Outra questão trigonometria app prova
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Trigonometria
Página 1 de 1
Outra questão trigonometria app prova
Um painel solar quadrado de 9 m2 de área está apoiado em uma de suas extremidades sobre um braço hidráulico vertical de comprimento y, e a outra extremidade encontra-se no solo a uma distância x do braço hidráulico, de tal forma que os raios solares incidam perpendicularmente sobre a placa solar. Em um exato instante, a placa forma um ângulo
[ltr]β[/ltr]
com o solo, como mostra a figura.
Existe uma relação entre o ângulo
[ltr]θ[/ltr]
e a altura y do braço hidráulico, ou seja, que coloca a altura (y) do braço hidráulico em função do ângulo
[ltr]θ[/ltr]
.
Essa relação é dada por
a) y=3senθ
b) y=3senθ+3
c) y=3cosθ
d) y=3cosθ+3
e) y=senθ+cosθ
[ltr]β[/ltr]
com o solo, como mostra a figura.
Existe uma relação entre o ângulo
[ltr]θ[/ltr]
e a altura y do braço hidráulico, ou seja, que coloca a altura (y) do braço hidráulico em função do ângulo
[ltr]θ[/ltr]
.
Essa relação é dada por
a) y=3senθ
b) y=3senθ+3
c) y=3cosθ
d) y=3cosθ+3
e) y=senθ+cosθ
Beatriz..- Recebeu o sabre de luz
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Re: Outra questão trigonometria app prova
Desculpa mas eu não consegui entender nem a 3 nem a 4 linha da explicação.Medeiros escreveu:
Se o senb = y/3 e o senb=cosθ a resposta final não seria y/3? não consegui entender :/
É difícil mesmo. Dê mais uma "lidazinha" com atenção.
Medeiros- Grupo
Não tem como deixar o tópico aberto? Daí se outros usuários souberem como ajudar fica mais fácil pra eles acharem, não?
DICA
Uma vez que você inicia um tópico ele está sempre aberto no fórum, a menos daqueles tópicos bloqueados pelo Administrador.Beatriz.. escreveu:Não tem como deixar o tópico aberto? Daí se outros usuários souberem como ajudar fica mais fácil pra eles acharem, não?
Entretanto você tem razão em parte. Quando as pessoas que procuram tópicos para responder vêem um já respondido, dificilmente irão abri-lo. E os que buscam por curiosidade, se o título não for sedutor também não irão se interessar.
Uma dica que posso lhe dar é editar o título do seu tópico (a primeira postagem) acrescentando no início dele algo como:
[EM ABERTO] ou
[INCONCLUSO] ou
[FICOU DÚVIDA]
Isto chama a atenção de quem olha a lista de tópicos. Só não esqueça de apagar essa edição depois de resolvido seu problema.
Medeiros- Grupo
Beatriz, por via das dúvidas vou repetir minha primeira solução com um desenho mais limpo e acrescentar uma segunda solução por geom. plana.
Por trigonometria:
Por geometria:
Por trigonometria:
Por geometria:
Medeiros- Grupo
Medeiros, grande mestre!
Desculpe a demora que levei à retornar pra questão, eu tava com a mente incrivelmente fechada e não conseguia digerí-la de jeito nenhum.
Finalmente consegui compreender, a sua explicação tava clara desde o início, na verdade me faltaram conhecimentos de geometria básica na questão dos ângulos complementares. Muito, muito obrigada por me ajudar!
Desculpe a demora que levei à retornar pra questão, eu tava com a mente incrivelmente fechada e não conseguia digerí-la de jeito nenhum.
Finalmente consegui compreender, a sua explicação tava clara desde o início, na verdade me faltaram conhecimentos de geometria básica na questão dos ângulos complementares. Muito, muito obrigada por me ajudar!