PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFPR 2016/2017 fronteiras; mulheres curdas

2 participantes

Ir para baixo

UFPR 2016/2017 fronteiras; mulheres curdas Empty UFPR 2016/2017 fronteiras; mulheres curdas

Mensagem por RAFA&L Dom 22 Mar 2020, 00:41

(UFPR 2016/2017) As mulheres curdas ganharam destaque internacional no último ano em função de seu protagonismo no enfrentamento armado contra o Estado Islâmico, principalmente no Iraque e na Síria. A guerra tornou visível para o mundo o protagonismo dessas mulheres, que não se limita à luta armada. As curdas estão na linha de frente da luta de seu povo por democracia, liberdade para as mulheres e construção de um modelo de economia alternativa, comunal e cooperativada. Essa luta tem cerca de 40 anos, quando mulheres curdas foram viver nas montanhas, pegaram em armas e começaram a questionar frontalmente o modelo patriarcal e repressivo sob o qual viviam até então. 
 
(Weissheimer, Marco. Disponível em: . Acessado em: 16/08/2016). 
 
 Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre geopolítica e conflitos territoriais mundiais, considere as seguintes afirmativas: 
 
1. O texto retrata um dos principais conflitos e impasses étnico-territoriais na região do Oriente Médio, que envolve um grupo étnico considerado a maior nação sem pátria do mundo. 
2. Grande parte do povo curdo habita uma região montanhosa localizada dentro dos territórios da Turquia, Síria, Iraque e Irã, mostrando que fronteiras étnicas e culturais entre Estados nem sempre são convergentes. 
3. Apesar do conflito com o Estado Islâmico, o território curdo é reconhecido pelos Estados do Irã, Iraque e Turquia, onde a língua curda é tida como oficial. 
 
Assinale a alternativa correta. 
 
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. 
b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. 
c) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. 
►d) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. 
e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Eu não entendi a 2. Se alguém souber me explicar. 

Eu sei que fronteira ETNICA nem sempre é "convergente" (usando o termo referido pela questão) com as fronteiras POLÍTICAS. Isso é o que ocorre, por exemplo, na África. 

Mas eu não entendo quando ele diz "fronteiras étnicas e culturais entre Estados". 

O fato das mulheres curdas habitarem diferentes territórios (Irã, Iraque, Turquia e Síria) é um exemplo de fronteira "convergente". Não entendo quando ele diz que as mulheres curdas habitanto diferentes regiões "mostra que fronteiras étnicas e culturais entre Estados nem sempre são convergentes". Quero dizer, a afirmação "fronteiras étnicas e culturais entre Estados nem sempre são convergentes" é verdadeira; mas essa afirmação não vai de encontro ao exemplo das mulheres curdas. Estou Errado?

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

UFPR 2016/2017 fronteiras; mulheres curdas Empty Re: UFPR 2016/2017 fronteiras; mulheres curdas

Mensagem por Pedro Celso Silva Sáb 04 Abr 2020, 10:15

É porque normalmente as fronteiras são bem definidas politicamente,territorialmente e culturalmente. Exemplo: De 1950 até 2011,o Sudão era um país só. O Sudão é um país africano de maioria muçulmana. Em 9 de julho de 2011,nasceu o Sudão do Sul. O Sudão do Sul difere do Sudão porque a maioria da população é católica. 
No caso do Curdistão,eles são um povo e uma etnia só. Uma cultura só. Uma identidade só. Acontece que... seu território está na Turquia,no Iraque,no Irã e na Síria. Como é outra cultura,é outra etnia, é outra identidade,é outro território e que...está dentro do país deles,isso fragmentaria o território e estimularia outros povos e etnias internas a proclamar independência e isso fragmentaria o território. E é por isso que todos os quatro jogam gás mostarda,gás sarin e bombas incendiárias no território curdo.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos