PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reação Inorgânica

2 participantes

Ir para baixo

Reação Inorgânica Empty Reação Inorgânica

Mensagem por med01 Sáb 04 Jun 2022, 12:23

Um fabricante de fermento químico pretende lançar no mercado um novo fermento que, segundo ele, é mais eficiente que os produtos concorrentes. Na composição do seu fermento, o fabricante utilizará bicarbonato de sódio e diidrógeno fosfato de sódio. Com base nessas informações:
Responda: como a mistura desses compostos a uma massa crua é capaz de fazer um bolo crescer?

Ps: eu não tenho o gabarito dessa questão pois é discursiva muita antiga e a universidade não liberou a resposta, mas eu realmente quero entender principalmente como essa reação entre dois sais. É dupla troca?

med01
Padawan
Padawan

Mensagens : 91
Data de inscrição : 18/11/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Reação Inorgânica Empty Re: Reação Inorgânica

Mensagem por Arlindocampos07 Sáb 04 Jun 2022, 17:35

Questão um pouco pegada, mas dá pra desenvolver algo, veja:

Analisando pela nomenclatura de cada sal citado, sabemos o seguinte:

[latex]\\NaHCO_{3}\; -\; Bicarbonato\; de\; s\acute{o}dio\\NaH_{2}PO_{4}\; \; -\; \; \; Dihidrogenofosfato\; de\; s\acute{o}dio[/latex]

A reação entre eles vai acontecer da seguinte maneira:

[latex]\\NaHCO_{3}\; +\; NaH_{2}PO_{4}\rightarrow Na_{2}HPO_{4}\; +\; CO_{2}\; +\; H_{2}O[/latex]

Não é uma reação tão fácil de se prever, porém, alguns pontos que podem ajudar na montagem da reação:

I) A reação entre dois sais sempre será de dupla troca e só ocorrerá se houver a formação de um sal praticamente insolúvel ou de um gás.
II) Se estamos falando de fermentação, é esperado que ocorra a liberação de CO2, correto? Então deveríamos esperar CO2 nos produtos.

Outra observação é a seguinte: Os hidrogênios pertencentes a esses sais ácidos sempre serão facilmente substituíveis por outros cátions, principalmente os de metais alcalinos. Então, era de se esperar que, havendo sódio à disposição no NaHCO3, ele fosse absorvido pelo NaH2PO4. 

Porém, para haver essa absorção, o NaH2PO4 precisaria ceder um hidrogênio, que iria para onde? Pois é, para o lugar do sódio em NaHCO3.

Assim, chegamos à 

[latex]\\NaHCO_{3}\; +\; NaH_{2}PO_{4}\rightarrow Na_{2}HPO_{4}\; +\; H_{2}CO_{3}[/latex]

Só que H2CO3 é muito volátil e se decompõe, daí chegamos ao resultado final lá de cima, entendeu?
Arlindocampos07
Arlindocampos07
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 506
Data de inscrição : 22/02/2022
Idade : 20
Localização : Cajazeiras, Paraíba, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Reação Inorgânica Empty Re: Reação Inorgânica

Mensagem por med01 Qua 15 Jun 2022, 16:25

caramba jamais teria pensado nisso! muito obrigada!!!

med01
Padawan
Padawan

Mensagens : 91
Data de inscrição : 18/11/2021

Arlindocampos07 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Reação Inorgânica Empty Re: Reação Inorgânica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos