PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Puc minas 2010

3 participantes

Ir para baixo

Puc minas 2010 Empty Puc minas 2010

Mensagem por Nathaliaray Ter 02 Nov 2010, 00:20

Eram os instantes finais do segundo bloco do treino classificatório para o GP da Hungria. Felipe Massa
tinha o terceiro melhor tempo, mas decidiu abrir uma volta rápida, tentando melhorar, buscando o acerto
ideal para o Q3, a parte decisiva da sessão, a luta pela pole position. Percorria a pequena reta entre
as curvas 3 e 4 da pista de Hungaroring e começava a reduzir de quase 360 km/h para 270 km/h
quando apagou. Com os pés cravados tanto no freio como no acelerador, não virou o volante para a
esquerda, passou por uma faixa de grama, retornou para a pista e percorreu a área de escape até bater
de frente na barreira de pneus. Atônito, o autódromo assistiu às cenas sem entender a falta de reação
do piloto. O mistério só foi desfeito pelas imagens da câmera on board: uma peça atingiu o flanco
esquerdo do capacete, fazendo com que o ferrarista perdesse os reflexos.
A mola mede cerca de 10 cm x 5 cm e pesa aproximadamente 1 kg, segundo o piloto da Brawn, que,
antes de saber que ela havia causado o acidente, disse que seu carro ficou "inguiável" quando a suspensão
quebrou.
Quando a mola atingiu o capacete, considerando a velocidade do carro e da própria mola, Felipe Massa
sentiu como se tivesse caído em sua cabeça um objeto de aproximadamente 150 kg.

A variação da velocidade no carro de Felipe Massa e da mola sempre se deu em um movimento retilíneo
uniformemente variado. Considere a mola com uma massa de 1 kg e que, no momento da colisão,
o carro de Felipe Massa tinha uma velocidade de 270 km/h e a mola com 198 km/h, em sentido contrário.
Considere ainda que a colisão teve uma duração de 1 x 10-1s e que levou a mola ao repouso, em
relação ao carro de Felipe Massa.

Considerando os dados do texto, marque a opção que indica a força exercida pela mola contra o capacete
de Felipe Massa.
a) F = 2,0 x 102 N
b) F = 4,7 x 103 N
c) F = 7,2 x 102 N
d) F = 1,3 x 103 N

Ps: Todos os tipos de colisões conservam a quantidade de movimento do sistema, e,nesse caso, pode-se utilizar o conceito de que o módulo do vetor Impulso é igual ao módulo da variação da quantidade de movimento.Porém, não estou conseguindo colocar todos os dados necessários nessa equação, ficando,desse modo, com mais de uma icógnita!
Se alguém puder me ajudar,ficarei grata.

Nathaliaray
Padawan
Padawan

Mensagens : 62
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 32
Localização : Natal-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Puc minas 2010 Empty Re: Puc minas 2010

Mensagem por mdtanos Ter 02 Nov 2010, 21:19

não ta faltando a massa do carro do felipe massa nao ?

mdtanos
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 182
Data de inscrição : 02/03/2010
Idade : 31
Localização : sete lagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Puc minas 2010 Empty Re: Puc minas 2010

Mensagem por Euclides Ter 02 Nov 2010, 21:41

Esse tipo de questão seguramente tem a intenção de avaliar a compreensão de texto e o poder de síntese do aluno. O que podemos extrair dessa historinha?

1) o carro tem uma velocidade de 270 km/h
2) o objeto com sentido oposto tem velocidade de -198 km/h
3) no final o objeto tem a mesma velocidade do carro (+270 km/h)

O impulso aplicado na mola produziu nela essa variação de momento linear. A mesma força, pelo princípio da ação e reação, foi aplicada ao capacete.



PS: não deixa de ser divertido faltar a massa do Massa.....

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Puc minas 2010 Empty Re: Puc minas 2010

Mensagem por Nathaliaray Qui 04 Nov 2010, 16:57

hehe! obrigada

Nathaliaray
Padawan
Padawan

Mensagens : 62
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 32
Localização : Natal-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Puc minas 2010 Empty Re: Puc minas 2010

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos