PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ufpr 2017/2018 biologia

2 participantes

Ir para baixo

ufpr 2017/2018 biologia Empty ufpr 2017/2018 biologia

Mensagem por RAFA&L Qua 06 Jan 2021, 14:56

UFPR - 2017/2018 - Em uma região onde cresce o capim-dourado (Syngonanthus nitens), vivem gafanhotos (Rhammatocerus conspersus), cupins (Cornitermes cumulans), pássaros-pretos (Gnorimopsar chopi), andorinhas-de-coleira (Pygochelidon melanoleuca), morcegos (Artibeus cinereus), tamanduás-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e raposinhas (Lycalopex vetulus). 

b) A raposinha (Lycalopex vetulus) tem uma dieta onívora, mas se alimenta principalmente de insetos. O tamanduá-bandeira é especializado em se alimentar de formigas e cupins. Considerando essas informações, que relações ecológicas interespecíficas podem ser descritas entre a raposinha e as espécies de insetos e entre a raposinha e o tamanduá? 
R.: Predação entre raposinha e insetos e competição entre tamanduá e raposinhas.

Dúvida: Sendo a raposinha um animal onívoro, vocês não concordam comigo que entre raposinhas e gafanhotos poderia haver uma competição por determinadas espécies de folhas? Será que se eu coloca-se isso na resposta eu perderia pontos? pois o gabarito oficial não considerou essa possibilidade.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ufpr 2017/2018 biologia Empty Re: ufpr 2017/2018 biologia

Mensagem por Renan Almeida Qui 07 Jan 2021, 11:31

Como o enunciado deixa claro a sua alimentação baseada em insetos, acho que não é vantajoso responder com base em algo que está fora disso.
Pesquisando, eu achei que outras fontes de alimento incluem frutos silvestres e exóticos, ou seja, a gente já pode descartar a competição pelas folhas. 
De qualquer forma, a questão não deu essa informação, por isso acho que não é bom responder com algo que você não tem certeza e fugir do eixo principal da questão: Qual a interação com os insetos, sabendo que a raposinha se alimenta de insetos?
Renan Almeida
Renan Almeida
Matador
Matador

Mensagens : 318
Data de inscrição : 11/08/2017
Idade : 21
Localização : Ipatinga MG Brasil

RAFA&L gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ufpr 2017/2018 biologia Empty Re: ufpr 2017/2018 biologia

Mensagem por RAFA&L Sex 08 Jan 2021, 14:57

Você tem razão Renan.
É que eu achei meio estranho a informação de a raposinha ser onívora não servir para nada na questão. Mas você está correto. Ainda que a raposinha comesse alguma folha (por ser onívora), não tem como afirmar, pelos dados do enunciado, que essa folha seria a mesma consumida por algum inseto e, portanto, não há como afirmar que possa haver competição entre raposinhas e insetos.
Valeu!

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Renan Almeida gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ufpr 2017/2018 biologia Empty Re: ufpr 2017/2018 biologia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos