PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Unicamp - vagas remanescentes) - Geometria

2 participantes

Ir para baixo

(Unicamp - vagas remanescentes) - Geometria  Empty (Unicamp - vagas remanescentes) - Geometria

Mensagem por miguelpisani Seg 11 Set 2017, 23:23

Questão 27)

Considere um triângulo de área A, sendo Ô o ângulo agudo formado por dois de seus lados. Duplicando Ô e mantendo o comprimento desses dois lados, o triângulo obtido terá área igual a:
a) 2 * A * senÔ
b) 2 * A * cosÔ
c) 2 * A
d) A

Resposta:


Dúvida: utilizando a fórmula da área de triângulo dados dois lados e o ângulo entre eles ( S = a*b*senC/2 ) consegui chegar ao resultado. Minha dúvida é se há alguma forma de se chegar no resultado utilizando caminhos mais elementares, que sejam do nível das questões da COMVEST.
Obrigado!

miguelpisani
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/05/2013
Idade : 28
Localização : Campinas - SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(Unicamp - vagas remanescentes) - Geometria  Empty Re: (Unicamp - vagas remanescentes) - Geometria

Mensagem por pedrim27 Ter 12 Set 2017, 11:56

A primeira formula vc está apenas calculando a altura do triângulo com trigonometria básica. É possível extender mais a questão "demonstrando" a altura do triângulo e a fórmula de sen(2x) mas acho desnecessário. 



Última edição por pedrim27 em Qua 13 Set 2017, 03:07, editado 1 vez(es)

pedrim27
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 517
Data de inscrição : 30/10/2014
Idade : 25
Localização : Minas Gerais,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(Unicamp - vagas remanescentes) - Geometria  Empty Re: (Unicamp - vagas remanescentes) - Geometria

Mensagem por miguelpisani Ter 12 Set 2017, 22:23

Obrigado, @pedrim27.

Acho que estava com um bloqueio. Fui olhar a questão mais tarde e ficou bem claro que se tratava apenas em interpretar a altura do triângulo em função do seno do ângulo Ô.

Obrigado!

miguelpisani
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/05/2013
Idade : 28
Localização : Campinas - SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(Unicamp - vagas remanescentes) - Geometria  Empty Re: (Unicamp - vagas remanescentes) - Geometria

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos