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Mensagem por joaoxky Sex 10 Mar 2017, 09:58

Recentemente vem sendo amplamente publicado pela mídia o caos que se passa nos presídios nacionais. Rebeliões, massacres e terror, são os resultados de décadas de uma gestão ineficiente e que não visa a recuperação e reintegração social do presidiário brasileiro.

Primeiramente, deve-se analisar que o Brasil possui a quarta maior população carcerária do mundo, acomodada na maioria das vezes de forma desumana em celas insalubres. O uso abusivo das prisões provisórias colaboram para esse inchaço populacional nos presídios. Coloca-se lado a lado detentos que praticaram pequenos delitos e os da mais alta periculosidade. Tal convívio se torna um impulso ao pequeno infrator a se aventurar em práticas criminosas mais graves.


É importante ressaltar, ainda, que a falta de habilidade do estado para lidar com os problemas das penitenciárias abriu uma vacância, onde a subcultura do crime se estabeleceu. O tribunal dos criminosos tem na maior parte das vezes seus juízes já encarcerados, que mesmo estando reclusos, ainda gerenciam e dão ordens às suas respectivas organizações. Isso traduz a ineficácia e fragilidade do sistema prisional.


Fica claro, portanto, a necessidade de uma reestruturação que realmente cumpra a função social das penitenciárias, dando fim ao estado paralelo do crime que vem se organizando e conquistando cada vez mais adeptos. Por meio de medidas de ressocialização, o governo deve garantir a entrada do preso no mercado de trabalho, promovendo oficinas profissionalizantes e parcerias com empresas para a imediata reinserção do reeducando. Ainda, é obrigação do estado proteger e garantir a integridade dos detentos, evitando que os mesmos se aliem a facções criminosas em busca de segurança, financiamentos entre outros, e aumentem seu grau de nocividade.


Bom dia! =]
Baseado nos 5 critérios de avaliação do enem, essa redação ficaria com quanto? 
Como posso desenvolver melhor o tema não e cair no senso comum? 

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Mensagem por Diego A Ter 14 Mar 2017, 14:17

Recentemente vem sendo amplamente [1] publicado pela mídia o caos que se passa nos presídios nacionais. Rebeliões, massacres e terror, são os resultados de décadas de uma gestão ineficiente e que não visa a recuperação e reintegração social do presidiário brasileiro.

Primeiramente, deve-se analisar que o Brasil possui a quarta maior população carcerária do mundo, acomodada na maioria das vezes de forma desumana em celas insalubres. [2] O uso abusivo das prisões provisórias colaboram para esse inchaço populacional nos presídios. [3] Coloca-se lado a lado detentos que praticaram pequenos delitos e os da mais alta periculosidade. Tal convívio se torna um impulso ao pequeno infrator a se aventurar em práticas criminosas mais graves.

É importante ressaltar, ainda, que a falta de habilidade do estado para lidar com os problemas [4] das penitenciárias abriu uma vacância, onde a subcultura do crime se estabeleceu. O tribunal dos criminosos tem na maior parte das vezes seus juízes já encarcerados, que mesmo estando reclusos, ainda gerenciam e dão ordens às suas respectivas organizações. Isso traduz a ineficácia e fragilidade do sistema prisional.

Conclusão
Fica claro, portanto, a necessidade de uma reestruturação que realmente cumpra a função social das penitenciárias, dando fim ao estado paralelo do crime que vem se organizando e conquistando cada vez mais adeptos.[5]

Por meio de medidas de ressocialização, o governo deve garantir a entrada do preso no mercado de trabalho, promovendo oficinas profissionalizantes e parcerias com empresas para a imediata reinserção do reeducando.[6]

Ainda, é obrigação do estado proteger e garantir a integridade dos detentos, evitando que os mesmos se aliem a facções criminosas em busca de segurança, financiamentos entre outros, e aumentem seu grau de nocividade. [5]

________________________
[1] Está confuso. Procure usar somente um advérbio, ou, então, começar o texto de modo mais sucinto, por exemplo: "O caos...", "O sistema prisional...", "O problema..."
[2] Entre o primeiro período e o que se segue, teremos mais de uma ideia para esse parágrafo. Assim, ficou faltando um conectivo nesse local.
[3] O mesmo do tópico [2]
[4] Deixe um pouco mais claro a ideia. Use um pouco mais de informações para trabalhar isso, assim você será bem compreendido e não tão genérico.

Desmembrei sua conclusão em algumas partes:
[5] Como?
[6] Aqui você está tratando da reinserção do detento na sociedade, mas não é este o problema tratado no texto.

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

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Mensagem por Diego A Ter 14 Mar 2017, 14:22

Tema: 160 pts
Sobre o critério: Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, com indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista.

Argumentação: 120 pts
Sobre o critério: Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista.

Coesão: 120 pts
Sobre o critério: Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.

Conclusão/Solução: 120 pts
Sobre o critério: Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.

Norma: 200 pts
Sobre o critério: Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Pontuação de 1000 pontos possíveis720

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

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