PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre vetores e rotação

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre vetores e rotação Empty Dúvida sobre vetores e rotação

Mensagem por joao_ricardo159 Dom 28 Jul 2019, 09:28

Creio que minha dúvida seja bem boba, na realidade, só gostaria de uma explicação pois até agora, mesmo resolvendo vários e vários exercícios não consigo compreender o por quê da representação de determinados vetores para certas grandezas físicas. Comumente lidamos com grandezas físicas como velocidade, aceleração, posição, quantidade de movimento, força, campo, etc. a maioria delas podendo simplesmente ser representada por um vetor. Recentemente estava revisando sobre dinâmica rotacional e estava estudando sobre momento angular, torque, etc... uma coisa que percebi é que essas grandezas (dentre outras, também) não podem ser representadas por um simples vetor no plano, na realidade, o vetor que as representa sai do plano, o que pra mim não faz o menor sentido. Torque por exemplo, aplicando uma força em um corpo essa força pode causar rotação, o vetor Torque, no entanto, ao invés de estar representado no próprio corpo onde a força foi aplicada, é ortogonal ao plano do corpo, não consigo ver sentido algum nisso.
Entendo que são produtos vetoriais, ainda assim não consigo ver sentido nisso, na realidade, nem sei porque esse tipo de operação que visa encontrar um vetor simultaneamente ortogonal a outros dois foi criada. Qual a necessidade de encontrar um vetor ortogonal a outros dois? Porque para grandezas como momento angular, torque, etc. o vetor não pode estar no próprio sistema/corpo?

Desculpem a ignorância, não estou tentando questionar o trabalho de matemáticos e físicos, é mera falta de conhecimento da minha parte, por isso gostaria que alguém pudesse me dar uma explicação sobre isso. Agradeço quem puder se dispor de seu tempo e me ajudar.

joao_ricardo159
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 08/01/2019
Idade : 22
Localização : Belo Horizonte, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre vetores e rotação Empty Re: Dúvida sobre vetores e rotação

Mensagem por Elcioschin Seg 29 Jul 2019, 10:56

Vou te dar um exemplo, no Eletromagnetismo:

Imagine uma carga elétrica pontual q se movendo com velocidade V no plano da tela, da esquerda para a direita. Desenhe o vetor V

Nesta região existe um campo magnético B dirigido de baixo para cima no plano de tela. Desenhe o vetor B

Prova-se que esta carga ficará sujeita a uma força F, com módulo dado por F = B.q.V
A direção deste vetor F é perpendicular tanto ao vetor V quanto ao vetor B, isto é, o vetor F é perpendicular ao plano da tela.
O sentido do vetor F depende do sinal da carga: se q > 0 o vetor F estará saindo na tela e se q < 0 estará entrando da tela.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71774
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos