PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão MECÂNICA EBMSP 2018.1

2 participantes

Ir para baixo

Questão MECÂNICA EBMSP 2018.1  Empty Questão MECÂNICA EBMSP 2018.1

Mensagem por biamascarenhas Dom 18 Fev 2018, 14:09

Transportar pessoas doentes em uma ambulância é uma grande responsabilidade, por isso é qualquer motorista que está pronto para desempenhar esse tipo de atividade. Além de conduzir o veículo, com atenção, o profissional precisa guiar pensando sempre no bem- estar do paciente. 
A figura representa um pêndulo simples que se encontra preso ao teto de uma ambulância que se move ao longo de um plano inclinado, que forma um ângulo de 30• com a superfície horizontal: 
Questão MECÂNICA EBMSP 2018.1  E7834210
Sabendo que as condições do movimento da ambulância estão reproduzidas na figura é caracterizado pela posição do pêndulo, que o módulo da aceleração da gravidade local é igual a 10m/s2 e desprezando as forças dissipativas, 
- Descreva o tipo de movimento realizado por essa ambulância nesse instante 
- determine o valor da grandeza física que caracteriza o movimento 
.....

Entendo que para o pêndulo estar em equilíbrio em relação a ambulância, deve ter uma força que anule o efeito de PX. Se não, o pêndulo estaria na vertical com o piso. 
Mas, se temos duas forças de sentidos contrários, como a ambulância tem aceleração? Ela não deveria estar parada? Porque se Fr tem o mesmo módulo de Px, elas não deveriam se anular? Não consigo entender o porque desse movimento ser acelerado. Pra mim, pra ter movimento, P deve ser maior que PX, e não igual 

biamascarenhas
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/03/2016
Idade : 25
Localização : Salvador Bahia Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão MECÂNICA EBMSP 2018.1  Empty Re: Questão MECÂNICA EBMSP 2018.1

Mensagem por Euclides Dom 18 Fev 2018, 14:38

Questão MECÂNICA EBMSP 2018.1  Fig_2

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos