PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A mídia como espaço de debates na sociedade

3 participantes

Ir para baixo

A mídia como espaço de debates na sociedade  Empty A mídia como espaço de debates na sociedade

Mensagem por carolzinhag3 Sex 19 Jun 2015, 22:52

Tema: A mídia como espaço de debates na sociedade contemporânea

Guerra pela audiência

Vive-se em um momento em que inovações técnicas vêm surgindo a cada dia, caracterizando a chamada Revolução Industrial. A TV como uma dessas tecnologias, compete espaço com as demais, ainda por se tratar de uma ferramenta de comunicação antiga, como os jornais. E para isso, emissoras e editoras tratam de maneira sensacionalista e, muitas vezes, cômica assuntos delicados por puro afã de conquistar audiência.

Nunca se lutou tanto por liberdade de expressão no Brasil como na ditadura. Porém, tal liberdade chega ao ponto de emissoras que antes não manifestavam nenhuma posição em relação ao homossexualismo, explorar o assunto de forma exacerbada em diversos programas e novelas para ganhar o público gay. Mas a  ganância por audiência não invade apenas o público LGBT: os pobres, que antes eram tão pouco representados, acabaram adquirindo força em teledramaturgias de horário nobre. Portanto, a estratégia da nova televisão brasileira não é despertar opiniões, e sim o lado emotivo, atingindo os mais descriminalizados não só para atrair telespectadores como também o apoio desses grupos que hoje são grande parte da população.

Não só isso: a mídia tornou-se um verdadeiro espetáculo, em que repórteres e jornalistas que antes deveriam passar seriedade, transmitem discursos de baixo nível acadêmico e tornam qualquer fato uma verdadeira tragédia. Na televisão, por exemplo, há a competição de qual apresentador possui o maio timbre, gritando, literalmente, ao vivo. Nos jornais, a disputa é para quem consegue atingir os olhos dos leitores com palavras de baixo calão. Ou seja, vale de tudo para chamar a atenção de um simples comprador de jornal ou de um telespectador.

Logo, é preciso duvidar sobre a veracidade e a intenção dos fatos apresentados pela mídia. Será que tal notícia possui apenas o lado mostrado pelo repórter? Um beijo gay é colocado na novela somente para defender a relação homossexual? Não há outro objetivo para isso como o aumento da audiência? Essas perguntas cabe ao próprio público responder através da busca de informações sobre os temas discutidos na mídia, assim como entidades governamentais que deveriam fiscalizar a procedência de casos colocados nos jornais e na TV, por exemplo.
carolzinhag3
carolzinhag3
Jedi
Jedi

Mensagens : 338
Data de inscrição : 25/09/2013
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A mídia como espaço de debates na sociedade  Empty Re: A mídia como espaço de debates na sociedade

Mensagem por Jeni Qua 08 Jul 2015, 11:05

Acho que o "Não só isso:" não ficou muito bom... use outro conectivo, tipo: além disso ou somado a isto...
Você deveria ter colocado as respostas na conclusão, está muito tangenciado.
E na conclusão: Essas perguntas cabem... é o correto

Jeni
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 150
Data de inscrição : 20/04/2015
Idade : 26
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

A mídia como espaço de debates na sociedade  Empty Re: A mídia como espaço de debates na sociedade

Mensagem por Trupex Qua 26 Ago 2015, 10:12

Guerra pela audiência

Vive-se em um momento em que inovações técnicas[Tecnológicas. Técnicas ficou muito vago.] vêm surgindo a cada dia, caracterizando a chamada [nova fase da] Revolução Industrial. A TV como uma dessas tecnologias, compete espaço com as demais, ainda por se tratar de uma ferramenta de comunicação antiga, como os jornais. E para isso, emissoras e editoras tratam de maneira sensacionalista e, muitas vezes, cômica[,] assuntos delicados por puro afã de conquistar audiência.

Nunca se lutou tanto por liberdade de expressão no Brasil como na ditadura. Porém, tal liberdade chega ao ponto de emissoras que antes não manifestavam nenhuma posição em relação ao homossexualismo, explorar o assunto de forma exacerbada em diversos programas e novelas para ganhar o público gay.[ Se a MÍDIA é um espaço de debate, como sugere seu título, por que tu estas a se restringir à TV?] Mas a  ganância por audiência não invade apenas o público LGBT:[ ;] os pobres, que antes eram tão pouco representados, acabaram adquirindo força em teledramaturgias de horário nobre. Portanto, a estratégia da nova televisão brasileira não é despertar opiniões, e sim o lado emotivo, atingindo os mais descriminalizados não só para atrair telespectadores como também o apoio desses grupos que hoje são grande parte da população[Atrair tudo bem, mas apoio?].

Não só isso: a mídia tornou-se um verdadeiro espetáculo, em que repórteres e jornalistas que antes deveriam passar seriedade, transmitem discursos de baixo nível acadêmico e tornam qualquer fato uma verdadeira tragédia. Na televisão, por exemplo,[Vejo um discurso pobre. Desculpe-me mas mídia é muito além disso]. há a competição de qual apresentador possui o maio timbre, gritando, literalmente, ao vivo. Nos jornais[impressos// Pois é os "olhos que são atingidos"], a disputa é para quem consegue atingir os olhos dos leitores com palavras de baixo calão. Ou seja, vale de tudo para chamar a atenção de um simples comprador de jornal ou de um telespectador.[Você está redundante deste o início da obra. Numa redação, tens que se mostrar diferente dos demais].

Logo, é preciso duvidar sobre a veracidade e a intenção dos fatos apresentados pela mídia. Será que tal notícia possui apenas o lado mostrado pelo repórter? Um beijo [entre] gay[s] [Beijos não têm gêneros. Um beijo é um beijo. Não caia em termos populares, domine a norma padrão] é colocado na novela somente para defender a relação homossexual? Não há outro objetivo para isso como o aumento da audiência? Essas perguntas cabe ao próprio público responder através da busca de informações sobre os temas discutidos na mídia, assim como entidades governamentais que deveriam fiscalizar a procedência de casos colocados nos jornais[impressos?] e na TV, por exemplo. Cadê a função do poder público? E as leis sobre a ética profissional? A importância do jornalismo neutro?
 


Esse texto apresenta um linguagem muito rasa e argumentos pouco convincentes. Use mais exemplos fortes e verossímeis].
Trupex
Trupex
Padawan
Padawan

Mensagens : 92
Data de inscrição : 12/05/2014
Idade : 30
Localização : Feira de Santana

Ir para o topo Ir para baixo

A mídia como espaço de debates na sociedade  Empty Re: A mídia como espaço de debates na sociedade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos