PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Raio da Terra medido por Erastótenes

2 participantes

Ir para baixo

Raio da Terra medido por Erastótenes Empty Raio da Terra medido por Erastótenes

Mensagem por RCarlini 8/10/2015, 3:43 pm

Questão da olímpiada Brasileira de física, não consegui resolver de modo algum...

QUESTÃO 3 - Os registros históricos evidenciam que Eratóstenes foi o primeiro a medir o raio da Terra. Sabia-se que quando o Sol se encontrava mais ao norte – posição que chamamos solstício de inverno no hemisfério Sul – os raios solares eram verticais ao meio dia em Siene, hoje Assua no Egito. Esta conclusão vinha pelo fato de a imagem do Sol poder ser vista refletida no fundo de um poço. No mesmo instante em Alexandria, medindo-se o tamanho da sombra de um bastão na vertical, os raios solares estavam inclinados, fazendo um ângulo aproximado de 7,2° com a vertical. Supondo os raios solares praticamente paralelos e sendo a distância de Alexandria a Siene dada por 5000 estádios - unidade antiga de medida correspondente hoje a 800km - qual foi o valor do raio da Terra medido por Erastótenes? Use π=3.

RCarlini
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/08/2015
Idade : 23
Localização : Poços de Caldas, MG, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Raio da Terra medido por Erastótenes Empty Re: Raio da Terra medido por Erastótenes

Mensagem por Euclides 8/10/2015, 4:10 pm

Raio da Terra medido por Erastótenes 7mf9

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Raio da Terra medido por Erastótenes Empty Re: Raio da Terra medido por Erastótenes

Mensagem por RCarlini 8/10/2015, 4:52 pm

Agora entendi! Muito obrigado!!

RCarlini
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/08/2015
Idade : 23
Localização : Poços de Caldas, MG, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Raio da Terra medido por Erastótenes Empty Re: Raio da Terra medido por Erastótenes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos