PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Enem, Sisu, Cotas

+14
JCV165
_Arthur_
fernandesrc
amacedo
Matemathiago
Bethania Cristina
xisdaquestão
leon030299
IsaacTERA
Sunriseee
Daedalus00
lucaspraates
AlessandroMDO
Nick-Nick
18 participantes

Página 8 de 15 Anterior  1 ... 5 ... 7, 8, 9 ... 11 ... 15  Seguinte

Ir para baixo

Enem, Sisu, Cotas - Página 8 Empty Enem, Sisu, Cotas

Mensagem por Nick-Nick Ter 23 Jan 2018, 00:03

Relembrando a primeira mensagem :

Galera será q eu consigo escolher como 1º opção um curso com cota de escola pública e como 2º opção o mesmo curso na mesma facu mas com cota de renda e escola pública??

Porque eu tenho as duas cotas, mas não quero precisar ficar juntando documentos pra comprovar renda da minha familia e etc, até porque não moro com eles e isso vai dar mo trabalho, e tenho medo deles não aceitarem alguns documentos, o que me faria perder o curso, por isso não queria reccorer ao recurso de cota de renda mas eu queria usá-lo como garantia, somente no caso de eu não conseguir com cota de escola pública 

São 4 vagas nessa modalidade (escola pública) e ano passado o corte foi 741,78 minha nota esse ano é 758,36, ou seja caso o corte aumente mais de 16 ptos eu não consigo essa modalidade. Já na cota de renda o corte tava 705,96 com 4 vagas (creio q essa é garantido). 

Acham q dá para usar as duas cotas como 1º e 2º opção?

EDIT: são 3 vagas em cada modalidade (1 é pra deficiente)
Nick-Nick
Nick-Nick
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 26/09/2017
Idade : 24
Localização : minas gerais

Ir para o topo Ir para baixo


Enem, Sisu, Cotas - Página 8 Empty Re: Enem, Sisu, Cotas

Mensagem por Convidado Sex 26 Jan 2018, 19:12

fernandesrc escreveu:No meu caso, a situação é a seguinte: não venho de uma família de grandes posses.  Fiz umas economias para me sustentar inicialmente até conseguir algo. Ano passado, com a ajuda dos meus pais, direcionei 100% do tempo e do dinheiro para cumprir o plano de ingressar em uma faculdade melhor.

Com muita dificuldade, tirei a CNH e meus pais disponibilizaram o carro para eu usar, só tenho que bancar a gasolina. Minha namorada também vai estudar no mesmo campus e no mesmo horário e isso facilita para que a gente compartilhe os custos da gasolina, que na prática é mais barato do que ir de busão. O pai dela também tem um carro disponível, então fica muito mais fácil pra gente. 

Eu moro relativente perto do campus da faculdade que eu quero. Se eu fosse de bike, acho que não chegaria a 40 minutos. As linhas de ônibus é que são mais complicadas. Moro há 30 minutos do ponto de ônibus mais próximo para a região do campus. Teria que pegar dois ônibus para ir lá, então, no fim das contas, o carro ou até mesmo a bicicleta são opções mais econômicas e rápidas.

O problema realmente grave é o horário do curso. Quase pensei em ir para um curso noturno justamente para poder trabalhar, mas o curso dos meus sonhos é de dia, então, sabendo da perspectiva de não poder conseguir um emprego estável por alguns anos, estou indo na coragem. Estou de fato contando em conseguir um estágio por lá ou coisa do tipo. Não tem como ficar sobrecarregando meus pais para me sustentar no curso, eles já ganham pouco demais.

Como o amigo aí de cima disse, para quem é pobre, passar na faculdade muitas vezes é o menor dos problemas.

Se for algum curso da região central, nem compensa ir de carro.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Enem, Sisu, Cotas - Página 8 Empty Re: Enem, Sisu, Cotas

Mensagem por xisdaquestão Sex 26 Jan 2018, 20:25

fernandesrc escreveu:No meu caso, a situação é a seguinte: não venho de uma família de grandes posses.  Fiz umas economias para me sustentar inicialmente até conseguir algo. Ano passado, com a ajuda dos meus pais, direcionei 100% do tempo e do dinheiro para cumprir o plano de ingressar em uma faculdade melhor.

Com muita dificuldade, tirei a CNH e meus pais disponibilizaram o carro para eu usar, só tenho que bancar a gasolina. Minha namorada também vai estudar no mesmo campus e no mesmo horário e isso facilita para que a gente compartilhe os custos da gasolina, que na prática é mais barato do que ir de busão. O pai dela também tem um carro disponível, então fica muito mais fácil pra gente. 

Eu moro relativente perto do campus da faculdade que eu quero. Se eu fosse de bike, acho que não chegaria a 40 minutos. As linhas de ônibus é que são mais complicadas. Moro há 30 minutos do ponto de ônibus mais próximo para a região do campus. Teria que pegar dois ônibus para ir lá, então, no fim das contas, o carro ou até mesmo a bicicleta são opções mais econômicas e rápidas.

O problema realmente grave é o horário do curso. Quase pensei em ir para um curso noturno justamente para poder trabalhar, mas o curso dos meus sonhos é de dia, então, sabendo da perspectiva de não poder conseguir um emprego estável por alguns anos, estou indo na coragem. Estou de fato contando em conseguir um estágio por lá ou coisa do tipo. Não tem como ficar sobrecarregando meus pais para me sustentar no curso, eles já ganham pouco demais.

Como o amigo aí de cima disse, para quem é pobre, passar na faculdade muitas vezes é o menor dos problemas.

Tenho coragem de ir de bicicleta pra nenhum lugar, galera de carro não respeita não, realmente um carro ajuda demais, também espero em 6 meses arrumar algo pra fazer, nem que seja nos fins de semana, aula de matemática (reforço), um bar pra ajudar em alguma coisa.

xisdaquestão
Padawan
Padawan

Mensagens : 70
Data de inscrição : 03/11/2017
Idade : 35
Localização : salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Enem, Sisu, Cotas - Página 8 Empty Re: Enem, Sisu, Cotas

Mensagem por xisdaquestão Sex 26 Jan 2018, 20:26

Jean Boulos escreveu:
xisdaquestão escreveu:
Jean Boulos escreveu:
xisdaquestão escreveu:Alguem aqui estuda na UFMG? Os estudantes recebem aqueles auxilios mesmo? Pq pesquisando aqui os da UFBA... Jesus, tem que se virar e fazer bico.

Recebem, mas geralmente leva uns dois meses pra começarem a receber. E pra morar na moradia, às vezes a espera é ainda maior.
Sou casado, então a moradia universitária nem rola, apesar da nota ser suficiente para faculdades "grandes" ainda tenho medo dos custos de uma capital, sou do interior, meus pais moram na roça não possuem dinheiro nem pra eles, sobrevivem pq o banco do Nordeste é um amigo para os nordestinos, já fiz tantas mudanças nesses últimos dias, já estou quase colocando medicina em um interiorzão desses ai, lagarto, arapiraca, santo Antonio de jesus... para o pobre nem sempre o mais difícil é passar, mesmo eu não tendo filho parte do meu dinheiro vai para despesas com minha mãe e meu irmão que é doente... e o mais novo ainda inventou de engravidar uma menina (acabou de nascer por sinal), hj até recebi uma ligação do prefeito da minha cidade dizendo que garantia o meu salário enquanto ele estiver no poder (+ uns 3 anos) se isso realmente se comprovar, agradecer muito a Deus, caso não venha a acontecer, vou tentar fazer bicos em algumas coisas que "sei fazer"

No caso da UFMG, você receberá uns 500 de auxílio-moradia, mais 400 de bolsa permanência. Durante a graduação, também pode recorrer a alguma bolsa de IC, por exemplo. Etc.


isso já ajudaria muito, até as 22 horas eu decido minha vida, espero fazer escolha certa.

xisdaquestão
Padawan
Padawan

Mensagens : 70
Data de inscrição : 03/11/2017
Idade : 35
Localização : salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Enem, Sisu, Cotas - Página 8 Empty Re: Enem, Sisu, Cotas

Mensagem por Daedalus00 Sex 26 Jan 2018, 20:53

Galera, eu tenho uma dúvida, no meu curso há vagas para deficientes, que ainda nao foram preenchidas me dúvida é oq acontece com essas vagas se elas nao forem ocupadas? Há alguma chance de alguém da ampla concorrência ocupa-la ou ela é ocupada pela preferencia de cotas?

Daedalus00
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 149
Data de inscrição : 09/06/2016
Idade : 23
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Enem, Sisu, Cotas - Página 8 Empty Re: Enem, Sisu, Cotas

Mensagem por lucaspraates Sex 26 Jan 2018, 21:16

Daedalus00 escreveu:Galera, eu tenho uma dúvida, no meu curso há vagas para deficientes, que ainda nao foram preenchidas me dúvida é oq acontece com essas vagas se elas nao forem ocupadas? Há alguma chance de alguém da ampla concorrência ocupa-la ou ela é ocupada pela preferencia de cotas?
Sim, amigo. No entanto, elas seguem uma ordem: PPI E RENDA; PPI; RENDA; ESCOLA PÚBLICA. Se não me engano a ordem é essa.

É quase impossível sair da primeira concorrência, pois não podem restar estudantes para que possam prosseguir, exemplo: 6 vagas sobraram dos deficientes, logo todas serão direcionadas para PPI E RENDA. Chamaram todas da lista de espera? Seguem para a próxima e assim vai.

lucaspraates
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 09/06/2014
Idade : 25
Localização : Guarapari, Espirito Santo Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Enem, Sisu, Cotas - Página 8 Empty Re: Enem, Sisu, Cotas

Mensagem por lucaspraates Sex 26 Jan 2018, 21:17

Meus amigos com dificuldades financeiras eu desejo à vocês toda sorte do mundo!!! Tudo vai dar certo, tenho certeza que merecem.

lucaspraates
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 09/06/2014
Idade : 25
Localização : Guarapari, Espirito Santo Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Enem, Sisu, Cotas - Página 8 Empty Re: Enem, Sisu, Cotas

Mensagem por xisdaquestão Sex 26 Jan 2018, 21:41

lucaspraates escreveu:
Daedalus00 escreveu:Galera, eu tenho uma dúvida, no meu curso há vagas para deficientes, que ainda nao foram preenchidas me dúvida é oq acontece com essas vagas se elas nao forem ocupadas? Há alguma chance de alguém da ampla concorrência ocupa-la ou ela é ocupada pela preferencia de cotas?
Sim, amigo. No entanto, elas seguem uma ordem: PPI E RENDA; PPI; RENDA; ESCOLA PÚBLICA. Se não me engano a ordem é essa.

É quase impossível sair da primeira concorrência, pois não podem restar estudantes para que possam prosseguir, exemplo: 6 vagas sobraram dos deficientes, logo todas serão direcionadas para PPI E RENDA. Chamaram todas da lista de espera? Seguem para a próxima e assim vai.

engraçado que tem curso que diz: primeiro e segundo semestre seguindo a ordem de notas, pela lógica deficientes e cotas tem notas menores do que ampla concorrência, isso não faria com que tivéssemos um mesmo curso com uma divisão desigual?

xisdaquestão
Padawan
Padawan

Mensagens : 70
Data de inscrição : 03/11/2017
Idade : 35
Localização : salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Enem, Sisu, Cotas - Página 8 Empty Re: Enem, Sisu, Cotas

Mensagem por IsaacTERA Sex 26 Jan 2018, 22:53

Boa sorte pra todo mundo que tá tentando UFMG também. Se der tudo certo nos vemos lá!

IsaacTERA
Jedi
Jedi

Mensagens : 333
Data de inscrição : 29/12/2016
Idade : 25
Localização : Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Enem, Sisu, Cotas - Página 8 Empty Re: Enem, Sisu, Cotas

Mensagem por JCV165 Sex 26 Jan 2018, 23:07

Aproveitando o tópico. Se por exemplo uma pessoa quiser ingressar no segundo semestre, há essa possibilidade? O sisu abre novamente no meio do ano ou segue a colocação em geral?
JCV165
JCV165
Padawan
Padawan

Mensagens : 74
Data de inscrição : 04/10/2017
Idade : 23
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Enem, Sisu, Cotas - Página 8 Empty Re: Enem, Sisu, Cotas

Mensagem por xisdaquestão Sex 26 Jan 2018, 23:08

IsaacTERA escreveu:Boa sorte pra todo mundo que tá tentando UFMG também. Se der tudo certo nos vemos lá!

Não bulino mais no sisu, coloquei UFMG na segunda opção e UFBA na primeira... boa sorte a todos

xisdaquestão
Padawan
Padawan

Mensagens : 70
Data de inscrição : 03/11/2017
Idade : 35
Localização : salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Enem, Sisu, Cotas - Página 8 Empty Re: Enem, Sisu, Cotas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 15 Anterior  1 ... 5 ... 7, 8, 9 ... 11 ... 15  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos