PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Volume de gasolina

2 participantes

Ir para baixo

Volume de gasolina Empty Volume de gasolina

Mensagem por gabripgn Sáb 12 Ago 2017, 20:00

"Um carro de 450 kg, movido a gasolina encontra-se parado em um semáforo em uma grande avenida. Assim que o sinal verde acende, o motorista pisa no acelerador, atingindo uma velocidade de 60 km/h após 12 segundos. Considerando uma eficiência de 25 % do motor, calcule o volume (em ml) de gasolina usado pelo motor nesse processo. Procure as informações necessárias na internet."


Pessoal, primeiramente eu calculei a aceleração. Em seguida, o deslocamento do carro nesses 12s. Com isso, obtive o trabalho que uma força deveria fazer para movimentar tal carro. A partir desses Joules do trabalho, pude encontrar a massa de gasolina. Por fim, utilizei a fórmula da densidade para calcular o volume, obtendo como resultado 7,2L. Tenho impressão de que os passos que segui acima estão muito errados, pois pensei: "será que um carro realmente gastaria tantos litros apenas para acelerar de 0 a 60km/h em 12s?". 


*nota: não possuo gabarito

gabripgn
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 29/10/2016
Idade : 28
Localização : Diadema - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Volume de gasolina Empty Re: Volume de gasolina

Mensagem por vitorluiz02 Sáb 12 Ago 2017, 21:27

Aplique o teorema Trabalho = Variaçao de energia cinetica , assim vc consegue a energia fornecida pelo motor(como a eficiencia é de 25% esta está reduzida a 1/4 de seu valor inicial ou seja a gasolina tem que fornecer 4x isso). Procurando na internet quanto 1 litro de gasolina pode fornecer de potencia vc consegue achar o volume total com uma regra de tres.
Espero ter ficado claro.

vitorluiz02
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 132
Data de inscrição : 02/01/2016
Idade : 24
Localização : Palhola, SC, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos