PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Stevin

2 participantes

Ir para baixo

Stevin Empty Stevin

Mensagem por Cesar A. D. Qui 28 Set 2017, 13:36

Dois fugitivos devem atravessar um lago sem serem notados. Para tal, emborcam um pequeno barco, que afunda com o auxílio de pesos adicionais. O barco emborcado mantém, aprisionada em seu interior, uma certa quantidade de ar, como mostra a figura.

No instante retratado, tanto o barco quanto os fugitivos estão em repouso e a água está em equilíbrio hidrostático. Considere a densidade da água do lago igual a 1,00 × 103 kg/m3 e a aceleração da gravidade igual a 10,0 m/s2.

Usando os dados indicados na figura, calcule a diferença entre a pressão do ar aprisionado pelo barco e a pressão do ar atmosférico.

-------------------------------------

A resolução da questão se resume a aplicação da fórmula de Stevin. Mas a dúvida é como os fugitivos conseguiram chegar a esse arranjo. Para mim, o barco deveria ter uma tábua na sua parte inferior por onde passariam as cabeças dos dois fugitivos e hermeticamente fechada de modo que não entrasse água, ou seja, uma vedação perfeita entre a tábua e o pescoço dos fugitivos. Poderia se argumentar que um buraco na tábua não seria suficiente para a água entrar, pois a pressão do ar seria equivalente a da água (a mesma lógica pela qual se faz dois furos em uma lata de azeite e não apenas um). Mas mesmo assim, uma vedação imperfeita permitiria a existência de vários "buracos", o que faria com que a água entrasse. Além disso, no momento inicial a água deveria ser bombeada para fora. Afinal se o barco é emborcado e a tábua colocada a água ja vai ter entrado no espaço interno do barco.

Ao final, me parece que a situação proposta é bastante não prática. Ou existe uma maneira simples de se alcançar a situação descrita?


Cesar A. D.
Iniciante

Mensagens : 43
Data de inscrição : 20/12/2016
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Stevin Empty Re: Stevin

Mensagem por Euclides Qui 28 Set 2017, 17:11

O melhor que você pode fazer para entender o que se passa é emborcar um copo numa vasilha com água e verificar que uma quantidade de ar fica retida.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos