagem Empty Re: Indicação livros...explicação na mensagem

Mensagem por Anderson030686 Qua 26 Ago 2020, 20:36

Emanuel Dias escreveu:
Olá Anderson

Eu não conheço muitos materiais voltado a medicina e ENEM mas acredito que o tópicos de física seja um pouco demais, por exemplo, os exercícios nível 3 para ENEM é muito desfocado, não vale a pena como quer aprovação o mais rápido possível, entre os dois eu aconselharia o Física Clássica, os exercícios são mais focados, mas ainda sim tem muita teoria, se não me engano são 5 livros, acho melhor pegar um volume único com tudo e fazer bastante exercício do ENEM de Física, o Bonjorno por exemplo, é bem condensado. O fato de ser mais condensado não é algo negativo como quer medicina, acredito que se for pegar um livro como o tópicos, terá que ver a teoria com muita pressa e não será tão bom quanto um volume único. Você encontra facilmente esse livro em pdf.

Quanto as outras matérias, não acredito que eu possa dar boas dicas, espero que algum outro colega do fórum possa te ajudar.

Olá Emanuel, tudo bem? Obrigado pela opinião, eu tenho o livro do Bonjorno, acho que vou seguir mais ou menos o que você disse, ter o Bonjorno de base, e o fisica classica para complemento se necessário (tem a versão de 3 livros), e como vou passar alguns meses apenas revisando e fazendo exercícios, acredito que pode ser uma tática válida. Obrigado pelas dicas, com certeza foi muito útil.

Anderson030686
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 26/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Indicação livros...explicação na mensagem Empty Re: Indicação livros...explicação na mensagem

Mensagem por Anderson030686 Qua 26 Ago 2020, 20:38

pedropand escreveu:Boa noite Anderson!

Sobre matemática, acredito que o "Matemática: Ciência e Aplicações" seja mais eficiente no seu caso, dá uma base muito boa e tem muitos exercícios para fixar. O Iezzi é excelente, mas demora um tempo mais longo para completar e tem tópicos desnecessários pro ENEM.

Espero que ajude, bons estudos!
Tudo bem Pedro? Obrigado pela dica, eu tenho o matemática: ciência e aplicações, os 3 volumes do Iezzi, esse que você fala? E obrigado pela dica, e ajudou sim.

Anderson030686
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 26/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Indicação livros...explicação na mensagem Empty Re: Indicação livros...explicação na mensagem

Mensagem por pedropand Qua 26 Ago 2020, 21:45

Oi Anderson, me confundi um pouco na resposta, quando eu disse Iezzi me referi ao Fundamentos da Matemática Elementar. Me esqueci que o Ciência e Aplicações também foi escrito por ele.
Abraços.

pedropand
Padawan
Padawan

Mensagens : 51
Data de inscrição : 09/06/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Indicação livros...explicação na mensagem Empty Re: Indicação livros...explicação na mensagem

Mensagem por marcosprb Qua 26 Ago 2020, 22:39

Eu acredito que você fez boas escolhas de livros e tenho a mesma opinião do Emanuel quanto aos livros de física.

Para humanas, talvez os canais "História Online" e "Professor Ricardo Marcílio" possam te auxiliar caso haja dúvidas em algum assunto das apostilas.

No mais, boa sorte nessa jornada Smile
Espero ouvir boas notícias vindo de você no ano que vem.
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Indicação livros...explicação na mensagem Empty Re: Indicação livros...explicação na mensagem

Mensagem por gabrielpieri8 Qui 27 Ago 2020, 02:44

Olá Anderson, como eu já te respondi sobre o Amabis em outro tópico eu vou me ater mais aos outros livros nessa resposta. 
Como você tem pouco tempo para testar vários livros, eu vou te contar o que funcionou para mim quando eu estava estudando. 

Química: 
Eu tinha muito medo de faltar em detalhes específicos nas matérias que eu estudava, tanto que cheguei a pegar livros universitários de química para não me preocupar com conteúdo faltando no Feltre ou no Usberco. Foi uma perda de tempo, admito. O Feltre é excelente por si próprio. Para o Enem é mais do que suficiente, tanto a edição de 2008 quanto aquela de 2004 (embora eu ache alguns exercícios da de 2004 mais desafiadores). Eu usei o Usberco também, aquele de volume único para estudar química orgânica (já estava sem tempo nessa época) e, embora o conteúdo seja mais condensado, eu não senti falta de nada na hora da prova, tanto que gabaritei química em alguns vestibulares  só com a orgânica do volume único do Usberco (ele tende a intercalar vários assuntos nas questões, para revisar e tal). Mas estudar pelo Feltre te dá uma dimensão muito maior da coisa, o conteúdo é mais aprofundado e, embora muita gente ache que ele peca por ser de um autor único, eu achei muito bom (tem quem indique a Martha Reis, mas um professor me contou que ela foi aluna dele e sua precursora, então fiquei com o Feltre mesmo).

Física:
Essa sem dúvida foi a matéria que eu mais estudei, não cheguei a me envolver com livros de ensino superior porque a base matemática estava além do que eu sabia, mas fiz várias experiências e trocas de material conforme o tempo passou, e o que eu aprendi foi o seguinte:
Tópicos de Física é bem denso e direto ao ponto, os exercícios ficam bastante desafiadores a partir do nível 3, portanto, para ENEM, não se preocupe muito com esses (mas sugiro que tente resolver todos nos primeiros capítulos para ver como se sai com relação ao tempo gasto, já cheguei a ficar 3 horas tentando resolver 2 exercícios, uma loucura). Porém, foi a coleção que eu mais usei (eu estava prezando mais pelos exercícios).
Física Clássica fica desafiador apenas se você quiser fazer os complementares, no geral a didática é boa e eu achei bem dosada, principalmente nessa última edição. Não usei muito para falar a verdade, apenas em dinâmica e elétrica.
Fundamentos da física é o querido de quase todo mundo. Embora aqui no fórum o pessoal não considere muito ele por ser mais superficial nas explicações, essa coleção foi a que mudou o modo como se ensinava física no país, ela é excepcional. Como o nível dela é mais superficial, eu usei para esclarecer alguns conceitos que eu não entendia muito bem pelo Tópicos De Física (principalmente em dinâmica, hidrostática e termodinâmica), fez ficar muito claro como usar as fórmulas e como resolver os problemas 'clássicos' de cada assunto. É ótimo para revisar também pois dá para ler os assuntos muito mais rápido e resolver todos os exercícios de cada assunto em uma tarde.

Matemática:
Iezzi, Dante, Paiva, Bonjorno... Essas últimas coleções para ensino médio (principalmente os do PNDL) estão muito parecidas, tanto na didática quanto no nível de exercícios. 
O que eu percebi de diferente que me ajudou muito no ENEM foi a coleção do Paiva da Moderna Plus, que tem exercícios muito mais parecidos com o que cai na prova mesmo. 
O livro do Dante volume único do Projeto VOAZ foi o melhor em síntese de conteúdo e de ir direto ao ponto. Tem questões dele que caíram na prova da UFPR apenas com valores trocados praticamente, o que eu achei sensacional porque todo mundo fala mal de volumes únicos, mas essa edição está de parabéns mesmo, os exercícios são quase tudo que você precisa, quase um corte cirúrgico no que cai e o que não cai na maioria dos vestibulares tradicionais. 
Se quer algo mais profundo os FME do Iezzi são ótimos, eu usei o de Funções e o de Logaritmo, eles vão te dar uma base conceitual muito mais avançada do que qualquer um que eu citei, mas para ENEM eu acho que o melhor mesmo é saber interpretar as questões, então só use esses se achar necessário.

Quanto às apostilas, eu não recomento basear a teoria nelas, mas como elas têm muitos exercícios (e exercício nunca é demais) eu acho válido usar também. 

Em resumo, preze por entender bem a base dos conteúdos e não cada detalhe. Se você sentir que durante os simulados você está sem ideia alguma de como resolver questões de assuntos que você já fechou, duas opções: ou tua revisão está falhando (o que geralmente acontecia comigo) ou o teu material é ruim, aí convém trocar.

Se quer uma dica para fazer suas revisões, use o Anki. Eu fazia mapas mentais, fiz por 2 anos até desistir porque não tava mais avançando em nada (eu tinha uma pilha de quase 1000 deles). Aí ano passado mudei minhas revisões pro Anki e funcionou, se quiser eu expliquei como eu fiz nesse tópico:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abraço e bons estudos!!
gabrielpieri8
gabrielpieri8
Padawan
Padawan

Mensagens : 86
Data de inscrição : 28/12/2018
Idade : 25
Localização : Monte Carlo, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Indicação livros...explicação na mensagem Empty Re: Indicação livros...explicação na mensagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos