Reação de substituição
2 participantes
PiR2 :: Química :: Química Orgânica
Página 1 de 1
Reação de substituição
minha dúvida é :
por que o OH é considerado um grupo ativante e não um desativante em cadeias aromáticas,eu entendo que o OH vai sofrer o efeito mesomérico positivo e empurrar elétrons para cadeia,mas e quanto ao efeito indutivo do OH,que puxa os elétrons por ser mais eletronegativo,não conta?
grato;;
por que o OH é considerado um grupo ativante e não um desativante em cadeias aromáticas,eu entendo que o OH vai sofrer o efeito mesomérico positivo e empurrar elétrons para cadeia,mas e quanto ao efeito indutivo do OH,que puxa os elétrons por ser mais eletronegativo,não conta?
grato;;
brenny- Iniciante
Re: Reação de substituição
Olha, essas classificações são baseadas em resultados experimentais. Perceba que o OH tem dois pares de elétrons não compartilhados do oxigênio e que a maior tendência nesse caso é a de doar elétrons para as estruturas de ressonância (os orbitais envolvidos tem simetria necessária). Para que o grupo seja retirante é preciso que haja alguma outra forma de estabilizar o substituinte que não seja doação de seus pares eletrônicos para contribuição com os híbridos de ressonância do anel aromático.
Marcelo F- Jedi
Re: Reação de substituição
okay,vlw por responder.';
brenny- Iniciante