PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reação inorgânica.

Ir para baixo

Reação inorgânica. Empty Reação inorgânica.

Mensagem por icaro256 10/1/2020, 11:55 pm

Com a demanda crescente por baterias de smartphones e carros elétricos, a Bolívia sonha com a riqueza que poderia acumular com a extração de sal de lítio existente sob o enorme deserto Solar de Uyuni, enquanto a população indígena Aimará recolhe e vende sal, NaCl, incrustado na superfície. O sal de lítio, bem mais valioso, está dissolvido na salmoura e acumulado nas profundezas. Tanques de evaporação formam um mosaico na usina-piloto de processamento em Llipi. As instalações começaram em 2013 a produzir carbonato de lítio, Li2 CO3 , a partir da salmoura de sulfato de lítio bombeado a 20 metros de profundidade. O sal extraído, uma vez dissolvido em água, reage com hidróxido de cálcio, Ca(OH)2 , e o produto em solução, obtido, é transformado em carbonato de lítio, que é levado para a produção de baterias de lítio-íons. A meta é produzir carbonato de lítio com 99,5% de pureza e 15 mil toneladas por ano.
O sulfato de lítio, ao reagir com hidróxido de cálcio, forma hidróxido de lítio na proporção estequiométrica de 1:1, entre os reagentes. 

O carbonato de lítio é obtido fazendo-se reagir a solução de hidróxido de lítio, com excesso de dióxido de carbono, CO2(g). (F)

Gostaria de saber por que essa asserção é incorreta, pois a reação bate.

icaro256
Jedi
Jedi

Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/10/2019
Idade : 23
Localização : Jequié, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos