PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre velocidade relativa barco-rio-margem

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade relativa barco-rio-margem Empty Dúvida sobre velocidade relativa barco-rio-margem

Mensagem por jopagliarin Ter 31 Dez 2019, 09:38

(UFSC) Descendo um rio em sua canoa, sem remar, dois pescadores levam 300 segundos para atingir o seu ponto de pesca, na mesma margem do rio e em trajetória retilínea. Partindo da mesma posição e remando, sendo a velocidade da canoa, em relação ao rio, igual a 2,0 m/s, eles atingem o seu ponto de pesca em 100 segundos. Após a pescaria, remando contra a correnteza do rio, eles gastam 600 segundos para retornar ao ponto de partida.
Dúvida sobre velocidade relativa barco-rio-margem S12
Considerando que a velocidade da correnteza v(CR) é constante, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Quando os pescadores remaram rio acima, a velocidade da canoa, em relação à margem, foi igual a 4,00 m/s.
02. Não é possível calcular a velocidade com que os pescadores retornaram ao ponto de partida, porque a velocidade da correnteza não é conhecida.
04. Quando os pescadores remaram rio acima, a velocidade da canoa, em relação ao rio, foi de 1,50 m/s.
08. A velocidade da correnteza do rio é 1,00 m/s.
16. Como a velocidade da canoa foi de 2,0 m/s, quando os pescadores remaram rio abaixo, então, a distância do ponto de partida ao ponto de pesca é 200 m.
32. Não é possível determinar a distância do ponto de partida até o ponto de pesca.
64. O ponto de pesca fica a 300 metros do ponto de partida.

Gabarito: 76

Dúvida: como diferenciar a velocidade da canoa em relação à margem e a velocidade da canoa em relação ao rio?
jopagliarin
jopagliarin
Jedi
Jedi

Mensagens : 399
Data de inscrição : 13/10/2019
Idade : 22
Localização : Curitiba/PR \\ Joaçaba/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade relativa barco-rio-margem Empty Re: Dúvida sobre velocidade relativa barco-rio-margem

Mensagem por Elcioschin Ter 31 Dez 2019, 12:45

Vr = velocidade do rio
Vb = velocidade do bardo sendo remado: Vb = 2 m/s

Descida sem remar: d = Vr.300 ---> I

Descida remando: d = (Vb + Vr).100 ---> II

Subindo remando: d = (Vb - Vr).600 ---> III

Basta resolver o sistema e calcular Vr e d
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71785
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade relativa barco-rio-margem Empty Re: Dúvida sobre velocidade relativa barco-rio-margem

Mensagem por jopagliarin Qua 01 Jan 2020, 14:06

Eu entendi essa parte. Mas quando a alternativa fala: "01. Quando os pescadores remaram rio acima, a velocidade da canoa, em relação à margem, foi igual a 4,00 m/s.". 


Eu sei que, quando eles remaram rio acima, a velocidade da canoa, em relação ao rio, foi de 1,5m/s. Eu só quero saber a diferença entre a velocidade da canoa em relação ao rio, e a velocidade da canoa e relação à margem. Ainda há a velocidade da correnteza. Eu não sei distinguir, ou não sei se deveria tratar como sinônimos. Se não são sinônimos, como eu cálculo cada um?
jopagliarin
jopagliarin
Jedi
Jedi

Mensagens : 399
Data de inscrição : 13/10/2019
Idade : 22
Localização : Curitiba/PR \\ Joaçaba/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade relativa barco-rio-margem Empty Re: Dúvida sobre velocidade relativa barco-rio-margem

Mensagem por Elcioschin Qua 01 Jan 2020, 18:12

01) É impossível que a velocidade do barco em relação às margens seja 4 m/s:

Nem com eles remando a favor da correnteza isto aconteceria:

V = 2 + 0,5 = 2,5 m/s
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71785
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre velocidade relativa barco-rio-margem Empty Re: Dúvida sobre velocidade relativa barco-rio-margem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos