PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida sobre vetores.. Ajudem ai...

4 participantes

Ir para baixo

Duvida sobre vetores.. Ajudem ai... Empty Duvida sobre vetores.. Ajudem ai...

Mensagem por Luiz Eduardo de Souza Ard Sáb 02 Jul 2011, 21:18

Tenho uma duvida sobre soma de vetores....

Eu vejo a lógica de soma de vetores de mesma direção....
Mas pq a soma de vetores de direções diferentes é feita pelo método do poligono???

Resumindo:

Pq a soma de vetrores é feita daquele modo?????????????



Alguem poderia me dizer a lógica disso e me explicar detalhadamente se possível????

javascript:emoticonp('Very Happy')

Será que isso é tão óbvio?????? Pq ninguem explica isso...
Ou será que eu tenho problemas cognitivos??? kkk..


Quem souber, explique por favor... Very Happy Very Happy
Luiz Eduardo de Souza Ard
Luiz Eduardo de Souza Ard
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre vetores.. Ajudem ai... Empty Re: Duvida sobre vetores.. Ajudem ai...

Mensagem por Elcioschin Sáb 02 Jul 2011, 21:33

É uma simples aplicação da lei dos cossenos num triângulo

Sejam AP e AQ os dois vetores, que formam entre sí um ângulo  = PÂQ

Traçando um paralelogramo com os dois vetores, seja E o vértice oposto ao vértice A

Trace agora a resultante R = AE

PÂQ = Â ----> EÂP = EÂQ = AÊQ = Â/2 -----> A^PE = 180º - Â ---->

Lei dos cossenos no triângulo APE (ou AQE) ----> R² = AP² + AQ² - 2*AP*AQ*cosEÂP

R² = AP² + AQ² - 2*AP*AQ*cos(180º - Â) ----> R² = AP² + AQ² + 2*AP*AQ*senÂ
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71679
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre vetores.. Ajudem ai... Empty Vou tentar

Mensagem por Convidad Sáb 02 Jul 2011, 21:38

Bom é o seguinte.. pelo que você disse você consegue entender que dois vetores na mesma direção se somam, por ex:
---> ---> = ------>

Você somou duas coisas que iam no mesmo caminho. Elas se acresentaram.
________________ ^
________________ i
Agora imagine ---> i

Você está somando coisas que vão em caminhos diferentes.
Tente entender que você parte de um ponto e precisa chegar a outro. Soma-los então seria ir pelo caminho mais curto:

__^
_/
/

Se fôssemos entender como forças num corpo, imagina que um cara chuta um bola pra ca> e outra cabeceia a bola em movimento pra ^ . A bola vai parar em um ponto que seria igual ao ponto que chegaria alguém chutasse pra /.

Por isso os métodos de poligonos. Pois as formulas permitem caucular os vetores como lados dos mesmos.


Espero ter ajudado. Desculpe pela linguagem pouco científica/didática.


Última edição por Garreto em Dom 03 Jul 2011, 09:19, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre vetores.. Ajudem ai... Empty Obrigado, mas...

Mensagem por Luiz Eduardo de Souza Ard Sáb 02 Jul 2011, 22:32

Valeu Garreto, mas...

Como assim a menor distancia entre dois pontos?? Como isso se aplica no caso do jagador???

Desculpe minha lerdeza...
Luiz Eduardo de Souza Ard
Luiz Eduardo de Souza Ard
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre vetores.. Ajudem ai... Empty Re: Duvida sobre vetores.. Ajudem ai...

Mensagem por Matheus Basílio Sáb 02 Jul 2011, 22:51

Em vez da bola fazer isso:

_______^
_______|
_______|
_______|
------->

ela faz isso:


______^
_____/
____/
___/
__/


Ela "andou menos".

(desconsidere os "underlines")
Entendeu?
Matheus Basílio
Matheus Basílio
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 344
Data de inscrição : 22/10/2010
Idade : 28
Localização : Palmas, Tocantins

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre vetores.. Ajudem ai... Empty Só mias uma coisa...

Mensagem por Luiz Eduardo de Souza Ard Sáb 02 Jul 2011, 23:23

Mas como se sabe que calculando esse vetor resultante eu vou ter precisamente e velocidade que a bola vai ir na diagonal???

desculpe a ignorancia novamente.
Luiz Eduardo de Souza Ard
Luiz Eduardo de Souza Ard
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre vetores.. Ajudem ai... Empty Re: Duvida sobre vetores.. Ajudem ai...

Mensagem por Convidad Dom 03 Jul 2011, 09:25

Imagina Luiz Eduardo, eu também já tive essas dúvidas. Sei como podem intrigar. Pense assim:

Imagine um campo de futibol. Digamos que um cara no canto * quer chutar uma bola no canto #.
Poderiamos pensar em diferentes caminhos para realizar tal façanha.

______________________________#
|.............................................|
|.............................................|
|.............................................|
*_____________________________

Digamos que o cara chute uma bola até o canto pra > e do canto até # chutando pra ^. Ele atingiu seu objetivo, correto? Mas para representarmos a trajetoria teriamos duas retas formando 90º uma com a outra. Agora imagine que ele decidisse chutar em linha reta. A bola sairia de * direto pra # na diagonal.Em ambos os casos a bola sairia e chegaria ao mesmo local, e a trajetoria seria algo mais simples de representar por ter todas suas componentes numa mesma direção.

Note que independente de a bola andar mais ou menos (ela anda menos em linha reta) a bola chegou ao mesmo local. É isso que o metodo de poligonos faz, Ed. Condensa vetores a fim de que se tornem um só, que representaria o mesmo resultado final.

Tendeu :p?

Espero ter ajudado abração!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre vetores.. Ajudem ai... Empty Re: Duvida sobre vetores.. Ajudem ai...

Mensagem por Convidad Dom 03 Jul 2011, 10:29

Luiz Eduardo de Souza Ard escreveu:Mas como se sabe que calculando esse vetor resultante eu vou ter precisamente e velocidade que a bola vai ir na diagonal???


Tente entender essa dúvida com o exemplo acima. Se não funcionar pense no seguinte:
"p" é um passaro voando pra >

p-------->

Derrepente uma rajada de vento sopra nessa direção ^


O passaro ainda voa pra ca > e simultaneamente o vento o leva pra lá ^.

A velocidade do passáro que antes era em uma direção, é agora uma composição. Pegue um papel e desenhe isto tente imaginar essa cena. Voce verá que a cada instante o passáro se move em dois sentidos (> e ^) ou seja tem duas velocidades. Digamos que a cada segundo o passaro ande 4m> e 3m ^ (velocidades 4m/s> 3m/s^) Construa em seu caderno e verá que em relação ao seu espaço orginal o passáro se encontra a 5 m na diagonal. Se isso ocorreu no mesmo intervalo de tempo a v dele diagonalmente foi 5m/s. Como o vento e o faz 90º com a trajetoria inicial do passáro você verá que se forma um triangulo retângulo. Como saber que é 5 m? Se você medir na régua verá que o desenho em seu caderno indica isso... mas e se fossem numeros complicados levando a respostas com numeros irracionais, não tão simples de serem medidos com uma régua?

Entendeu a necessidade do uso do sistema de poligonos e seu funcionamento?
Conseguiu ver que a velocidade resultante do pássaro tem a direção da hipotenusa? Lembre-se que a velocidade segue o sentido do movimento.

Espero ter colaborado! Abração!


Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre vetores.. Ajudem ai... Empty Muito obrigado

Mensagem por Luiz Eduardo de Souza Ard Ter 05 Jul 2011, 12:15

Agora estou compreendendo melhor, muito obrigador por ter ajudado.

Valeu.
Luiz Eduardo de Souza Ard
Luiz Eduardo de Souza Ard
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre vetores.. Ajudem ai... Empty Re: Duvida sobre vetores.. Ajudem ai...

Mensagem por Quasar Ter 05 Jul 2011, 13:46

Luiz Eduardo,

Considero sua dúvida bastante procedente.
Habitualmente visualizamos os vetores como semi-retas conectando dois ptos do espaço, mas temos que considerar q são objetos bem diferentes. Aquelas semi-retas são apenas representações geométricas dos vetores, q são objetos matemáticos mais abstratos.
Vetor é um conjunto de 3 quantidades (no espaço 3D) q se transformam de certa foma perante uma transformação do sistema de coordenadas a q se referem. Essas quantidades são as componentes do vetor. Mostra-se q os vetores têm a seguinte propriedade: as componentes do vetor soma de N vetores é igual a soma das respectivas componentes dos N vetores.
Percebeu-se, então, q a operação de soma de vetores pode ser feita geometricamente representando-os com aquelas semi-retas com as quais estamos acostumados.
É muito simples perceber tudo isso qdo consideramos deslocamentos no espaço, mas visualizar soma de forças ou de vetores de indução magnética é mais complicado.
É realmente difícil conceber, intuitivamente, q a soma de dois vetores de indução magnética de mesmo módulo e perpendiculares entre si resulta numa indução de módulo 2.raiz(2) vezes maior q os módulos individuais.
Quasar
Quasar
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 115
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 39
Localização : Juiz de Fora

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre vetores.. Ajudem ai... Empty Re: Duvida sobre vetores.. Ajudem ai...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos