PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Força centripeta

3 participantes

Ir para baixo

Força centripeta Empty Força centripeta

Mensagem por kill* Sex 29 maio 2015, 20:57

definição de força centrípeta :" Força centrípeta é a força resultante que puxa o corpo para o centro da trajetória em um movimento curvilíneo ou circular. "

- um satélite em orbita tem como centrípeta a gravidade
-um objeto preso a um fio e realizando movimento circular tem como centrípeta a tração

agora , e um carro fazendo uma curva? meu professor me disse que, neste caso, a centrípeta seria o atrito, porém , pela definição de atrito, este não deveria ir contra o movimento? digo, a velocidade deve ter sentido oposto ao atrito , porém , pela definição, a força centrípeta deve ser perpendicular a velocidade . Onde está o erro? 👅
kill*
kill*
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 04/04/2015
Idade : 27
Localização : Curitiba - Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Força centripeta Empty Re: Força centripeta

Mensagem por epbsb Sex 29 maio 2015, 22:05

Como você é capaz de andar?

Pense no movimento dos pés e nas forças que agem.... Obs: A normal é sempre perpendicular ao plano.

...

Agora pense em tentar andar sobre o gelo...


Fica mais difícil nê?


Imagine se não tivesse força de atrito, você não conseguiria sair do lugar.

Ao empurrar o chão para trás uma força de atrito surge contra o movimento do seu pé de ir para trás, o que move o seu corpo para frente, você só anda para frente graças à força de atrito.

Um carro fazendo curva, a tendência é de ocorrer o que? De novo tente pensar em um carro fazendo a curva numa estrada. 

... E agora em uma pista de gelo.


Percebeu a diferença?

A tendência do movimento é uma linha reta, porém ao girar o volante você cria uma força de atrito contra a tendência de continuar em uma linha reta.

Agora em relação a questão da velocidade, você não está errado. 

Porém a força de atrito novamente ajuda ao carro se mover da mesma maneira que você anda. As rodas movem para trás, uma força de atrito contrária ao movimento surge empurrando as rodas para frente, e consequentemente o carro. 

NOTE: A força de atrito é sim sempre contrária ao movimento, mas não ao "movimento resultante", têm que se analisar o local onde ela atua, e evitar pegadinhas como essa.

Novamente ao problema do carro, ao decompormos as forças teremos a força de atrito no mesmo eixo de v, e uma perpendicular a v.

Uma é a responsável por aceleração centrípeta, a outra pela tangencial ou por manter o carro com o módulo de v constante.
epbsb
epbsb
Iniciante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 30/10/2011
Idade : 28
Localização : Brasil, MG-BH

Ir para o topo Ir para baixo

Força centripeta Empty Re: Força centripeta

Mensagem por Euclides Sex 29 maio 2015, 22:15

Kill* escreveu:agora , e um carro fazendo uma curva? meu professor me disse que, neste caso, a centrípeta seria o atrito, porém , pela definição de atrito, este não deveria ir contra o movimento? 

O carro tende a derrapar para fora da pista, a força de atrito, radial e para dentro, impede a derrapagem alterando a direção da velocidade, como centrípeta.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Força centripeta Empty Re: Força centripeta

Mensagem por kill* Sex 29 maio 2015, 22:40

Euclides escreveu:
Kill* escreveu:agora , e um carro fazendo uma curva? meu professor me disse que, neste caso, a centrípeta seria o atrito, porém , pela definição de atrito, este não deveria ir contra o movimento? 

O carro tende a derrapar para fora da pista, a força de atrito, radial e para dentro, impede a derrapagem alterando a direção da velocidade, como centrípeta.

Tudo bem, acho que entendi  Very Happy
porém, e um corpo percorrendo uma rampa com ângulo de 90º ? mesmo sem o atrito há a centrípeta, que é a própria normal. A questão é , a normal é reação de uma força de compressão, logo se há normal é porque há compressão , como o corpo realiza tal compressão só tendo este velocidade ?
kill*
kill*
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 04/04/2015
Idade : 27
Localização : Curitiba - Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Força centripeta Empty Re: Força centripeta

Mensagem por Euclides Sáb 30 maio 2015, 00:19

kill* escreveu:Tudo bem, acho que entendi  Força centripeta Icon_biggrin 
porém, e um corpo percorrendo uma rampa com ângulo de 90º ? mesmo sem o atrito há a centrípeta, que é a própria normal. A questão é , a normal é reação de uma força de compressão, logo se há normal é porque há compressão , como o corpo realiza tal compressão só tendo este velocidade ?

A Normal não é a centrípeta. A centrípeta é uma resultante.

Força centripeta Determinacao%20da%20forca%20centripeta%20sobre%20o%20carro

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Força centripeta Empty Re: Força centripeta

Mensagem por kill* Sáb 30 maio 2015, 00:33

Porém e quando o ângulo tende a 90º? a normal não acaba se tornando a própria centrípeta ?
kill*
kill*
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 04/04/2015
Idade : 27
Localização : Curitiba - Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Força centripeta Empty Re: Força centripeta

Mensagem por Euclides Sáb 30 maio 2015, 00:52

kill* escreveu:Porém e quando o ângulo tende a 90º? a normal não acaba se tornando a própria centrípeta ?
kil*l,antes escreveu:porém, e um corpo percorrendo uma rampa com ângulo de 90º ? mesmo sem o atrito há a centrípeta, que é a própria normal

vamos concordar que isso seria um caso extremo ? E no globo da morte, outro caso extremo?

Vamos concordar que uma rampa de 90° não é uma "rampa", mas uma parede?

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Força centripeta Empty Re: Força centripeta

Mensagem por kill* Sáb 30 maio 2015, 01:08

Acho que entendi, obrigado Euclides  Very Happy
kill*
kill*
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 04/04/2015
Idade : 27
Localização : Curitiba - Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Força centripeta Empty Re: Força centripeta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos