Inequação logarítmica
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Re: Inequação logarítmica
logx+1(2x²) > 2
Condições de existência:
1) x + 1 > 0 ---> x > - 1
2) x + 1 ≠ 1 ---> x ≠ 0
3) 2x² > 0 ---> x ≠ 0
Propriedade básica de logaritmos: logba = n ---> a = bn
Se x > 0 ---> a base x + 1 > 1, logo ---> 2x² > (x + 1)² ---> 2x² > x² + 2x + 1 > 0 ---> x² - 2x - 1 > 0
Raízes ---> x = 1 - √2 ~= - 0,41 (não serve pois x > 0) e x = 1 + √2
A função é uma parábola com a concavidade voltada para cima, logo ela é positiva externamente às raízes:
x > 1 + √2
Condições de existência:
1) x + 1 > 0 ---> x > - 1
2) x + 1 ≠ 1 ---> x ≠ 0
3) 2x² > 0 ---> x ≠ 0
Propriedade básica de logaritmos: logba = n ---> a = bn
Se x > 0 ---> a base x + 1 > 1, logo ---> 2x² > (x + 1)² ---> 2x² > x² + 2x + 1 > 0 ---> x² - 2x - 1 > 0
Raízes ---> x = 1 - √2 ~= - 0,41 (não serve pois x > 0) e x = 1 + √2
A função é uma parábola com a concavidade voltada para cima, logo ela é positiva externamente às raízes:
x > 1 + √2
Última edição por Elcioschin em Qui 18 Jun 2015, 22:29, editado 1 vez(es)
Elcioschin- Grande Mestre
Olá Elcioschin! Quando eu tentava resolver essa questão, na minha condição de existência eu fazia que 2x²>0 para qualquer x pertencente aos reais. Pois 2x²>0, não será sempre maior que zero para qualquer valor de x? Porque você admitiu apenas x>0?
Convidado- Convidado
Lucas
Você está certo: a 3ª condição de existência é x ≠ 0
Já editei minha solução original (em vermelho)
Você está certo: a 3ª condição de existência é x ≠ 0
Já editei minha solução original (em vermelho)
Muito obrigado Elcioschin! Então, em questões como essa o ideal será fazer a condição de existência e após isso, resolver normal a inequação, mas obedecendo a condição de existência? Se for assim, então está tranquilo!
A minha dúvida antes de ver sua resolução, era que eu não conseguia resolver simular como a minha apostila faz em uma questão parecida com essa.
A minha dúvida antes de ver sua resolução, era que eu não conseguia resolver simular como a minha apostila faz em uma questão parecida com essa.
Convidado- Convidado
Lucas
Em qualquer problema, principalmente envolvendo logaritmos, radicandos de radical par e incógnitas no denominador, a primeira coisa a se fazer é SEMPPRE estabelecer a condição de existência.
Depois resolve-se a questão, calcula-se o intervalos da solução e compara-se com a condição de existência para definir o intervalo final.
Ainda aconselho a testar algum valor do intervalo e valores fora do intervalo, na equação inicial, para ver se dá certo.
Em qualquer problema, principalmente envolvendo logaritmos, radicandos de radical par e incógnitas no denominador, a primeira coisa a se fazer é SEMPPRE estabelecer a condição de existência.
Depois resolve-se a questão, calcula-se o intervalos da solução e compara-se com a condição de existência para definir o intervalo final.
Ainda aconselho a testar algum valor do intervalo e valores fora do intervalo, na equação inicial, para ver se dá certo.