PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A função da mídia em nossa sociedade

Ir para baixo

A função da mídia em nossa sociedade Empty A função da mídia em nossa sociedade

Mensagem por Ferrazini Qui 09 Fev 2017, 11:49

Correção nos moldes do ENEM.

Tema: "A função da mídia em nossa sociedade: papel e limites de sua atuação"

Ideologia Midiática

  A grande mídia, monopolizadora dos principais meios de comunicação, faz parte do cotidiano da grande maioria da população. Esse monopólio tem o poder de interferir na vida das pessoas, seja direta, ou indiretamente. A interferência direta pode ser observada em casos de invasão de privacidade, principalmente de personalidades famosas, que têm a vida monitorada ininterruptamente. De forma indireta, a mídia manipula dados e acontecimentos, com o intuito de formar opiniões que a beneficiem. Isso faz com que se pondere acerca do papel e dos limites de atuação dos meios de comunicação na sociedade.
  
  Existe um programa televisivo chamado "Big Brother" em que pessoas são confinadas em uma casa e vigiadas 24 horas por dia. A origem do termo "Big Brother" vem de um livro chamado "1984", escrito por George Orwell, e se trata de um indivíduo que te vigia constantemente, invadindo a sua privacidade. E é justamente assim que a mídia age, pois há um anseio midiático em expor personalidades, como forma de entreter a população. São vários os acontecimentos que retratam esse comportamento, e um dos mais memoráveis é a morte da princesa Diana, que sofreu um acidente enquanto fugia de jornalistas e paparazzis. 

  Essa exposição é uma forma de controlar as pessoas, porque o entretenimento as deixa afastadas de um pensamento crítico, mantendo, assim, o domínio da mídia  sobre elas. Isso caracteriza aquilo que o sociólogo Theodor Adorno chamou de "Indústria de Massa", quando os grandes meios de difusão de informação afastam a população do desenvolvimento intelectual, e impõem uma ideologia sobre a massa (sociedade em geral), através de pontos de vista que atendam aos seus interesses. A forma como o Islamismo é retratado, de maneira extremamente xenofóbica e parcial, impondo uma visão ocidental sobre uma cultura originalmente oriental, demonstra esse jogo de interesses.

  Não há limites plausíveis para a atuação desses meios de comunicação, pois eles sempre irão buscar atender aos seus interesses e manter o seu domínio, funcionando como uma verdadeira indústria, com o objetivo de lucrar e ter poder. É necessário, então, encontrar formas de driblá-los, por meio da consulta de várias fontes de informação, com vários pontos de vista, para que se possa formar uma opinião própria, autoral, libertando-se, então, das ideologias de controle social difundias pela grande mídia.
Ferrazini
Ferrazini
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 272
Data de inscrição : 04/07/2015
Idade : 25
Localização : São Paulo

https://vestibularemcasa.wixsite.com/vestibularemcasa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos