Triângulo regular
2 participantes
Página 1 de 1
Triângulo regular
Boa noite , alguém poderia me ajudar? tentei encontrar algum modo de relacionar os pontos da questão porém a questão não mostra nenhuma semelhança ou teorema bom para auxiliar o exercício.Achei interessante o fato da resposta aparecer uma tangente de 30º mas não consegui mostrar aonde se encontra este ângulo,se é que é somente uma coincidência ou não.
Dentro de um triângulo regular seja tomado um ponto arbitrário P,deste baixarmos as perpendiculares PD,PE e PF aos lados BC,CA e AB respectivamente.Calcular (PD+PE+PF)/BD+CE+AF
Resposta:raiz de 3/3
Dentro de um triângulo regular seja tomado um ponto arbitrário P,deste baixarmos as perpendiculares PD,PE e PF aos lados BC,CA e AB respectivamente.Calcular (PD+PE+PF)/BD+CE+AF
Resposta:raiz de 3/3
Última edição por Milly em Qui 03 Set 2015, 13:41, editado 1 vez(es)
Milly- Jedi
Re: Triângulo regular
Na verdade, √3/3 é a tangente de 30°, não a de 60°. Mas isso nada tem a ver com a resposta.
Fica fácil verificar se supormos P como o baricentro de um triângulo equilátero.
Fica fácil verificar se supormos P como o baricentro de um triângulo equilátero.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Ops, me confundi ! Era realmente tg 60º ...Mas posso supor que o triangulo é o que eu quiser?pensei que modificasse o resultado!
Milly- Jedi
Primeiro: o enunciado fala em um "triângulo regular" e estou imaginando que esse "regular" queira dizer escaleno acutângulo".
O resultado vale para qualquer triângulo, então deve valer também para o caso especial do equilátero. Entendo que o certo seria mostrar o que foi pedido a partir de um triângulo qualquer (escaleno acutângulo) mas como isso vai dar muito trabalho, eu, preguiçoso, fugi para um caso simples apenas para verificar a validade da afirmativa do enunciado. Portanto, a questão ainda está aberta para a comprovação genérica.
O resultado vale para qualquer triângulo, então deve valer também para o caso especial do equilátero. Entendo que o certo seria mostrar o que foi pedido a partir de um triângulo qualquer (escaleno acutângulo) mas como isso vai dar muito trabalho, eu, preguiçoso, fugi para um caso simples apenas para verificar a validade da afirmativa do enunciado. Portanto, a questão ainda está aberta para a comprovação genérica.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Muito obrigada pela ajuda! ficou bem mais fácil o exercício!!!!
Milly- Jedi