As cidades como espaço de convívio
2 participantes
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 1
As cidades como espaço de convívio
Tema da Redação - UEFS 2013.1
Se o século 19 foi dos impérios, e o 20, das nações, o 21 parece ser o das cidades. E ainda que os espaços urbanos tenham sempre suscitado desejos e desafios, congressos e palestras sobre o tema são agora pontos de reflexão. As migrações explicam nossa necessidade pelo assunto. Desde 2007, segundo a ONU, há mais gente nas cidades do que no campo — há cem anos, apenas 10% da população vivia nelas; até 2050, seremos mais de 75%. “Cidades são o maior artefato criado pelo homem. São o lugar da diversidade, por isso devem ser vistas como oportunidades e não como problema”, diz Saul Kamensky à MUITO.
Uma cidade inteligente é aquela que permite que as pessoas circulem para se encontrar.”
REZENDE, Eron. Viva sua cidade. Muito. Salvador, 244, p. 28-29, 25 nov. 2012. Adaptado. Revista semanal do grupo A Tarde.
A partir das ideias presentes no fragmento, produza um texto dissertativo-argumentativo, em que você discorra sobre a importância de se resgatar o espaço da cidade como um lugar de convívio e de troca de experiências humanizadoras.
OBSERVAÇÕES:
• O texto deve ser redigido em prosa, de acordo com a norma culta escrita da língua portuguesa
• Apresente suas reflexões sobre a cidade que você quer, a sua cidade ideal.
• Pense a cidade como espaço da urbanidade
A pólis contemporânea
As cidades-estado greco-antigas se caracterizavam pela autonomia administrativa e o consequente isolamento sociocultural:As disparidades existentes entre Atenas e Esparta foram exemplo.Hoje, entretanto, o quadro é outro:As cidades - ou pólis, como chamadas na sociedade clássica grega - , são social, economica e culturalmente interdependentes.Disso advém a importância de se resgatar o espaço das cidades como lugar de convívio sociocultural e de trocas de experiências humanizadoras.A "sopa cultural", além disso, verificada nos grandes centros urbanos como Nova York e São Paulo tornaram tais cidades ponto de encontro entre diferentes culturas.O forte fluxo migratório, ademais, que existe entre diferentes regiões como o Nordeste e Sudeste brasileiro ilustra o crescente processo de interação e diversificação sociocultural.Entretanto, a dinâmica da vida contemporânea e as ocupações materiais do homem moderno parecem não abrir espaço para ao intensificação dos laços sociais.A urbanização desenfreada, ainda, tem sufocado os espaços de interação.
A própria exclusão social, seguidamente, a marginalização e o grande número de famílias desabrigadas são reflexo da falta de preocupação com a interação social.Cabe, também, à sociedade buscar meios de assistência e promoção social desses indivíduos, como forma de humanização das cidades através de práticas direcionadas ao bem comum.Os espaços físicos de interação social, outrossim, atualmente são escassos, mal administrados ou até mesmo não valorizados pelos cidadãos em geral.
O ideal é, sendo assim, que as cidades promovam a integração entre as diferentes culturas que a compõem.Isso através da manutenção adequada e construção de mais espaços de interação e convívio sociocultural, e a tecnologia também deve ser usada a esse fim.A urbanização, além disso, deve ser devidamente planejada pela administração geral da cidade, considerando esses ambientes.A cidade deve ser, sobretudo, um lugar de oportunidades de crescimento e ampliação das relações interpessoais.Dessa maneira, será possível resgatar a cidade como lugar de convívio e troca de experiências humanizadoras, onde os cidadãos valorizam a coletividade e o bem comum.
obs.: devido àlgum problema não consegui justificar o texto.
ASPECTOS CONSIDERADOS PARA CORREÇÃO
INSUFICIENTE - 0 PONTOS / BAIXO - 40 PONTOS / MEDIANO - 80 PONTOS / ADEQUADO - 120 PONTOS / MUITO BOM - 160 PONTOS / EXCELENTE - 200 PONTOS
COMPETÊNCIA | CRITÉRIOS (NÍVEIS) |
I Demonstrar domínio da norma culta. | ¨ Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha do registro e de convenções na escrita, aproximando o texto à oralidade. ¨ Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. ¨ Demonstra conhecimento mediano da norma padrão, apresentando vários desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. ¨ Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. ¨ Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. ¨ Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
II Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. | ¨ Desenvolve texto que não contempla a proposta de redação, desenvolve outro tema e/ou elabora outra estrutura textual que foge à estrutura dissertativo-argumentativa. ¨ Desenvolve de maneira tangencial o tema ou apresenta inadequações ao tipo textual dissertativo-argu- mentativo. ¨ Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, paráfrases dos textos mo- tivadores e/ou apresenta domínio precário do tipo de texto dissertativo-argumentativo. ¨ Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio ade- quado ao tipo textual dissertativo-argumentativo. ¨ Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio de tipo textual dissertativo-argumentativo. ¨ Desenvolve muito bem o tema a partir de um repertório sociocultural produtivo e de argumentação con- sistente e apresenta excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. |
III Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | ¨ Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes ou não apresenta um ponto de vista. ¨ Apresenta informações, fatos e opiniões poucos relacionados ao tema e não apresenta um ponto de vista. ¨ Apresenta informações, fatos e opiniões pertinentes ao tema, mas com pouca articulação e/ou com contra- dições, ou limita-se a reproduzir argumentos constantes na proposta de redação em defesa de seu ponto de vista. ¨ Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, mas os organiza de forma inconsistente em defesa de seu ponto de vista. ¨ Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente em defesa de seu ponto de vista. ¨ Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, demonstrando índices de autoria, em defesa de seu ponto de vista. |
IV Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | ¨ Apresenta informações desconexas, mostrando graves problemas de coerência e coesão. ¨ Não articula ou articula precariamente as partes de um texto, apresentando problemas frequentes na utilização dos recursos coesivos. ¨ Articula as partes do texto, mas apresenta várias inadequações na utilização dos recursos de coerência e coesão. ¨ Articula as partes de um texto, ainda que apresente algumas inadequações na utilização de recursos de coerência e coesão. ¨ Articula as partes de um texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos. ¨ Articula as partes do texto, ainda que apresente eventuais deslizes na utilização de recursos de coerência e coesão. |
V Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. | ¨ Não elabora proposta de intervenção social. ¨ Elabora proposta de intervenção precária ao tema ou a deixa subentendida no texto. ¨ Elabora proposta de intervenção razoavelmente relacionada ao tema, mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto. ¨ Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema, mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto. ¨ Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto. ¨ Elabora proposta de intervenção inovadora relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvi- da em seu texto. |
COMPETÊNCIA I | COMPETÊNCIA II | COMPETÊNCIA III | COMPETÊNCIA IV | COMPETÊNCIA V |
· Grau de formalidade; · Aspectos morfológicos; · Aspectos sintáticos; · Aspectos ortográficos. | · Compreensão da proposta; · Encadeamento das ideias; · Progressão temática; · Marcas pessoais de autoria. | · Organização do texto quanto à sua lógica interna e externa. | · Presença de conectivos; · Marcadores temporais; · Relações anafóricas; · Reiteração de ideias; · Repetição; · Sinônimos, antônimos e parônimos. | · Senso de cidadania ativa; · Solidariedade com os direitos humanos. |
PONTUAÇÃO OBTIDA
COMPETÊNCIA I :
COMPETÊNCIA II :
COMPETÊNCIA III:
COMPETÊNCIA IV:
COMPETÊNCIA V :
NOTA FINAL:
victoria21- Recebeu o sabre de luz
- Mensagens : 171
Data de inscrição : 04/05/2016
Idade : 27
Localização : Feira de Santana/BA
Re: As cidades como espaço de convívio
Se o século 19 foi dos impérios, e o 20, das nações, o 21 parece ser o das cidades. E ainda que os espaços urbanos tenham sempre suscitado desejos e desafios, congressos e palestras sobre o tema são agora pontos de reflexão. As migrações explicam nossa necessidade pelo assunto. Desde 2007, segundo a ONU, há mais gente nas cidades do que no campo — há cem anos, apenas 10% da população vivia nelas; até 2050, seremos mais de 75%. “Cidades são o maior artefato criado pelo homem. São o lugar da diversidade, por isso devem ser vistas como oportunidades e não como problema”, diz Saul Kamensky à MUITO.Uma cidade inteligente é aquela que permite que as pessoas circulem para se encontrar.”REZENDE, Eron. Viva sua cidade. Muito. Salvador, 244, p. 28-29, 25 nov. 2012. Adaptado. Revista semanal do grupo A Tarde.A partir das ideias presentes no fragmento, produza um texto dissertativo-argumentativo, em que você discorra sobre a importância de se resgatar o espaço da cidade como um lugar de convívio e de troca de experiências humanizadoras.OBSERVAÇÕES:• O texto deve ser redigido em prosa, de acordo com a norma culta escrita da língua portuguesa• Apresente suas reflexões sobre a cidade que você quer, a sua cidade ideal.• Pense a cidade como espaço da urbanidadeA pólis contemporânea
As cidades-estado greco-antigas se caracterizavam pela autonomia administrativa e o consequente isolamento sociocultural:As disparidades existentes entre Atenas e Esparta foram exemplo. Hoje, entretanto, o quadro é outro: As cidades - ou pólis, como chamadas na sociedade clássica grega - , são social, economica e culturalmente interdependentes. Disso advém a importância de se resgatar o espaço das cidades como lugar de convívio sociocultural e de trocas de experiências humanizadoras.
A "sopa cultural", além disso, verificada nos grandes centros urbanos como Nova York e São Paulo tornaram tais cidades ponto de encontro entre diferentes culturas. O forte fluxo migratório, ademais, que existe entre diferentes regiões como o Nordeste e Sudeste brasileiro ilustra o crescente processo de interação e diversificação sociocultural. Entretanto, a dinâmica da vida contemporânea e as ocupações materiais do homem moderno parecem não abrir espaço para ao intensificação dos laços sociais. A urbanização desenfreada, ainda, tem sufocado os espaços de interação.
A própria exclusão social, seguidamente, a marginalização e o grande número de famílias desabrigadas são reflexo da falta de preocupação com a interação social. Cabe, também, à sociedade buscar meios de assistência e promoção social desses indivíduos, como forma de humanização das cidades através de práticas direcionadas ao bem comum. Os espaços físicos de interação social, outrossim, atualmente são escassos, mal administrados ou até mesmo não valorizados pelos cidadãos em geral.
O ideal é, sendo assim, que as cidades promovam a integração entre as diferentes culturas que a compõem. Isso através da manutenção adequada e construção de mais espaços de interação e convívio sociocultural, e a tecnologia também deve ser usada a esse fim. A urbanização, além disso, deve ser devidamente planejada pela administração geral da cidade, considerando esses ambientes. A cidade deve ser, sobretudo, um lugar de oportunidades de crescimento e ampliação das relações interpessoais. Dessa maneira, será possível resgatar a cidade como lugar de convívio e troca de experiências humanizadoras, onde os cidadãos valorizam a coletividade e o bem comum.
obs.: devido àlgum problema não consegui justificar o texto.
_______________________________________
1) Da coletânea e da proposta pode-se observar atentamente sobre qual enfoque deveríamos tratar nossos argumentos.
2) Definição de Urbanidade: Afabilidade; reunião dos costumes, formalidades e comportamentos que expressam respeito entre pessoas; demonstra...
Marquei:
em vermelho alguns erros cometidos
em azul estão os focos da sua argumentação e os problemas encontrados com o modelo de cidade contemporânea, peço que os confira se estão dentro do tema da coletânea, que citei em (1) e (2) ou se não estão à margem, de tal forma que você poderá usar desse aprendizado para se convencer se seu texto ficou ou não bom.
*Na próxima semana espero corrigir com mais detalhes e dar uma nota, de qualquer forma seu texto estaria entre 70% e 90% da nota.
____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)
"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."
Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A- Monitor
- Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR
Tópicos semelhantes
» Como dou espaço no LaTeX?
» Como encontrar o espaço vetorial?
» A mídia como espaço de debates na sociedade
» Cidades
» Cidades
» Como encontrar o espaço vetorial?
» A mídia como espaço de debates na sociedade
» Cidades
» Cidades
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos