Puc minas 2010
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Puc minas 2010
Eram os instantes finais do segundo bloco do treino classificatório para o GP da Hungria. Felipe Massa
tinha o terceiro melhor tempo, mas decidiu abrir uma volta rápida, tentando melhorar, buscando o acerto
ideal para o Q3, a parte decisiva da sessão, a luta pela pole position. Percorria a pequena reta entre
as curvas 3 e 4 da pista de Hungaroring e começava a reduzir de quase 360 km/h para 270 km/h
quando apagou. Com os pés cravados tanto no freio como no acelerador, não virou o volante para a
esquerda, passou por uma faixa de grama, retornou para a pista e percorreu a área de escape até bater
de frente na barreira de pneus. Atônito, o autódromo assistiu às cenas sem entender a falta de reação
do piloto. O mistério só foi desfeito pelas imagens da câmera on board: uma peça atingiu o flanco
esquerdo do capacete, fazendo com que o ferrarista perdesse os reflexos.
A mola mede cerca de 10 cm x 5 cm e pesa aproximadamente 1 kg, segundo o piloto da Brawn, que,
antes de saber que ela havia causado o acidente, disse que seu carro ficou "inguiável" quando a suspensão
quebrou.
Quando a mola atingiu o capacete, considerando a velocidade do carro e da própria mola, Felipe Massa
sentiu como se tivesse caído em sua cabeça um objeto de aproximadamente 150 kg.
A variação da velocidade no carro de Felipe Massa e da mola sempre se deu em um movimento retilíneo
uniformemente variado. Considere a mola com uma massa de 1 kg e que, no momento da colisão,
o carro de Felipe Massa tinha uma velocidade de 270 km/h e a mola com 198 km/h, em sentido contrário.
Considere ainda que a colisão teve uma duração de 1 x 10-1s e que levou a mola ao repouso, em
relação ao carro de Felipe Massa.
Considerando os dados do texto, marque a opção que indica a força exercida pela mola contra o capacete
de Felipe Massa.
a) F = 2,0 x 102 N
b) F = 4,7 x 103 N
c) F = 7,2 x 102 N
d) F = 1,3 x 103 N
Ps: Todos os tipos de colisões conservam a quantidade de movimento do sistema, e,nesse caso, pode-se utilizar o conceito de que o módulo do vetor Impulso é igual ao módulo da variação da quantidade de movimento.Porém, não estou conseguindo colocar todos os dados necessários nessa equação, ficando,desse modo, com mais de uma icógnita!
Se alguém puder me ajudar,ficarei grata.
tinha o terceiro melhor tempo, mas decidiu abrir uma volta rápida, tentando melhorar, buscando o acerto
ideal para o Q3, a parte decisiva da sessão, a luta pela pole position. Percorria a pequena reta entre
as curvas 3 e 4 da pista de Hungaroring e começava a reduzir de quase 360 km/h para 270 km/h
quando apagou. Com os pés cravados tanto no freio como no acelerador, não virou o volante para a
esquerda, passou por uma faixa de grama, retornou para a pista e percorreu a área de escape até bater
de frente na barreira de pneus. Atônito, o autódromo assistiu às cenas sem entender a falta de reação
do piloto. O mistério só foi desfeito pelas imagens da câmera on board: uma peça atingiu o flanco
esquerdo do capacete, fazendo com que o ferrarista perdesse os reflexos.
A mola mede cerca de 10 cm x 5 cm e pesa aproximadamente 1 kg, segundo o piloto da Brawn, que,
antes de saber que ela havia causado o acidente, disse que seu carro ficou "inguiável" quando a suspensão
quebrou.
Quando a mola atingiu o capacete, considerando a velocidade do carro e da própria mola, Felipe Massa
sentiu como se tivesse caído em sua cabeça um objeto de aproximadamente 150 kg.
A variação da velocidade no carro de Felipe Massa e da mola sempre se deu em um movimento retilíneo
uniformemente variado. Considere a mola com uma massa de 1 kg e que, no momento da colisão,
o carro de Felipe Massa tinha uma velocidade de 270 km/h e a mola com 198 km/h, em sentido contrário.
Considere ainda que a colisão teve uma duração de 1 x 10-1s e que levou a mola ao repouso, em
relação ao carro de Felipe Massa.
Considerando os dados do texto, marque a opção que indica a força exercida pela mola contra o capacete
de Felipe Massa.
a) F = 2,0 x 102 N
b) F = 4,7 x 103 N
c) F = 7,2 x 102 N
d) F = 1,3 x 103 N
Ps: Todos os tipos de colisões conservam a quantidade de movimento do sistema, e,nesse caso, pode-se utilizar o conceito de que o módulo do vetor Impulso é igual ao módulo da variação da quantidade de movimento.Porém, não estou conseguindo colocar todos os dados necessários nessa equação, ficando,desse modo, com mais de uma icógnita!
Se alguém puder me ajudar,ficarei grata.
Nathaliaray- Padawan
- Mensagens : 62
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 33
Localização : Natal-RN
Re: Puc minas 2010
não ta faltando a massa do carro do felipe massa nao ?
mdtanos- Recebeu o sabre de luz
- Mensagens : 182
Data de inscrição : 02/03/2010
Idade : 31
Localização : sete lagoas
Re: Puc minas 2010
Esse tipo de questão seguramente tem a intenção de avaliar a compreensão de texto e o poder de síntese do aluno. O que podemos extrair dessa historinha?
1) o carro tem uma velocidade de 270 km/h
2) o objeto com sentido oposto tem velocidade de -198 km/h
3) no final o objeto tem a mesma velocidade do carro (+270 km/h)
O impulso aplicado na mola produziu nela essa variação de momento linear. A mesma força, pelo princípio da ação e reação, foi aplicada ao capacete.
PS: não deixa de ser divertido faltar a massa do Massa.....
1) o carro tem uma velocidade de 270 km/h
2) o objeto com sentido oposto tem velocidade de -198 km/h
3) no final o objeto tem a mesma velocidade do carro (+270 km/h)
O impulso aplicado na mola produziu nela essa variação de momento linear. A mesma força, pelo princípio da ação e reação, foi aplicada ao capacete.
PS: não deixa de ser divertido faltar a massa do Massa.....
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In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides- Fundador
- Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP
Re: Puc minas 2010
hehe! obrigada
Nathaliaray- Padawan
- Mensagens : 62
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 33
Localização : Natal-RN
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