O caminho da formiga
3 participantes
Página 1 de 1
O caminho da formiga
Para os iniciantes se divertirem:
Seja um cone reto, maciço, de mármore, apoiado sobre a base num piso horizontal de granito, de raio r = 3 m e altura h = 3.√3 m
Sobre a circunferência da base do cone existem os pontos F e A, diametralmente opostos, sendo F um formigueiro e A um depósito de açúcar.
Uma formiga inteligente, usuária frequente do PIR2, planeja coletar açúcar, e, para isto, pretende descobrir qual é o caminho mínimo, de modo a ensinar isto para todas as suas colegas.
O caminho mínimo que ela descobriu, usando os conhecimentos de Geometria Plana e Espacial, aprendidos no fórum, vale, em metros:
a) 6.pi
b) 3.pi
c) 6
d) 6.√3
e) 6.√2
Seja um cone reto, maciço, de mármore, apoiado sobre a base num piso horizontal de granito, de raio r = 3 m e altura h = 3.√3 m
Sobre a circunferência da base do cone existem os pontos F e A, diametralmente opostos, sendo F um formigueiro e A um depósito de açúcar.
Uma formiga inteligente, usuária frequente do PIR2, planeja coletar açúcar, e, para isto, pretende descobrir qual é o caminho mínimo, de modo a ensinar isto para todas as suas colegas.
O caminho mínimo que ela descobriu, usando os conhecimentos de Geometria Plana e Espacial, aprendidos no fórum, vale, em metros:
a) 6.pi
b) 3.pi
c) 6
d) 6.√3
e) 6.√2
Última edição por Elcioschin em Sex 12 Jun 2015, 10:54, editado 2 vez(es)
Elcioschin- Grande Mestre
Re: O caminho da formiga
kk Essas questões de formigas me lembram muito bem a OBMEP.
Mestre Elcio, devo considerar apenas ida, ou ida e volta?
Fiz as contas e na ida deu 6√2.
Mestre Elcio, devo considerar apenas ida, ou ida e volta?
Fiz as contas e na ida deu 6√2.
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇
ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir- Monitor
É só na ida (e o interessante é que existem dois caminhos mínimos: um pode servir para a ida e outro para a volta, para que as formigas não trombem entre si).
Acho que você deve ter cometido um errinho de conta.
Mas vamos deixar os iniciantes tentarem!!!
Acho que você deve ter cometido um errinho de conta.
Mas vamos deixar os iniciantes tentarem!!!
Mestre Elcio, ainda persisto com a resposta. Os únicos resultados possíveis seriam a ou b, visto que 3√2, ou 3√3 são sempre menores que 6, que equivale à distância em linha reta. E 6 seria o próprio diâmetro.
Poderia verificar as alternativas pra mim por favor?
Poderia verificar as alternativas pra mim por favor?
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇
ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir- Monitor
Carlos
A distância 6 em linha reta equivale ao diâmetro da base do cone; este caminho é impossível, pois não existe espaço ente a base do cone e o piso de granito. Ou a formiga anda somente pelo piso, ou somente pelo cone, ou uma parte pelo piso e uma parte pelo plano.
Em uma coisa você tem absoluta razão: a menor distância entre dois pontos, no plano, é uma linha reta. E nisto reside a beleza do problema, tão brilhantemente provado pela formiga do PR2.
As alternativas estão certas.
Vamos aguardar outros colegas do fórum opinarem.
A distância 6 em linha reta equivale ao diâmetro da base do cone; este caminho é impossível, pois não existe espaço ente a base do cone e o piso de granito. Ou a formiga anda somente pelo piso, ou somente pelo cone, ou uma parte pelo piso e uma parte pelo plano.
Em uma coisa você tem absoluta razão: a menor distância entre dois pontos, no plano, é uma linha reta. E nisto reside a beleza do problema, tão brilhantemente provado pela formiga do PR2.
As alternativas estão certas.
Vamos aguardar outros colegas do fórum opinarem.
Carlos
Mil desculpas!!! Você está coberto de razão!
Lendo as suas mensagens eu não atentei para as suas ponderações. Hoje, relendo com mais calma, percebi o meu erro:
Ao fazer as contas descobri que o caminho mínimo era √2.raio. Só que era o raio do setor circular que gera o cone (R = 6) e não o raio da base do cone r = 3
Isto porque R = geratriz do cone ---> g² = 3² + (3.√3)² --> g = 6 ----> R = 6
Assim, vou editar as alternativas D e E (em vermelho)
Mil desculpas!!! Você está coberto de razão!
Lendo as suas mensagens eu não atentei para as suas ponderações. Hoje, relendo com mais calma, percebi o meu erro:
Ao fazer as contas descobri que o caminho mínimo era √2.raio. Só que era o raio do setor circular que gera o cone (R = 6) e não o raio da base do cone r = 3
Isto porque R = geratriz do cone ---> g² = 3² + (3.√3)² --> g = 6 ----> R = 6
Assim, vou editar as alternativas D e E (em vermelho)
Eu também considero a resposta do Carlos Adir correta ao nível do Ensino Médio.
Não obstante minha formiginha, calculando a integral de linha sobre uma parábola, achou um caminho de aproximadamente 8,28 m, pouca coisa mais curto, portanto, que 6*raiz(2) m. Infelizmente a resposta dela não tem uma apresentação elegante como as alternativas e inclui arcsenh(V3).
Minha formiguinha é muito burra. Primeiro ela calculou conforme feito pelo Carlos Adir. Depois cortou o cone por um plano a 30º com a base e achou que dava uma parábola. Agora ela já acha que é um semi-elipse. Amanhã ela voltará para a prancheta -- até aprender.
(EDITADO)
Minha formiguinha é muito burra. Primeiro ela calculou conforme feito pelo Carlos Adir. Depois cortou o cone por um plano a 30º com a base e achou que dava uma parábola. Agora ela já acha que é um semi-elipse. Amanhã ela voltará para a prancheta -- até aprender.
(EDITADO)
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos