PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O sistema prisional brasileiro (ENEM)

2 participantes

Ir para baixo

O sistema prisional brasileiro (ENEM) Empty O sistema prisional brasileiro (ENEM)

Mensagem por Shini10 Seg 21 Ago 2017, 20:37

O sistema prisional brasileiro e os seus efeitos no séc. XXI

(ENEM)

                                                                            Integrar para libertar
É cada vez maior o número de presídios superlotados no Brasil. Um dos principais objetivos do sistema prisional, a reinserção social, na maior parte dos casos não é alcançada. Torna-se necessário, portanto, aperfeiçoar os mecanismos de inclusão do preso à sociedade e criar maior distinção em função da periculosidade dos detentos.
 Compete aos presídios criarem condições adequadas ao desenvolvimento socioeconômico dos presos. A oferta de cursos profissionalizantes aliada ao apoio psicológico são essenciais na propagação de novas oportunidades, propiciando a descoberta de aptidões até então inexploradas.
 Além disso, é fundamental que indivíduos fichados por crimes bárbaros não interajam com os que cometeram pequenos delitos. De tal maneira, inibi-se a criação de um ambiente cuja tendência é agravar o risco oferecido pelos infratores de menor periculosidade, tendo em vista que estes poderão adentrar ainda mais no mundo do crime.
 Consequentemente, cabe aos órgãos que gerenciam as cadeias brasileiras juntamente as polícias, a elaboração de um plano organizando a reestruturação do sistema. As medidas apresentadas, como a separação e a criação de programas sociais, podem ser financiadas pela arrecadação de impostos. Garante-se assim, a preservação dos direitos humanos e a força da lei.

Shini10
Jedi
Jedi

Mensagens : 215
Data de inscrição : 24/07/2011
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O sistema prisional brasileiro (ENEM) Empty Re: O sistema prisional brasileiro (ENEM)

Mensagem por SergioEngAutomacao Seg 21 Ago 2017, 20:51

Olá, boa noite.

A redação parece mais um bom "esqueleto" de uma redação maior, tente expandir mais alguns aspectos, redação com menos de 25 linhas dificilmente aparecem entre aquelas que tiram mil.
Sobre o que você falou sobre distinguir criminosos que cometem pequenos crimes para aqueles que cometeram crimes hediondos, isso já existe. É ambíguo (pelo menos ao meu ver) se você está sugerindo que isso aconteça ou se você está relatando algo que é importante, no primeiro caso, não é adequado pois reflete desinformação.

Falta de objetividade também pode ser um problema. Sugere a criação de "programas sociais", mas que programas sociais seriam esses? Além do fato de que sugerir aumento de impostos é sempre problemático (pois ninguém quer pagar mais imposto).
SergioEngAutomacao
SergioEngAutomacao
Jedi
Jedi

Mensagens : 407
Data de inscrição : 04/06/2017
Idade : 27
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos