PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Embriologia

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Resolvido Embriologia

Mensagem por CogitoErgoGre Seg 22 Jun 2020, 20:25

Pessoal alguém poderia apontar o erro da afirmação :

O embrião que, na fase de blástula, apresenta um folheto embrionário, evolui para dois folhetos embrionários (ectoderma e endoderma) através da proliferação e do movimento dos grupos celulares, passando para a fase de gastrulação."


agradeço desde já Smile


Última edição por CogitoErgoGre em Qui 09 Jul 2020, 14:08, editado 1 vez(es)
CogitoErgoGre
CogitoErgoGre
Padawan
Padawan

Mensagens : 96
Data de inscrição : 27/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Embriologia

Mensagem por RAFA&L Seg 22 Jun 2020, 20:38

Olha, eu acho que a blastoderme não é considerada folheto embrionário. Eu posso estar enganado nessa parte, mas eu acho que folheto embrionário é só a partir da gastrula mesmo.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Embriologia

Mensagem por JMão Seg 22 Jun 2020, 21:13

Vou botar peso na sua afirmação Rafael. Concordo contigo.

JMão
Jedi
Jedi

Mensagens : 305
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 23
Localização : Vitória , Espírito Santo , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Embriologia

Mensagem por RAFA&L Ter 23 Jun 2020, 00:30

Eu acho que é isso mesmo. Nunca ouvi falar em outros folhetos embrionários que não Ectoderme, Endoderme e Mesoderme. E todos esses se formam na Gastrulação.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Embriologia

Mensagem por CogitoErgoGre Ter 23 Jun 2020, 07:34

fala gente,
então fiquei na dúvida porque a ectoderme não é basicamente a blastoderme antes da invaginação da blástula? lembro que algum professor comentou algo nesse sentido mas não acho nada sobre rsrs
CogitoErgoGre
CogitoErgoGre
Padawan
Padawan

Mensagens : 96
Data de inscrição : 27/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Embriologia

Mensagem por Fabinho snow Ter 23 Jun 2020, 07:39

Bom dia,

Só para acrescentar na discussão, vamos lembrar que a blástula é a última fase antes de haver a diferenciação das células, nela há os blastômeros que são células multipotentes que são utilizadas como células-tronco, então não tem como haver folheto embrionário nessa fase.

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

CogitoErgoGre gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Embriologia

Mensagem por JMão Ter 23 Jun 2020, 10:47

Entendi a sua colocação fabinho, mas acho que devemos nos salientar de mais alguns detalhes. Fui me endossar e achei algumas informações que até se contradizem em alguns sites.
Falando de fato sobre a diferenciação celular, ela começa na Mórula, pois até essa etapa as células são totipotentes. A partir daí, de fato, se tornam células pluripotentes, ou seja, a diferenciação começa na formação da blástula, já que temos, no caso dos placentários, a divisão do blástula (blastocisto) em trofoblasto e embrioblasto. Mas essas células já tem a capacidade de desenvolver os folhetos embrionários. As multipotentes são as mais diferenciadas.
Então Cogito, eu diria que sim. Mas lembre que a blastoderme, ao se invaginar, formará a mesentoderme e esta formará a endo e a mesoderme. Acho que é nesse processo de invaginação que se forma a ectoderme, simultaneamente à mesentoderme.

Mas vamos discutir mais isso aí. Estão de acordo? Alguma discordância? kk

JMão
Jedi
Jedi

Mensagens : 305
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 23
Localização : Vitória , Espírito Santo , Brasil

CogitoErgoGre gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Embriologia

Mensagem por CogitoErgoGre Ter 23 Jun 2020, 12:13

Em algum nível, tá todo mundo certo kkk (à nível de vestibular pelo menos);
a abordagem depende muito de cada autor/elaborador da prova. Concordo com vc JMão quanto a diferenciação dos blastocistos mas até aí já vi provas considerarem como indiferenciados. Quanto à blastoderme, a diferenciação ocorre na gástrula mesmo mas ela não ocorre justamente pelo posição onde a mesentoderme se encontra, podendo considerar a ectoderme como um resquício da blastoderme? ou tem algum outro fato que às diferencia?
CogitoErgoGre
CogitoErgoGre
Padawan
Padawan

Mensagens : 96
Data de inscrição : 27/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Embriologia

Mensagem por Fabinho snow Ter 23 Jun 2020, 12:55

JMão escreveu:Entendi a sua colocação fabinho, mas acho que devemos nos salientar de mais alguns detalhes. Fui me endossar e achei algumas informações que até se contradizem em alguns sites.
Falando de fato sobre a diferenciação celular, ela começa na Mórula, pois até essa etapa as células são totipotentes. A partir daí, de fato, se tornam células pluripotentes, ou seja, a diferenciação começa na formação da blástula, já que temos, no caso dos placentários, a divisão do blástula (blastocisto) em trofoblasto e embrioblasto. Mas essas células já tem a capacidade de desenvolver os folhetos embrionários. As multipotentes são as mais diferenciadas.
Então Cogito, eu diria que sim. Mas lembre que a blastoderme, ao se invaginar, formará a mesentoderme e esta formará a endo e a mesoderme. Acho que é nesse processo de invaginação que se forma a ectoderme, simultaneamente à mesentoderme.

Mas vamos discutir mais isso aí. Estão de acordo? Alguma discordância? kk


Página 27 do livro Sônia Lopes e Sergio Rosso

"Na espécie humana e em muitas espécies animais, as células permanecem indiferenciadas até o estágio da blástula. Assim, cada célula, se isolada, pode dar origem a um novo embrião completo. Além disso, células eventualmente retiradas da blástula não fazem falta para o embrião, pois as que permanecem são capazes de completar o desenvolvimento."

Página 100, livro de Hélvio N. Moisés e Thaís H. F. Santos

embriologia para os cordados
"Diferenciação celular: as células de um embrião na fase de gástrula são muito semelhantes. A partir desse estágio, no entanto, ocorre um processo contínuo de diferenciação celular."

Ou seja, as duas referências bibliográficas de relevância no meio da biologia ratificam essa ideia da não diferenciação das células, ainda mais em folhetos germinativos, como é a pergunta a cima, que originarão células realmente especializadas. E os meus professores de biologia nas aulas de embriologia também falaram a mesma coisa.

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Embriologia

Mensagem por RAFA&L Ter 23 Jun 2020, 13:26

A questão é que, em determinados animais, como os poríferos (que só se desenvolvem até a blástula) há algumas células diferenciadas sim. Porém, isso não quer dizer que exista folhetos embrionários. A abordagem para o ensino médio costuma ser: de maneira geral, ainda não há células diferenciadas na blástula. Mas nos próprios mamíferos, as células do trofoblasto e do embrioblasto - da blástula de mamífero: blastocisto - são sim diferenciadas; pois até onde eu sei, células do trofoblasto não são capazes de dar origem a um indivíduo, só as células do embrioblasto têm essa capacidade. 

Sobre o que disseram: "Quanto à blastoderme, a diferenciação ocorre na gástrula mesmo mas ela não ocorre justamente pelo posição onde a mesentoderme se encontra, podendo considerar a ectoderme como um resquício da blastoderme? ou tem algum outro fato que às diferencia?" 
Tanto a ectoderme quanto a endoderme (ou mesentoderme, de acordo com alguns autores) vêm sim - e evidentemente - da blastoderme, mas isso não quer dizer de forma alguma que blastoderme é folheto embrionário. Como eu disse ali em cima, no geral a gente considera que não há células diferenciadas na blástula. Mas tudo na biologia tem exceção, e há sim algumas blástulas com células diferenciadas, mas não tecidos, e muito menos folhetos embrionários.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Embriologia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos