PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre vetores

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre vetores Empty Dúvida sobre vetores

Mensagem por guipenteado Seg 27 maio 2019, 18:51

Pessoa, estou com dificuldade em entender como atuam os vetores das forças nesse tipo de sistema. Fiz o que eu acho que é, mas queria saber se está certo, ou se está errado, e no caso, onde está errado.

Dúvida sobre vetores Sem_tz22
No caso o ponto roxo é a articulação.

Eu sempre fico em dúvida sobre como surgem as forças que atuam na articulação. Eu posso afirmar que Tx, articulação surge da componente Tx, atuando sobre a articulação e, por consequência, a articulação aplica uma força Nx, na barra ? Da mesma forma que P(barra), articulação surge de P(barra), atuando sobre a articulação e, novamente por consequência, a articulação aplica Ny na barra ?
guipenteado
guipenteado
Jedi
Jedi

Mensagens : 373
Data de inscrição : 02/03/2016
Idade : 27
Localização : paranavai

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre vetores Empty Re: Dúvida sobre vetores

Mensagem por Elcioschin Seg 27 maio 2019, 19:15

Apague P(barra) articulação (em roxo)
Apague Tx(articulação) (em roxo)

A força resultante Fa, na articulação é composta por Nx, Ny ---> Fa² = Nx² + Ny²

Seja L o comprimento da barra e θ o ângulo entre o fio e a barra ---> Tx = T.cosθ ---> Ty = T.senθ

Equações de equilíbrio:

No eixo x ---> Nx = Tx 

No eixo y ---> Ty + Ny = P(barra) + P(bloco)

Momento em relação à articulação A ---> P(bloco).L + P(barra.(L/2) = Ty.L


Última edição por Elcioschin em Seg 27 maio 2019, 22:20, editado 1 vez(es)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71771
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre vetores Empty Re: Dúvida sobre vetores

Mensagem por guipenteado Seg 27 maio 2019, 19:52

Elcioschin escreveu:Apague P(barra) articulação (em roxo)
Apague Tx(articulação) (em roxo)

A força resultante Fa, na articulação é composta por Nx, Ny ---> Fa² = Nx² + Ny²

Seja L o comprimento da barra e θ o ângulo entre o fio e a barra ---> Tx = T.cosθ ---> Ty = T.senθ

Equações de equilíbrio:

No eixo x ---> Nx = Tx 

No eixo y ---> Ty + Ny = P(barra) + P(bloco)

Momento em relação à articulação A ---> P(bloco).L + P(barra.(L/2) = Ny.L
Não consegui compreender por que P(barra) articulação (em roxo) Tx(articulação) (em roxo) estão erradas.

As equações do equilíbrio são válidas porque todas atuam no mesmo corpo, a Barra, não é ? Como então surgem as forças Nx e Ny ? Eu considerei que elas surgem como reação das forças na articulação, se eu apagar as forças na articulação, como existirá Nx e Ny ?

Você disse " A força resultante Fa, na articulação é composta por Nx, Ny ---> Fa² = Nx² + Ny²", porém, essas forças não estão sobre a barra ?

Além disso, em relação ao Momento. Por que igualou à Ny.L ? Ny está em cima da articulação, não seria Ty.L ?
guipenteado
guipenteado
Jedi
Jedi

Mensagens : 373
Data de inscrição : 02/03/2016
Idade : 27
Localização : paranavai

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre vetores Empty Re: Dúvida sobre vetores

Mensagem por Elcioschin Seg 27 maio 2019, 22:20

Esqueça o fio e seu engaste na parede.
Vamos nos concentrar apenas na articulação e na barra (incluindo Tx, Ty e peso do bloco)

As forças de ação sobre a articulação são Tx, Ty, P(barra) e P(bloco) exercidas pela barra 
As forças de reação são Nx, Ny (exercidas pela articulação)

A ação horizontal, na articulação, é Tx empurrando a articulação  para a esquerda
A reação horizontal da articulação é Nx empurrando a barra para a direita 
Assim, não existe a força Tx(articulação)

Do mesmo modo a ação vertical é a soma vetorial dos pesos e de Ty (empurrando a articulação para baixo)
A reação vertical da articulação é Ny, para cima

Não existe também aquela força P(barra)articulação

Na equação dos momentos, deixei no 1º membro as forças que produzem momento no sentido horário (os pesos). 
No 2º membro o correto é Ty.L e este momento tem sentido anti-horário (vou editar)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71771
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre vetores Empty Re: Dúvida sobre vetores

Mensagem por guipenteado Ter 28 maio 2019, 11:49

Elcioschin escreveu:Esqueça o fio e seu engaste na parede.
Vamos nos concentrar apenas na articulação e na barra (incluindo Tx, Ty e peso do bloco)

As forças de ação sobre a articulação são Tx, Ty, P(barra) e P(bloco) exercidas pela barra 
As forças de reação são Nx, Ny (exercidas pela articulação)

A ação horizontal, na articulação, é Tx empurrando a articulação  para a esquerda
A reação horizontal da articulação é Nx empurrando a barra para a direita 
Assim, não existe a força Tx(articulação)

Do mesmo modo a ação vertical é a soma vetorial dos pesos e de Ty (empurrando a articulação para baixo)
A reação vertical da articulação é Ny, para cima

Não existe também aquela força P(barra)articulação

Na equação dos momentos, deixei no 1º membro as forças que produzem momento no sentido horário (os pesos).
No 2º membro o correto é Ty.L e este momento tem sentido anti-horário (vou editar)
Mestre, as coisas estão começando a clarearem na minha cabeça. Só ficou um pequeno detalhe em dúvida ainda.

A maneira como eu deduzi a existência das duas forças sobre a articulação, das quais o senhor disse que está equivocado, foi utilizando o mesmo raciocínio em uma bloco em cima de uma mesa. A força gravitacional da terra impões no bloco uma força P para baixo. Por conta da força peso, surge no mesa, uma força X também para baixo, e por reação, a mesa empurra o bloco com uma força N para cima, de mesmo módulo e sentido contrário.

Foi esse raciocínio que eu utilizei para concluir Tx, articulação e P(barra), articulação. Da mesma forma que o Peso de um corpo empurra uma mesa para baixo, ocasionando X na mesa, Tx exercida pela barra, empurra a articulação para a esquerda, ocasionando Tx, articulação (semelhante a força P ocasionando X na mesa)...

Você ainda disse: "A ação horizontal, na articulação, é Tx empurrando a articulação para a esquerda", Porém Tx é a força na barra empurrando a articulação, onde está a força na articulação que originou Nx ?


Logo depois: "A reação horizontal da articulação é Nx empurrando a barra para a direita ", posso concluir que Nx está na barra, certo ? Não deveria existir uma força na articulação, com mesma direção e sentido oposto ?

Se Nx, Ny, P(barra), Tx, Ty, P(bloco) são forças que atuam na barra, onde está a força na articulação ? Ou articulação e barra devem ser considerados o mesmo corpo ?
guipenteado
guipenteado
Jedi
Jedi

Mensagens : 373
Data de inscrição : 02/03/2016
Idade : 27
Localização : paranavai

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre vetores Empty Re: Dúvida sobre vetores

Mensagem por Elcioschin Ter 28 maio 2019, 12:16

1) Você ainda disse: "A ação horizontal, na articulação, é Tx empurrando a articulação para a esquerda", Porém Tx é a força na barra empurrando a articulação, onde está a força na articulação que originou Nx ?


Logo depois: "A reação horizontal da articulação é Nx empurrando a barra para a direita ", posso concluir que Nx está na barra, certo ? Não deveria existir uma força na articulação, com mesma direção e sentido oposto ?

Não é força na barra. Tx é a força horizontal que a barra exerce na articulação.
Nx é a reação normal que a articulação exerce na barra (em módulo Nx = Tx)
É o mesmo caso do corpo com peso P apoiado no solo e da reação normal N do solo sobre o corpo (em módulo, N = P). A única diferença é que Tx e Nx são horizontais e P e N são verticais. 

2) Se Nx, Ny, P(barra), Tx, Ty, P(bloco) são forças que atuam na barra, onde está a força na articulação ? Ou articulação e barra devem ser considerados o mesmo corpo ?


Forças que a barra exerce na articulação: Tx, Ty, P(barra), P(bloco)
Existem apenas duas forças causadas pela articulação: Nx e Ny (reações normais da articulação). A resultante delas, pelo seu desenho, tem direção e sentido nordeste.
E repetindo: apague aquelas duas forças: Tx,articulação e P(barra)articulação
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71771
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre vetores Empty Re: Dúvida sobre vetores

Mensagem por guipenteado Ter 28 maio 2019, 13:50

Obrigado mestre! Consegui entender
guipenteado
guipenteado
Jedi
Jedi

Mensagens : 373
Data de inscrição : 02/03/2016
Idade : 27
Localização : paranavai

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre vetores Empty Re: Dúvida sobre vetores

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos