PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os vírus são seres vivos?

4 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Os vírus são seres vivos? - Página 2 Empty Os vírus são seres vivos?

Mensagem por Convidado Dom 24 Abr 2016, 19:39

Relembrando a primeira mensagem :

Os vírus, por serem muito simples, podem ser considerados as primeiras formas de vida do nosso planeta? Eles podem ser considerados o limite entre o vivo e o não-vivo?

Minha resposta:

Galera, gostaria que melhorassem a minha resposta, pois para mim ela não ficaria muita clara para um leitor leigo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo


Os vírus são seres vivos? - Página 2 Empty Re: Os vírus são seres vivos?

Mensagem por Gustavoadp Ter 26 Abr 2016, 22:45

Continua dizendo que vieram de células. Para atender ao que você quer, teria que dizer que eles vieram antes

Analisando a questão
Pra mim, essa pergunta está meio vaga. Posso responder dizendo:
Sim, se forem considerados vivos, por serem os mais simples, podem ter sido os primeiros, considerando que o simples origina o complexo.

Acho que essa pergunta não precisa ser levada à discussão de que vírus é ser vivo ou não vivo.


Analisando a discussão
Maas, entrando nela, eu ainda acho que não é vivo. Essa notícia, mandada pelo mestre, está muito superficial. Ela é boa porque é recente. Eu queria vê-la mais aprofundada, baseando-se nas experiências. Pois, dizer que eles têm material parecido pode muito bem inferir que eles vieram depois também. 
O que eu sustento para dizer que eles vieram depois é a alta especificidade: os vírus atacam organismos de sua origem, apenas. Sem contar que dizer que eles se reproduzem no interior da célula hospedeira, pode-se inferir que não surgiram antes das células.
Gustavoadp
Gustavoadp
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 05/07/2014
Idade : 26
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Os vírus são seres vivos? - Página 2 Empty Re: Os vírus são seres vivos?

Mensagem por hugo araujo Ter 26 Abr 2016, 23:32

Meu raciocínio é semelhante ao de Gustavo. Gostaria de acrescentar alguns pontos importantes a essa discussão. 

Segundo a Teoria Celular:

1) Todo ser vivo tem organização celular

2) O metabolismo ( conjunto de todas as reações de um ser vivo ) de um ser decorre da atividade de suas células.

3) Uma célula provém de outra por reprodução - Biogênese. ( Mitose ou Meiose )

4) condições vitais para ser considerado um ser vivo:

.Reprodução
.Metabolismo
.Evolução

A organização celular assegura as condições vitais.


a) Membrana Plasmática - Película lipoproteica que diferencia e individualiza a célula através de transportes passivo e ativo, mediados por proteínas carreadoras específicas.

B) Citoplasmas - Compõe -se de um coloide que abriga moléculas de proteínas, enzimas NAD+, ADP, pi e ribossomos. O Hialoplasma é a sede da reações químicas de oxirredução para síntese de ATP e síntese de proteínas nos ribossomos. 

C) Material genético - Herdável sob forma de DNA, este, por sua vez, garante as três condições vitais, reprodução, metabolismo e evolução. 

Fiz um mapa conceitual para demonstrar esse fato. Não ta muito legal, mas acho que da pra entender.


Os vírus são seres vivos? - Página 2 E064w0

Diante disso, o vírus são:

1) Estruturas acelulares ( não possui células ) e supramoleculares ( menores que uma molécula )

2) Seu genoma incipiente ( insuficiente ) impossibilita a produção de ribossomos e consequentemente síntese de proteínas. 

3) A ausência de enzimas que catalizam reações de oxirredução inviabiliza a produção de ATP e o metabolismo. Dessa forma são parasitas intramoleculares obrigatórios - utilizam a maquinaria biossintetizadora  celular da célula hospedeira para reprodução.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Os vírus são seres vivos? - Página 2 Empty Re: Os vírus são seres vivos?

Mensagem por Convidado Qua 27 Abr 2016, 12:02

Caramba galera! Muito obrigado por terem contribuído! Então eu aprendi que vírus, graças a vocês, não são seres vivos. Adorei a explicação de vocês!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os vírus são seres vivos? - Página 2 Empty Re: Os vírus são seres vivos?

Mensagem por Convidado Qua 27 Abr 2016, 12:03

Falando nisso, o que seriam genes inéditos e nona espécie?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os vírus são seres vivos? - Página 2 Empty Re: Os vírus são seres vivos?

Mensagem por hugo araujo Qua 27 Abr 2016, 12:30

Um gene é um segmento de DNA, sua composição são os nucleotídios, estes são formados por bases nitrogenadas, fosfato e uma pentose. 

O gene contem as informações hereditárias, e as mesmas são expressas através da síntese de proteínas estruturais ou catalizadoras.

As proteínas são formadas por aminoácidos (monômeros). Os genes determinam a sequência de aminoácidos nas proteínas. 

As informações contidas no gene, para síntese da proteína, são transcritas em moléculas de RNA mensageiro, transportador e ribossômico.

Esses, posteriormente, realizam a tradução da mensagem transcrita sintetizando as proteínas. 

Uma trinca de base nitrogenada, que compõe o gene, é responsável por ''guiar'' a posição do aminoácido na proteína. 

Dessa forma, uma modificação nas sequências de bases nitrogenadas do gene, como substituição, adição, perda ou união de bases adjacentes, pode alterar a sequência de aminoácidos o que acarretara na formação de novas unidades proteicas, consequentemente, novas características, novas espécies.  

Mas cuidado, isso é um evento aleatório, pode ser positivo ou negativo para a espécie.

Existem mecanismos de reparo para impedir mutações, através de enzimas de reparação. 

Além do mais, o código genético é degenerado, ou seja, trincas diferentes de bases nitrogenadas, podem homologar um mesmo aminácido.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Os vírus são seres vivos? - Página 2 Empty Re: Os vírus são seres vivos?

Mensagem por Convidado Qua 27 Abr 2016, 14:29

hugo araujo escreveu:Além do mais, o código genético é degenerado, ou seja, trincas diferentes de bases nitrogenadas, podem homologar um mesmo aminácido.

Deixe-me ver se eu entendi, trincas diferentes de bases nitrogenadas, são três tipos diferentes de bases nitrogenadas?


Fazer com que os aminoácidos fiquem semelhantes?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os vírus são seres vivos? - Página 2 Empty Re: Os vírus são seres vivos?

Mensagem por hugo araujo Qua 27 Abr 2016, 14:54

Existem 4 tipos de bases nitrogenadas na molécula de DNA.

Guanina, Citosina, Timina e Adenina

Cada trinca de bases, por exemplo, ADC,  '' orienta '' a posição de um aminoácido no polipeptídio.

Porém trincas distintas, como AAC e CCD podem codificar um mesmo aminácido. 

Desse modo, por exemplo, se ocorresse uma mutação de substituição da trinca AAC por CCD, não mudaria nada na mensagem que será sintetizada, pois ambas determinam o mesmo aminoácido. Quando isso ocorre, a mutação é chamada de mutação silenciosa.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Os vírus são seres vivos? - Página 2 Empty Re: Os vírus são seres vivos?

Mensagem por Convidado Qua 27 Abr 2016, 15:42

Hum... Muito obrigado por ter me explicado tão bem! No início eu tinha pensado que um código genético degenerado era um código defeituoso, depois eu tinha pensado em trincas. Meu primeiro raciocínio estava errado, Hugo?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os vírus são seres vivos? - Página 2 Empty Re: Os vírus são seres vivos?

Mensagem por hugo araujo Qua 27 Abr 2016, 15:57

Sim, estava errado, degenerado é sinônimo de redundante.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Os vírus são seres vivos? - Página 2 Empty Re: Os vírus são seres vivos?

Mensagem por Convidado Qua 27 Abr 2016, 16:05

Muito obrigado por todas estas valiosas informações!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os vírus são seres vivos? - Página 2 Empty Re: Os vírus são seres vivos?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos