Esfera em trajetória circular
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Esfera em trajetória circular
Uma pequena esfera, de massa m, presa na extremidade de um fio ideal, de comprimento L, gira em um plano vertical, descrevendo uma trajetória circular em um local onde o módulo da aceleração da gravidade é igual a g. Sabendo-se que a esfera passa pelo ponto mais baixo da trajetória com velocidade escalar vb e desprezando-se as forças dissipativas, é correto afirmar :
A) A esfera descreve movimento circular uniforme.
B) A variação máxima da energia cinética da esfera é igual a 2mgL.
D) O módulo da aceleração centrípeta da esfera é constante e diferente de zero.
E) A velocidade escalar da esfera na posição mais alta da trajetória é igual a vb.
GABARITO : B
Se for possível, por favor, na hora da resolução justificar o erro das demais assertativas.
Ana Bárbara- Iniciante
Re: Esfera em trajetória circular
Nesse tipo de movimento há uma força externa de direção e sentido constantes atuando: o PESO.
Sendo assim não há como o movimento ser um MCU, da mesma forma que a tração será variável, a aceleração centrípeta e a velocidade idem.
Mais sobre o assunto em
https://pir2.forumeiros.com/Movimento-circular-contato-e-atrito-h28.htm
Arbitrando-se uma referência gravitacional igual a zero no ponto mais baixo, a energia mecânica do sistema é dada por
ou seja, é igual à cinética (máxima) no ponto mais baixo. No ponto mais alto (cinética mínima) temos a energia mecânica
pela conservação da energia mecânica
Sendo assim não há como o movimento ser um MCU, da mesma forma que a tração será variável, a aceleração centrípeta e a velocidade idem.
Mais sobre o assunto em
https://pir2.forumeiros.com/Movimento-circular-contato-e-atrito-h28.htm
Arbitrando-se uma referência gravitacional igual a zero no ponto mais baixo, a energia mecânica do sistema é dada por
ou seja, é igual à cinética (máxima) no ponto mais baixo. No ponto mais alto (cinética mínima) temos a energia mecânica
pela conservação da energia mecânica
Euclides- Fundador
Re: Esfera em trajetória circular
Muito obrigada, Euclides! Gostei muito da sua explicação. Foi bem claro!
O link externo foi muito útil! Já tinha lido em alguns livros sobre movimento circular, e sempre me confundia. A forma resumida que abordou o tema foi bem mais compreensível.
Abraços!
Ana Bárbara- Iniciante