PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão de definição de número real !

2 participantes

Ir para baixo

Questão de definição de número real ! Empty Questão de definição de número real !

Mensagem por RafaelDouglas Ter 01 Mar 2016, 01:46

(FUVEST) Sejam a,b e p números reais , a>0 , b>0 e p>1.

Demonstre : 

Se 
, então  

Minha ideia de solução :

Eu não acredito que esta questão tenha cálculo nenhum a minha solução foi substituir supostos valores a b e p e ver  se daria certo , mas  problema é demonstrar eu não posso demonstrar para todos os valores . 


Minha dúvida é a seguinte : 

 1- Como demonstrar uma solução matematicamente 

 2- Se eu demonstrar em um exemplo para um valor isso poe ser uma demonstração ?

Eu nunca fui bom em demonstração matemática ( e em nenhum outro tipo de demonstração ) , se alguém tiver ou conhecer  algum material ou aula que ajuda explicar a como aprender a fazer demonstração matemática me ajudará muito . Obrigado .
RafaelDouglas
RafaelDouglas
Iniciante

Mensagens : 42
Data de inscrição : 27/09/2014
Idade : 32
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão de definição de número real ! Empty Re: Questão de definição de número real !

Mensagem por vladimir silva de avelar Ter 01 Mar 2016, 07:26

Questão de definição de número real ! GClDObZAedYARCcRAIxUEgfxM7EtO0YZYlAAAAAElFTkSuQmCC

vladimir silva de avelar
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 156
Data de inscrição : 24/08/2015
Idade : 36
Localização : Belo Horizonte, Minas Gerais Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão de definição de número real ! Empty Re: Questão de definição de número real !

Mensagem por vladimir silva de avelar Ter 01 Mar 2016, 07:34

Minha dúvida é a seguinte : 

 1- Como demonstrar uma solução matematicamente?
Então, existem diversas formas de demonstrações, por exemplo:
demonstração por absurdo, por indução finita, demonstração direta ...
Na minha opinião, a escolha da demonstração se torna mais fácil com a experiência, fazendo muitos exercícios. Mas com a prática, você vai começar a reconhecer algumas características que te induzem a querer usar uma demonstração específica.

 2- Se eu demonstrar em um exemplo para um valor isso pode ser uma demonstração ?
As vezes, por exemplo, se eu quiser mostrar a seguinte desigualdade:
2^n > 2n
se eu mostrar para n = 3
2^3 > 2.3
8 > 6
eu mostrei apenas que para 3 isso é verdade, nada me garante que será verdade para n = 4, por exemplo.
Esse, no caso, é um tipo de exercício que te induz a querer usar indução finita.

Um caso que isso seria verdade, é quando você procura um contra exemplo, por exemplo:

Na afirmação: Todo número terminado em 3 é divisível por 3. Ora, 13 é terminado em 3, mas não é múltiplo de 3. Ou seja, está demonstrado que a afirmação é falsa, por meio do contraexemplo.

Eu nunca fui bom em demonstração matemática ( e em nenhum outro tipo de demonstração ) , se alguém tiver ou conhecer  algum material ou aula que ajuda explicar a como aprender a fazer demonstração matemática me ajudará muito . Obrigado .
Em geral, livros de análise contém demonstrações de diversas naturezas, mas, dependendo do nível que você procura nas demonstrações, procure materias de olimpíadas também.
No mais, espero ter ajudado, bons estudos. Wink

vladimir silva de avelar
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 156
Data de inscrição : 24/08/2015
Idade : 36
Localização : Belo Horizonte, Minas Gerais Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão de definição de número real ! Empty Re: Questão de definição de número real !

Mensagem por RafaelDouglas Sáb 05 Mar 2016, 23:45

vladimir silva de avelar escreveu:Questão de definição de número real ! GClDObZAedYARCcRAIxUEgfxM7EtO0YZYlAAAAAElFTkSuQmCC

Só não entendi dá onde tirou a base para fazer isto :
a(1-p)> bp(1-p)  ???
Esta passagem eu não entendi .

Se puder explicar eu agradeço .
RafaelDouglas
RafaelDouglas
Iniciante

Mensagens : 42
Data de inscrição : 27/09/2014
Idade : 32
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão de definição de número real ! Empty Re: Questão de definição de número real !

Mensagem por RafaelDouglas Sáb 05 Mar 2016, 23:50

vladimir silva de avelar escreveu:Minha dúvida é a seguinte : 

 1- Como demonstrar uma solução matematicamente?
Então, existem diversas formas de demonstrações, por exemplo:
demonstração por absurdo, por indução finita, demonstração direta ...
Na minha opinião, a escolha da demonstração se torna mais fácil com a experiência, fazendo muitos exercícios. Mas com a prática, você vai começar a reconhecer algumas características que te induzem a querer usar uma demonstração específica.

 2- Se eu demonstrar em um exemplo para um valor isso pode ser uma demonstração ?
As vezes, por exemplo, se eu quiser mostrar a seguinte desigualdade:
2^n > 2n
se eu mostrar para n = 3
2^3 > 2.3
8 > 6
eu mostrei apenas que para 3 isso é verdade, nada me garante que será verdade para n = 4, por exemplo.
Esse, no caso, é um tipo de exercício que te induz a querer usar indução finita.

Um caso que isso seria verdade, é quando você procura um contra exemplo, por exemplo:

Na afirmação: Todo número terminado em 3 é divisível por 3. Ora, 13 é terminado em 3, mas não é múltiplo de 3. Ou seja, está demonstrado que a afirmação é falsa, por meio do contraexemplo.

Eu nunca fui bom em demonstração matemática ( e em nenhum outro tipo de demonstração ) , se alguém tiver ou conhecer  algum material ou aula que ajuda explicar a como aprender a fazer demonstração matemática me ajudará muito . Obrigado .
Em geral, livros de análise contém demonstrações de diversas naturezas, mas, dependendo do nível que você procura nas demonstrações, procure materias de olimpíadas também.
No mais, espero ter ajudado, bons estudos. Wink

Sim eu cheguei a estudar indução finita ,indução matemática , mas me lembro de poucas coisas . Aonde eu posso começar aprender isso do zero ?Tem alguma vídeo de alguém que explica isso bem para leigos no assunto ?

Tenho que praticar muito este tipo de lógica e conhecimento , tenho muita dificuldade.
RafaelDouglas
RafaelDouglas
Iniciante

Mensagens : 42
Data de inscrição : 27/09/2014
Idade : 32
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão de definição de número real ! Empty Re: Questão de definição de número real !

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos