PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UFF) Citologia

2 participantes

Ir para baixo

(UFF) Citologia Empty (UFF) Citologia

Mensagem por Giovana Martins Sex 14 Out 2016, 15:41

Quando se coloca água oxigenada em um ferimento na pele, uma enzima localizada no interior de uma determinada organela das células do tecido ferido cliva essa água, provocando um borbulhamento sobre o ferimento. 

A) Em que organela a enzima em questão se localiza? 
B) Explique por que ocorre o borbulhamento sobre o ferimento, descrevendo a reação e a enzima envolvida. 
C) Um animal geneticamente modificado apresenta uma redução significativa da síntese das enzimas da organela identificada na resposta do item a. Nesse caso, o processo de destoxificação do etanol seria afetado? Justifique. 
D) Cite o nome e a função específica da organela identificada no item a, nas células vegetais.

Minha dúvida é na letra C. Gabarito oficial: "Sim, porque as enzimas peroxissomais estão envolvidas no processo de metabolização do etanol."

Mesmo contrastando com a resposta oficial, estaria errado se eu respondesse da maneira abaixo?

Não, pois o etanol poderia ser metabolizado pelo retículo endoplasmático liso.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7645
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(UFF) Citologia Empty Re: (UFF) Citologia

Mensagem por hugo araujo Sex 14 Out 2016, 17:35

Eu acredito que essa função do retículo liso é observada nas células hepáticas por conta da sua maior abundância nesse tipo de célula.

Lembre-se de que a quantidade de determinadas organelas varia em cada tipo de célula por conta da suas especializações. As células musculares, por exemplo, possuem em abundância retículo endoplasmático liso para o armazenamento de cálcio, o qual participa da contração muscular. Do mesmo modo, as células hepáticas possuem esse mesmo retículo em abundância para os processos de desintoxicação, como do álcool. 

Já as células que compõe as camadas da pele humana não possuem em grande quantidade essa organela ao ponto dela ser eficaz no processo de desintoxicação. As células da camada epitelial, por exemplo, são bem simples, devido a pouca especialização desse tecido. O grau de especialização de uma célula está ligado a sua taxa de recomposição. As células da pele, por serem mais simples são substituídas facilmente, já um neurônio (super especializado) não possui taxa de recomposição, pois seu ciclo celular fica bloqueado no período G0 da interfase. 

Talvez minha resposta não te convença, mas eu acredito que seja mais ou menos por ai. Espero ter ajudado.


Última edição por hugo araujo em Sáb 15 Out 2016, 12:55, editado 1 vez(es)

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

(UFF) Citologia Empty Re: (UFF) Citologia

Mensagem por Giovana Martins Sex 14 Out 2016, 23:21

"Talvez minha resposta não te convença, mas eu acredito que seja mais ou menos por ai. Espero ter ajudado."


Pelo contrário, ajudou bastante, Hugo Smile. Obrigada!

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7645
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(UFF) Citologia Empty Re: (UFF) Citologia

Mensagem por hugo araujo Sáb 15 Out 2016, 13:12

Giovana, sobre o que eu falei acima sobre taxa de recomposição celular - em algumas células a taxa de recomposição faz parte da sua especialização, como as células da parede intestinal e da parede estomacal que sofrem constantemente com as variações de pH e as inúmeras reações químicas. Por isso essas células são substituídas frequentemente e inclusive produzem um muco para protege-las, pois, caso contrário, elas podem ser lesionadas, como o surgimento de ulceras.

Mas, no geral, o que eu afirmei se mantém, células mais simples, com pouco grau de especialização, possuem alta taxa de proliferação. Já células muito especializadas possuem pouca taxa de proliferação.

Sei que isso foge um pouco da sua pergunta inicial, mas entrei nesse tema para tentar demonstrar que a quantidade de certas organelas variam em cada tipo de célula e que as células que compõe a pele, sobretudo as do tecido epitelial, não possuem essa especialização desintoxicadora via retículos endoplásmaticos lisos, pois são células mais simples.


Última edição por hugo araujo em Sáb 15 Out 2016, 23:41, editado 1 vez(es)

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

(UFF) Citologia Empty Re: (UFF) Citologia

Mensagem por Giovana Martins Sáb 15 Out 2016, 23:32

Muito bacana, Hugo. Suas respostas engrandeceram a postagem. Além disso, toda informação útil nunca é demais. Suas respostas me ajudaram bastante, pois eu nem sabia que o número de organelas variava de acordo com o tipo de célula. Infelizmente, durante os meus estudos sobre citologia, eu não pude aprofundar tanto no que diz respeito às organelas (o tempo é curto, os vestibulares cobram muitos assuntos e não dá para ver tão detalhadamente algumas matérias :evil: :evil: ), apenas vi o básico sobre as funções das organelas, mas não vi bem onde elas atuam Sad. Enfim, muito obrigada pela disposição em fornecer uma resposta bem objetiva e, ainda assim, detalhada!!
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7645
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(UFF) Citologia Empty Re: (UFF) Citologia

Mensagem por hugo araujo Ter 18 Out 2016, 16:18

Fico contente por ter ajudado, Giovana.  Smile

De fato, são muitos detalhes para memorizarmos. As vezes até inúteis a depender do tipo de prova que priorizamos.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

(UFF) Citologia Empty Re: (UFF) Citologia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos