PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O sistema prisional brasileiro

3 participantes

Ir para baixo

O sistema prisional brasileiro  Empty O sistema prisional brasileiro

Mensagem por Apeliotes Ter 01 Ago 2017, 17:51

Boa tarde pessoal! Vocês poderiam corrigir minha redação de acordo com as competência do ENEM? 

Tema: O sistema prisional brasileiro e seus efeitos no século XXI

Grades Metálicas

Dirigido por Stanley Kubrick em 1972, o filme "Laranja Mecânica" narra a história de Alex, um garoto de quinze anos que ao cometer um de seus crimes é pego pela polícia e submetido a tratamentos psicológicos, os quais consistiam no uso de drogas e exposição contínua à violência como formas de reverter a agressividade do jovem, processo esse que se demonstrou ineficiente. Fora do cinema, no entanto, as punições e situações enfrentadas pelos condenados nos presídios brasileiros também se comprovaram ser um meio ineficaz para combater o crime, uma vez que este se torna cada vez mais frequente no Brasil.

Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que as técnicas punitivas e corretivas dentro das prisões não são capazes de diminuir os delitos cometidos pelos condenados. Isso porque o indivíduo, ao estar em constante contato com a violência e coerção, apenas terá suas chances de cometer crimes novamente potencializadas. Relacionada a isso está uma das pesquisas realizadas pelo Ipea, a qual revela que a cada quatro condenados, um volta a ser preso novamente, o que demonstra a ineficiência do sistema prisional brasileiro.

Além disso, há as situações enfrentadas pelos presidiários, muitas vezes desumanas, como a superlotação das celas e massacres nos presídios. Isso se deve principalmente pelo descaso do Governo Federal e até mesmo da própria população em frente a esses indivíduos, considerados incapazes de ser reabilitados e ressocializados na sociedade. Exemplos desse fato são as ideias compartilhadas por determinada parcela de brasileiros, que considera que "bandido bom, é bandido morto", um preceito que fere os direitos fundamentais de cada ser humano, mesmo que este seja um presidiário.

Dessa forma, tendo em vista os prejuízos relacionados à situação na qual vivem os condenados, é necessário que medidas sejam tomadas para que esses indivíduos não tornem a cometer crimes novamente, além de melhorar as condições nos presídios. Para isso, é preciso que sejam criados Projetos de Lei pelo poder legislativo que consistirão na mudança das técnicas coercivas para novas formas de reabilitação, utilizando-se da educação como maneira de reinserir esses indivíduos na sociedade. Somente assim poderemos mudar o quadro social brasileiro e a crítica feita pela obra "Laranja Mecânica".


Qualquer crítica é muito bem vinda por mim. Eu também ficaria muito grata se puderem citar em quais pontos posso melhorar! Obrigada pessoal.
Apeliotes
Apeliotes
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 01/08/2017
Idade : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O sistema prisional brasileiro  Empty Re: O sistema prisional brasileiro

Mensagem por SergioEngAutomacao Ter 01 Ago 2017, 21:26

"como a superlotação das celas e massacres nos presídios. Isso se deve principalmente pelo descaso do Governo Federal"


Eu sempre fui orientado pelos professores de redação a não tecer críticas ao governo federal, o que é perfeitamente lógico, apesar de ser preocupante o fato de que provavelmente sua avaliação será prejudicada se forem feitas críticas ao governo. 
Pense que o ENEM é uma prova aplicada pelo governo, certamente não é desejável estabelecer críticas ao mesmo nessa prova. Criticar é saudável, mas talvez não nesse contexto. Pelo que li nos últimos anos, nenhuma redação que tenha tirado 1000 escreveu, objetivamente, uma crítica ao governo.


Quanto à referência à Laranja Mecânica, eu não creio que seja tão interessante você usar a ficção como referência numa redação dessas, talvez você olhar os sistemas prisionais mundo à fora e encaixar de acordo com a tua tese seja mais desejável.


E eu não quebraria a cabeça com propostas com viés ideológico (como essa), pois note que o ENEM dificilmente cobra algo muito alinhado com discussões ideológicas... (Lei Seca, intolerância de raça/religião, publicidade infantil...). Note que dependendo do rumo que o candidato quiser escrever a redação esse tema pode tocar em muitas questões sensíveis de forte viés ideológico, como pena de morte, desarmamento, legalização de drogas, privatização de presídios, maioridade penal, etc.
SergioEngAutomacao
SergioEngAutomacao
Jedi
Jedi

Mensagens : 407
Data de inscrição : 04/06/2017
Idade : 27
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

O sistema prisional brasileiro  Empty Re: O sistema prisional brasileiro

Mensagem por Apeliotes Ter 01 Ago 2017, 21:33

Muito obrigada. Irei rever as partes que você citou! Quanto a parte da crítica ao governo eu também achei que não se encaixou muito bem na argumentação e ficou bem clichê! 

Muito obrigada pela ajuda!
Apeliotes
Apeliotes
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 01/08/2017
Idade : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O sistema prisional brasileiro  Empty Re: O sistema prisional brasileiro

Mensagem por Diego A Qui 03 Ago 2017, 21:47

Sua estrutura ainda está muito complexa, com períodos longos e demora pra chegar ao ponto, ou seja, dê uma lida nas redações modelo e veja a que se aproxima mais ao seu modo de escrever para tentar aprimorar seu texto.

I) melhor sintetizado, o tópico frasal que você usou no 2 parágrafo poderia ser colocado na intro; 
II) você também não precisaria reafirmar várias vezes algumas ideias se elas ficarem no lugar certo, ou seja, é preciso organizar um pouco melhor e analisar outras redações vai te ajudar nisso

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

O sistema prisional brasileiro  Empty Re: O sistema prisional brasileiro

Mensagem por Apeliotes Qui 03 Ago 2017, 21:58

Muito obrigada pelas dicas! Darei uma lida nas redações exemplares! Realmente essa redação que fiz possui muitos erros.

Enfim, obrigada mesmo!
Apeliotes
Apeliotes
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 01/08/2017
Idade : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O sistema prisional brasileiro  Empty Re: O sistema prisional brasileiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos