PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DEFINIÇÃO DE NÚMERO MÚLTIPLO EM ALGORITMO

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

DEFINIÇÃO DE NÚMERO MÚLTIPLO EM ALGORITMO Empty DEFINIÇÃO DE NÚMERO MÚLTIPLO EM ALGORITMO

Mensagem por MakiseKurisu Qui 26 Mar 2020, 20:07

Galera, estou resolvendo um exercício de ALGORITMO que envolve a definição de número múltiplo. Sei que Algoritmo não a ver com o site (eu acho, bom, pelo menos eu não vi uma aba com dúvidas sobre), contudo, esse exercício envolve conceito básico de número múltiplo. Por isso, acredito que seja fácil resolver e que vocês possam me ajudar.

MakiseKurisu
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 157
Data de inscrição : 15/03/2017
Idade : 25
Localização : Brasil-SC-Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

DEFINIÇÃO DE NÚMERO MÚLTIPLO EM ALGORITMO Empty Re: DEFINIÇÃO DE NÚMERO MÚLTIPLO EM ALGORITMO

Mensagem por MakiseKurisu Qui 26 Mar 2020, 20:09

Galera, estou resolvendo um exercício de ALGORITMO que envolve a definição de número múltiplo. Sei que Algoritmo não a ver com o site (eu acho, bom, pelo menos eu não vi uma aba com dúvidas sobre), contudo, esse exercício envolve conceito básico de número múltiplo. Por isso, acredito que seja fácil resolver e que vocês possam me ajudar. Ou, pelo menos, eu espero que sim.
Vamos lá, o exercício é:

Faça um algoritmo para ler 2 valores A e B e indicar se são ou não múltiplos

A resposta da lista era a seguinte:

Algoritmo
Inicio
 Inteiro a,b,r,q
 Escreva "Digite 2 numeros inteiros"
 Leia a
 Leia b
 q=a/b
 r=a%b //Para quem não conhece a linguagem C: r= resto da divisão de a por b//
 Se (q!=0 && r==0) //SE q for diferente de 0 E r for igual a 0)//
 Escreva "b eh divisor de a"
 Senao
 Escreva "b nao eh divisor de a"
 q=b/a
 r=b%a
 Se (q!=0 && r==0)
 Escreva "a eh divisor de b"
 Senao
 Escreva "a nao eh divisor de b"
Fim

Me deixou em dúvida pois, a questão pede para definir número múltiplo, que é diferente de divisor. Correto? Eis a definição dos dois:
Número múltiplo: Sejam a e b dois números inteiros conhecidos, o número a é múltiplo de b se, e somente se, existir um número inteiro k tal que a = b · k.
Número divisor:Sejam a e b dois números inteiros conhecidos, vamos dizer que b é divisor de a se o número b for múltiplo de a, ou seja, a divisão entre b e a é exata (deve deixar resto 0).

Portanto, eu não acho que a resolução desse exercício esteja correta, visto que nele, há a definição de número DIVISOR e não MÚLTIPLO. Tentei resolver, mas não cheguei muito longe:

ALGORITMO
{
   INTEIRO a, b, k,t
   ESCREVA "Digite dois valores inteiros"
   LEIA a
   LEIA b
   k= (a/b)
    SE (a%b == 0) .E. (k!=0) //Se resto da divisão de a por b for = 0//
      ESCREVA "Os numeros sao multiplos"
      SENAO ESCREVA "Os numeros nao sao multiplos"
   t= (b/a)
    SE (b%a == 0) .E. (t!=0)
      ESCREVA "Os numeros sao multiplos"
      SENAO ESCREVA "Os numeros nao sao multiplos"
}
//Aqui, chegamos na conclusão de que eu cheguei no mesmo resultado do exercicio. Pq? Bom, primeiramente, eu tentei fazer:
SE a=b*k, então a/b=k ENTAO ESCREVA "O numero é multiplo"
Mas não consegui pensar mais adiante, e fazer só isso não faria sentido pois, precisa declarar esse "k". Foi aí que pensei que, pra k=A/B, e pra que a seja múltiplo de b, k precisa ser um número inteiro. Portanto, usei a mesma lógica do exercício da lista: SE a%b == 0 .E. k!=0, o resultado, obviamente, será um numero inteiro. Mas o problema, é que essa é a mesma definição de número divisor. Então acredito que tenha faltado algo, ou algo já esteja errado. Além disso, para que a seja múltiplo de b, a= b*k, onde k é um número inteiro qualquer. Então, como, criar um algoritmo que defina melhor um número múltiplo, onde k seja um número inteiro qualquer sem que o usuário forneça-o.
Acho que falei demais para um exercício que aparenta ser simples, me desculpe se compliquei um pouco. Se alguém puder me ajudar nessa questão, agradeço desde já.

MakiseKurisu
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 157
Data de inscrição : 15/03/2017
Idade : 25
Localização : Brasil-SC-Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

DEFINIÇÃO DE NÚMERO MÚLTIPLO EM ALGORITMO Empty Re: DEFINIÇÃO DE NÚMERO MÚLTIPLO EM ALGORITMO

Mensagem por Giovana Martins Qui 26 Mar 2020, 20:10

Na verdade o fórum tem uma seção sobre programação. Vou mudar a postagem de lugar.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7615
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

DEFINIÇÃO DE NÚMERO MÚLTIPLO EM ALGORITMO Empty Re: DEFINIÇÃO DE NÚMERO MÚLTIPLO EM ALGORITMO

Mensagem por Emanuel Dias Qui 26 Mar 2020, 20:24

Eu lembro de ter feito um ex assim em Python.

Tente assim:


a = número 1
b = número 2

faça o programa identificar qual dos dois é maior,


pegue o maior e divida pelo menor, se o resto da divisão é zero, imprima, é múltiplo. Acredito que seja a maneira mais fácil.


Lembrando que a definição de múltiplo:

um número b é múltiplo de um número a, se esse número b pode ser escrito como ka, onde k é um inteiro.


O que seu algoritmo fara:

digitado os parâmetros se b>a  e  b for múltiplo de a, é verdade que b=ka,  \frac{ka}{a}=k e o resto da divisão é 0.

digitando os parâmetros se b>1 e b não for múltiplo, a divisão tem resto diferente de 0.


Análogo se a>b





Última edição por Emanuel Dias em Qui 26 Mar 2020, 20:32, editado 1 vez(es)

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

DEFINIÇÃO DE NÚMERO MÚLTIPLO EM ALGORITMO Empty Re: DEFINIÇÃO DE NÚMERO MÚLTIPLO EM ALGORITMO

Mensagem por Emanuel Dias Qui 26 Mar 2020, 20:26

Eu não lembro se foi exatamente assim, mais tarde posso tentar escrever na sintaxe de programação se quiser.

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

DEFINIÇÃO DE NÚMERO MÚLTIPLO EM ALGORITMO Empty Re: DEFINIÇÃO DE NÚMERO MÚLTIPLO EM ALGORITMO

Mensagem por MakiseKurisu Qui 26 Mar 2020, 20:30

Emanuel Dias escreveu:
Eu não lembro se foi exatamente assim, mais tarde posso tentar escrever na sintaxe de programação se quiser.
Sim, quero. Depois eu tento usar sua lógica. Se eu não entender alguma coisa, te digo. =) OBS.: muito obrigada pela ajuda

MakiseKurisu
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 157
Data de inscrição : 15/03/2017
Idade : 25
Localização : Brasil-SC-Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

DEFINIÇÃO DE NÚMERO MÚLTIPLO EM ALGORITMO Empty Re: DEFINIÇÃO DE NÚMERO MÚLTIPLO EM ALGORITMO

Mensagem por fantecele Qui 26 Mar 2020, 21:20

Só sei Python (na verdade não sei kkkk), mas em Python eu tentaria fazer assim, sem usar a ideia do %.

Não vou digitar o código em si, mas vou passar a ideia, primeiro você pede pro seu programa "ver" qual é o maior dos números dados, vamos supor que você tenha colocado os números a e b, daí o seu programa vai e vê que entre a e b temos que "a maior ou igual a b", daí agora você tem que ver se "a é múltiplo de b", aí eu faria o programa rodar todos os números entre 1 e b ou iguais a eles, se para algum deles tiver que ao multiplicar ele por b e o resultado for igual a "a" você vai ter que a é múltiplo de b, ai você pede pro programa retornar isso, se não ocorrer de serem iguais, você pede pro programa retornar que não são múltiplos, ficaria +- assim em Python:

Quando verdade:  
       Para cada i tal que 1 menor ou igual i menor ou igual b:
             se i.b == a:
                     print é múltiplo
                     break 
        print não é múltiplo
        break
 
esse break é pra finalizar esse "Quando verdade".

O ruim que eu não sei usar C kkk, ai não sei como poderia melhorar isso em C, mas em Python eu tentaria assim, qualquer coisa é só falar.

fantecele
Fera
Fera

Mensagens : 1217
Data de inscrição : 14/09/2014
Idade : 27
Localização : Nova Venécia-ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

DEFINIÇÃO DE NÚMERO MÚLTIPLO EM ALGORITMO Empty Re: DEFINIÇÃO DE NÚMERO MÚLTIPLO EM ALGORITMO

Mensagem por Emanuel Dias Sex 27 Mar 2020, 05:41

Em Python ficou assim:


a = int(input())
b = int(input())
if b   menor = b
   maior = a
else:
   menor = a
   maior = b
resto = maior%menor
if resto == 0:
   print('é múltiplo')
else:
   print ('não é múltiplo')


acredito que seja possível simplificar mais.

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

DEFINIÇÃO DE NÚMERO MÚLTIPLO EM ALGORITMO Empty Re: DEFINIÇÃO DE NÚMERO MÚLTIPLO EM ALGORITMO

Mensagem por Emanuel Dias Sex 27 Mar 2020, 07:37

Um outro método sem usar resto distinguir qual é maior mas que provavelmente daria mais trabalho seria

a = número 1
b = número 2


se a%b == 0 já é múltiplo

se a%b !=0 ainda resta uma chance


se o denominador da fração for múltiplo do numerador também será múltiplo


mas teria que escrever um algoritmo para transformar a divisão em fração e chegar, daria mais trabalha mas é um bom exercício.

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

DEFINIÇÃO DE NÚMERO MÚLTIPLO EM ALGORITMO Empty Re: DEFINIÇÃO DE NÚMERO MÚLTIPLO EM ALGORITMO

Mensagem por MakiseKurisu Sex 27 Mar 2020, 20:54

Emanuel Dias escreveu:
Um outro método sem usar resto distinguir qual é maior mas que provavelmente daria mais trabalho seria

a = número 1
b = número 2


se a%b == 0  já é múltiplo

se a%b !=0 ainda resta uma chance


se o denominador da fração for múltiplo do numerador também será múltiplo


mas teria que escrever um algoritmo para transformar a divisão em fração e chegar, daria mais trabalha mas é um bom exercício.
Achei sua ideia de identificar qual dos dois números é o maior e menor, genial. 
a = int(input())
b = int(input())
if b   menor = b
   maior = a
else:
   menor = a
   maior = b
resto = maior%menor
if resto == 0:
   print('é múltiplo')
else:

   print ('não é múltiplo')

Contudo, no seu código faltou declarar a varável k. Pq pensa comigo, para que a seja múltipli de b, precisa haver outro número k, tal que a=b*k. Então fiz o seguinte código:
main () {
{  int a,b, maior, menor, k;
    printf ("Digite dois valores inteiros");
    scanf (%d, &a);
    scanf (%d, &b);
    if (a>b);
      maior=a;
      else;
        maior=b;
    if (a      menor=a;
      else;
      menor=b;
   k= maior/menor //Para que k seja um numero inteiro
   if ((maior%menor==0) .E. (menor!=0) .E. (maior= menor*k)) 
     printf ("O numero eh multiplo")
     else
       printf("O numero nao eh multiplo)
FIM

Porém, isso ainda não funciona para números decimais. E se o usuário digitar um número decimal? daí k já não será um número inteiro. OBS.: Sei que eu fiz o pc pedir para o usuário digitar dois valores inteiros. Mas tem como identificar se são mesmo? Ou será que não precisava declarar a variável k?? Estou confusa

MakiseKurisu
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 157
Data de inscrição : 15/03/2017
Idade : 25
Localização : Brasil-SC-Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

DEFINIÇÃO DE NÚMERO MÚLTIPLO EM ALGORITMO Empty Re: DEFINIÇÃO DE NÚMERO MÚLTIPLO EM ALGORITMO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos