PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

dilatação linear e rotação do eixo

2 participantes

Ir para baixo

dilatação linear e rotação do eixo  Empty dilatação linear e rotação do eixo

Mensagem por Sarah Rebecca Seg 20 Jul 2015, 21:56

Numa experiência de dilatação térmica dos sólidos, usou-se uma barra de alumínio de 1,0 metro de comprimento a uma temperatura inicial de 20ºC, conforme o esquema dado a seguir. dilatação linear e rotação do eixo  Mb79z9

Aquecendo-se a barra, ela se expande, fazendo o pino cilíndrico de raio 5,0mm girar em torno do seu eixo, suposto fixo, o que provoca a rotação de um ponteiro solidário ao pino. dilatação linear e rotação do eixo  24ebd69

A extremidade presa ao suporte mantém-se fixa.
A que temperatura deve ser aquecida a barra para que o ponteiro gire 45º da sua posição inicial?
Usar: coeficiente de dilatação linear do alumínio 2.10^-5.ºC^-1 (duas vezes 10 elevado à menos 5  graus celcius elevado à menos 1) e π=3,2

A) 45ºC
B) 150ºC
C) 200ºC
D) 220ºC
E) 520ºC

Gabarito: D
Sarah Rebecca
Sarah Rebecca
Padawan
Padawan

Ir para o topo Ir para baixo

dilatação linear e rotação do eixo  Empty Re: dilatação linear e rotação do eixo

Mensagem por Mimetist Seg 20 Jul 2015, 21:59

Mimetist
Mimetist
Matador
Matador

dilatação linear e rotação do eixo  Empty Re: dilatação linear e rotação do eixo

Mensagem por Sarah Rebecca Seg 20 Jul 2015, 23:12

Eu sei, mas não entendi. Não entendi a parte arroz com feijão e gostaria de outra resolução. Eu sei que o pino cilíndrico percorre 2πR/8, mas não entendo por que a barra percorre o mesmo valor. As distâncias percorridas deveriam ser proporcionais, não iguais.

dilatação linear e rotação do eixo  23m0e36
Em que x é a dilatação da barra e y é a fração de comprimento de circunferência percorrida pelo eixo.
Sarah Rebecca
Sarah Rebecca
Padawan
Padawan

Mensagem por Mimetist Ter 21 Jul 2015, 14:21

Considere a imagem:

dilatação linear e rotação do eixo  Ete7f7
Fonte:http://issuu.com/idelfranio/docs/feramed__ufc__3__master___apostila_1___f_sica_1___

Note que a barra deve dilatar-se de um comprimento correspondente ao arco determinado pela rotação do pino (45º) , assim, considere:

O ângulo de 45º correspondente a um oitavo do comprimento de uma circuferência, isto é:

\theta=45^{\circ}=\frac{2\pi}{8}

O comprimento do arco  é dado por

s=R\theta

Portanto:

s=\frac{2\pi}{8}R=\Delta L

Sabemos que:
\Delta L=L_{o}\alpha \Delta T \ \ \rightarrow \ \ \frac{2\pi}{8}\cdot 5=1\cdot 10^{3} \cdot 2\cdot 10^{-5} \cdot (T-20)

Por fim:

T=220^{\circ} \ C \ \ \rightarrow \ \ \boxed{\text{Alternativa (D)}}
Mimetist
Mimetist
Matador
Matador

Mensagem por Sarah Rebecca Ter 21 Jul 2015, 18:26

Obrigada pela resposta detalhada, Mimetist. Mas eu estou com uma dúvida. Por que a barra deve dilatar-se de um comprimento correspondente ao arco??

Mimetist escreveu:Considere a imagem:

dilatação linear e rotação do eixo  Ete7f7
Fonte:http://issuu.com/idelfranio/docs/feramed__ufc__3__master___apostila_1___f_sica_1___

Note que a barra deve dilatar-se de um comprimento correspondente ao arco determinado pela rotação do pino (45º)

Sarah Rebecca
Sarah Rebecca
Padawan
Padawan

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo